Friday, August 11, 2006

Salif Keita & Cesaria Evora - Yomore.

Salif Keita & Cesaria Evora - Yomore.

A primeira vez que eu ouvi Salif Keita foi 1989. Eu nunca tinha ouvido nada parecido com a voz dele, uma voz cristalina mas ao mesmo tempo quase de outro mundo. Ontem eu tive a oportunidade de vê-lo num clube de jazz perto de casa. Faziam parte da banda oito músicos tocando instrumentos tradicionais africanos e instrumentos elétricos, duas cantoras/dançarinas e Salif. O clube estava lotado e a platéia eletrizada.

Salif Keita nasceu no Mali e é descendente direto de Soundjata Keita, o rei guerreiro que fundou o império do Mali em 1240, estabelecendo a dinastia mandinga que ia além das fronteiras atuais. A vida de Salif sempre foi cheia de contradições: filho de pais negros, ele nasceu branco, albino. Como na sua cultura ser albino é associado com má sorte, ele foi rejeitado pelo próprio pai. Ser músico é estritamente proibido para os nobres da dinastia mandinga. Portanto, ele teve de enfrentar a hostilidade e o preconceito de seu povo mais uma vez quando decidiu ser músico professional.

As influências presentes em sua música vem de outros países africanos, assim como de Cuba, da Espanha e de Portugal. As letras das músicas são inspiradas nas lendas sobre o rei Soundjata Keita, sobre a história do Mali e sobre temas antigos refletidos na sociedade atual. “Soro,” lançado em 1987, é o meu CD favorido de Salif Keita.

Site oficial de Salif Keita - http://salifkeita.artistes.universalmusic.fr/ (em francês e inglês)

Para os interessados em música do mundo (world music) eu encontrei um site maravilhoso em português: http://www.musicadomundo.com.br. Enjoy!

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,

Eu adoro a voz e música da Cesarea Evora. Ela veio p/ a Mountain Winery em 2001 e eu fui ao concerto. Foi excelente e foi onde eu conheci a música da Bebel Gilberto.
Eu não conhecia o Salif Keita mas gostei muito. Sempre que posso compro coletâneas de world music. A última foi de cantoras da África que eu amei e escuto todo dia aqui. Não entendo o que a maioria delas cantam, mas não me importo porque a voz toca a alma.
O show deve ter sido maravilhoso.
Bjs,
cris.

1:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Grande dica Regina. Valeu!

3:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Lembrei de mais uma cantora do Cabo Verde que gosto, a Maria de Barros. Ela é bem mais nova que a Cesarea Evora. Conhece? Ah, e no meu favorito CD aqui, tem a Angélique Kidjo (África do Sul) que tem uma voz deliciosa... :-)
As músicas são super inspiradoras!!
Bjs,
Cris

12:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Só ouvi Salif Keita na música do Chico Cesar "quando ouvi Salif Keita, dancei"...mas vou escutar agora o seu vídeo, a história dele que você postou é impressionante...bom findi e feliz dia dos pais!!!

4:24 PM  
Blogger Regina said...

Cris,

Eu tb ja' vi a Cesaria Evora ao vivo. Ela e' otima. Eu gosto muito de musica africana, principalmente do Mali e do Senegal. Tambem gosto de Angelique Kidjo. Mas, que eu saiba, ela e' do Benin e nao da Africa do Sul.

Bjs.

Regina

2:48 AM  
Blogger Regina said...

Oi Luizao,

Obrigada pela visita. Assim que puder vou retribui-la. Ja' dei uma olhada no seu blog e vi que tem a ver com Ouro Preto. Minha mae e' de Minas e eu acho Ouro Preto belissima. Voltarei com mais calma.

Bjs.

Regina

2:50 AM  
Blogger Regina said...

Roseanne,

A historia dele e' realmente fascinante e a voz dele maravilhosa. Ele tem muitos CDs. Eu prefiro os mais antigos, se bem que os atuais sao otimos para dancar.

Bjs.

Regina

2:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

Sorry! Gosto da Angélique Kidjo também mas estava pensando na Sibongile Khumalo, esta sim da África do Sul. O meu interesse pela música e literatura africana é cada vez maior mas o meu conhecimento é MUