O Dia Global por Darfur foi organizado por um grupo de organizações de direitos humanos incluindo a Anistia Internacional para marcar o quarto aniversário do início do conflito que já provocou 200 mil mortes e cerca de dois milhões de desabrigados. Milhares de pessoas marcharam em 35 capitais do mundo (inclusive em San Francisco) com o intuito de denunciar a apatia da comunidade internacional e demandar a intervenção de forças internacionais para resolver o conflito na região. Celebridades como Hugh Grant, George Clooney, Mick Jagger, Thandie Newton (na foto) e Matt Damon também participaram do evento. Alguns deles posaram para fotos segurando uma ampulheta com um líquido vermelho simbolizando o sangue já derramado em Darfur. O tema do protesto foi “Acabou o tempo... Proteja Darfur.” Segundo a BBC, outras 10 mil ampulhetas foram carregadas pelas ruas durante o protesto.
O sítio Globe for Darfur oferece sugestões básicas para as pessoas interessadas em mostrar o seu apoio às vítimas desse conflito. Globe for Darfur funciona como uma plataforma para denunciar os crimes que estão acontecendo em Darfur e para estimular o envolvimento da comunidade internacional. O sítio é em inglês com a opção para outros idiomas, inclusive o português. Entre outras coisas, você pode adicionar a sua assinatura a uma petição a ser enviada para o Secretário Geral das Nações Unidas. A petição demanda que a comunidade internacional pressione todos os lados envolvidos no conflito a negociarem uma trégua. Faça como o George Clooney e eu. Adicione a sua foto com a boininha azul para mostrar o seu apoio.
Outra petição importante diz respeito a violência sexual sofrida por mulheres e meninas. Veja abaixo um trecho da petição:
Façam Soar o Alarme contra a Violação e Violência Sexual em Darfur
O uso sistemático da violação como arma de guerra em mulheres e meninas – incluindo meninas tão jovens quanto os 8 anos de idade – é generalizado e sucede no dia a dia. Este é um crime contra a humanidade. Em diversas áreas, foram mandadas retirar patrulhas concebidas para garantir a segurança das mulheres.
Para melhorar imediatamente esta terrível situação os líderes mundiais devem:
Certificar-se que as forças de paz em Darfur Protegem as mulheres contra a violação garantindo uma maior presença de pessoal feminino no local, e executando patrulhas diárias em todos os campo civis.
Oferecer o apoio e a ajuda que as forças de paz africanas que se encontram em Darfur necessitam para poderem proteger melhor os civis.
Enviar uma força da ONU a Darfur para que as mulheres tenham uma melhor protecção contra a violação e a violência sexual e para que sejam investigados os casos reportados de abuso.
Fazer com que o Governo do Sudão desarme a milícia Janjawid que tem sido responsável por um vasto número de ataques em Darfur e no Chad Oriental.
Fazer com que o Governo do Sudão permita o acesso das associações de ajuda humanitária às vitimas de violação e violência sexual em todo o Darfur.
Certificar-se que o Governo do Sudão irá trazer perante a justiça os que forem acusados de violação e ataques de carácter sexual em Darfur.
Fotos: Globe for Darfur e Google Images