Saturday, March 03, 2007


Lua

Minh’alma é como a tua

Se faz triste ou contente

De acordo com a lua

Quando a lua está cheia

Minh’alma está nua

Entre nós

Estão as ruas

Cheias de luas artificiais.

Embora eu já conheça o meu marido há quase vinte anos eu ainda entro em pânico toda vez que ele está para voltar de uma viagem longa. Sempre fico ansiosa, tentando colocar tudo no lugar e terminar de fazer as coisas que estão na minha lista de coisas por fazer. É claro que acabo nunca atingindo o meu objetivo, mas ainda assim não paro de tentar.

Ele viaja muito e portanto passamos boa parte do tempo longe um do outro. Sou uma pessoa muito independente e tenho necessidade de passar um tempo comigo mesma, ainda mais agora que sou mãe. Quando menina, eu passava horas brincando sozinha embaixo da mesa do cozinha ou em algum canto da casa mergulhada num livro. Adoro caminhar, ir à livrarias e até mesmo ir ao cinema sozinha. A distância e as interrupções no nosso cotidiano também me ajudam a valorizar o meu parceiro e o meu relacionamento. Há um provérbio em inglês que diz o seguinte: the distance makes the heart grow fonder, ou seja, a distância faz o coração crescer mais afeiçoado. Na sua absência eu me esqueço das coisas bobas que ele faz que me irritam no dia a dia. A saudade restaura aquela aura de bondade, promessa e beleza que brota no início de cada romance. O bom de estar numa relação onde existe o respeito mútuo e na qual os parceiros tentam manter a sua individualidade intacta é que o espaço de cada um não é visto como uma ameaça, uma reinvindicação a ser negociada. É nesse espaço que “escolhemos” um ao outro a cada re-encontro. Em princípio, assim um pouco sem jeito, como um animal que tem que cheirar o outro para reconhecê-lo. Mas é de volta ao começo que me dou conta que nunca saí dali.

Muitos assuntos diferentes atraíram a minha atenção nessa última semana, mas não consegui sentar para organizar nada de maneira coerente.

Mas hoje chegou a hora. Quando passo muito tempo sem escrever fico de mal humor. Escrever para mim é uma forma de digerir o que penso e o que sinto. Minha mente é sempre muito ocupada e sem não dou vazão a tanta idéia fico assim congestionada, constipada.

Pois é, nem mesmo o azul puríssimo do dia de hoje ajudou a minha melancolia. Foi um daqueles dias no qual eu me sinto como que de olhos vendados no escuro tentando encontrar uma peça de um quebra-cabeça que não parece se encaixar. As outras peças parecem fluir harmoniosamente, mas ainda não encontrei uma maneira de enquadrar o meu lado professional em meio a tudo isso. Minha vida parece estar em constante transição: de um lugar para outro, de uma cultura para outra, de uma língua para outra.

Mas mesmo com tanta incerteza a minha relação com o meu companheiro tem sido a minha estrela guia, minha terra firme.

Nessa noite de lua cheia foi ele que conseguiu puxar o fio da meada e desemaranhar a minha tristeza.

Foto: Lua nascente em Alameda de minha autoria.

15 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,
Agora sim fiz meu post, mas como não sou muito boa no assunto de meio ambiente, ainda mais aqui neste pais de consumismo ficou muito a desejar. Se tivesse que ter nota com certeza seria nota 1.
Sabe nos primeiros anos de vida com Leif, ele estava sempre viajando, por um lado foi bom pois fui obrigada a me virar sozinha e aprender rapido a lingua.
Notava o quando sentiamos falta um do outro e como voce escreveu, aquelas besteirinhas que nos irritavam não faziam nenhum significado quando estavamos juntos de novo.
Bom ,a tres anos ele quase nunca viaja e muitas vezes vivemos em pé de guerra. Nós dois temos muita necessidade de ficarmos sós, ele por ser filho unico, eu por ter tido 11 irmãos e precisar de espaco. Por sorte trabalhamos em horaríos quase sempre diferentes e normalmente pela manhã tenho a casa somente para mim, quando a Lotta esta na escola é claro.

5:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina, super bacana esse post. Eu entendo o que você diz sobre ficar sozinha de vez em quando. Às vezes eu digo pro meu marido (que não precisa viajar a trabalho, infelizmente, he he he) que às vezes eu preciso de algum tempo, uma ou duas horas que sejam, em que ninguém exija nada de mim, que ninguém queira sequer a minha companhia! Ele não entende, mas eu preciso de alguns momentos de vez em quando para ficar sozinha e pensar apenas em mim mesma. Isso está cada vez mais raro hoje em dia.

9:03 AM  
Blogger Ana said...

Oi Regina. Entendo você também, aqui em casa quem viaja sou eu. Eu gosto dos meus momentos sozinha, mas quarto de hotel às vezes é dificil também, e quando viajo a melhor coisa é quando meu marido me escreve ainda antes de eu chegar no destino para dizer que está comigo. Beijocas.

6:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,

Eu também preciso ficar sózinha. Em 2005 eu fui p/ a Inglaterra e passei 2 meses sózinha. Ainda bem que o Bill entendeu. No primeiro mês eu nem senti muita saudade mas o 2o foi difícil. O ano passado, como vc sabe, foi barra pesada para todos aqui em casa. Mas, mesmo distantes, nós sabíamos que tínhamos um ao outro. É uma certeza comfortante e muito necessário para uma pessoa inquieta como eu. Eu, aliás, ando precisando dar um tempinho p/ mim, mas não consigo.

Quanto ao lado profissional, pôxa, eu te entendo muito bem. E não é fácil, com as crianças e o marido viajando às vezes. Você não poderia, nesse período, fazer algumas oficinas/cursos na UC Berkeley? Já pensou em fazer creative writing, Regina? Vc é super talentosa e aposto que adoraria. E as traduções, como estão?
Bjs,
Cris

3:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Voltei para dizer que aqui do hemisfério sul, tivemos um eclipse lunar muito belo ontem, durou +- 1/2 hora. Pena que o Bill não conseguiu fotografar. Mas hoje ele tirou fotos de algumas constelações e quando der, eu publico lá no blog. Já te falei sobre esse lado dele? Eu adoro!
bjs

5:41 PM  
Blogger Regina said...

Elizabeth,

Obrigada por participar do meme. Amanha eu apareco para comentar.

Eu entendo bem esse negocio de ficar em pe de guerra com as pessoas que amamos. Eu tb fico mais irritada se nao tenho tempo sozinha.

Bjs.

Regina

2:28 AM  
Blogger Regina said...

Leila,

E' realmente super dificil tirar um tempo para ficarmos sozinhas, especialmente quando temos filhos.

Quando o Kai esta em casa a noite eu geralmente saio para ir a uma livraria para "esvaziar" a minha cabeca. Faz um bem danado.

Bjs.

Regina

2:29 AM  
Blogger Regina said...

Ana Lucia,

Que romantico! O Kai tb reclama de ficar de hotel em hotel, mas eu ate que gostaria um pouco de trocar de lugar com ele por. Essa rotina me cansa.

Beijocas,

Regina

2:31 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Que legal que voce pode ir para a Inglaterra por dois meses. O maximo que eu ja passei longe das criancas foi uma noite. Agora que estao maiores fazemos trocas com outros pais para "sleepover". So assim eu e o Kai podemos dar uma esticada. Fica dificil porque as avos tb moram longe.

E' bonito ver como voce e o Bill sao tao comprometidos e como a relacao de voces sobreviveu tantas provacoes. It is inspiring.

Quanto a profissao, eu bem que gostaria de fazer uma aula de Poetry Writing na UC Berkeley. Mas no momento necessito fazer algo que va me garantir algum trabalho. Vou fazer um teste que se chama CBEST para poder trabalhar como professora substituta e talvez vou aplicar para um programa para uma "credential" para lecionar. Eu gosto muito de trabalhar como tradutora e interprete, mas infelizmente nao ha muita demanda para o portuges. Quanto as minhas outras linguas, eu nao me sinto confortavel para utilizar-las na corte, por exemplo.

Enfim, c'est la vie!

PS: Ja li o seu blog, mas ainda nao tive tempo de comentar. Happy Aniversary! Amanha eu apareco.

Beijos,

Regina

2:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina querida,
É muito difícil ficar longe das crianças porque vc sabe o quanto elas dependem de vc. Quando eu fui p/ a Inglaterra, as duas já estavam mais independentes e o Bill foi generoso o suficiente p/ ficar e cuidar delas. Aliás, ele também foi sábio e viu que eu estava um pouco em crise e que precisava daquele tempo. Eu juntei o útil ao agradável e fui como professora visitante p/ uma universidade. Foi excelente para mim.

Eu vou estar torcendo muito para você!! Eu comecei como professora substituta aqui. Sei que a competição por aí é super acirrada mas tenho certeza que você pode conseguir. Uma colega minha começou de pouquinho em pouquinho na UCLA. Ela me contou que no começo dava aula de inglês para imigrantes (o inglês dela não é tão bom quanto o teu) e que, aos poucos, foi fazendo amizade com o pessoal do departamento. No meio tempo, ela fez o PhD em cinema e logo estava substituindo um professor aqui, outro ali. Os alunos gostaram tanto das aulas dela, que a UCLA fez um convite formal p/ ela dar aulas lá. Ela ficou lá durante 4 anos e depois voltou p/ cá, onde é coordenadora do mestrado de comunicação. Ela tem 'carte blanche' c/ a UCLA e freqüentemente retorna para dar cursos de verão de cinema brasileiro. Ela me deu a maior força quando soube que eu iria p/ a Califórnia.

Enfim, quis te contar isso p/ te motivar e te dar forças. Porque sei que você é super competente e consegue e eu, aqui do meu canto, estarei torcendo por vc. Je pense à toi.
Bisou cherie,
Cris

6:49 AM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Que gracinha... eu tava assim, Regina, mas ted já voltou de novo, daqui a quinze dias estarei, novamente, ansiosa pra recebê-lo :-)

9:21 AM  
Blogger Regina said...

Denise,

Pois e, e o meu se vai para a Europa de novo no final do mes. Ficara fora por uns 30 dias! Vivemos numa sucessao de aeroportos e fusos horarios.

Bjs.

Regina

1:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

a-ha! linda a Lua, lindo o poema, lindas as suas confissões, Regina!

Bjs.

5:32 AM  
Blogger Regina said...

Anita,

Que gracinha de comentario! Vou te fazer uma visita logo. Estou com saudades.

Bjs.

Regina

2:44 AM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:08 PM  

Post a Comment

<< Home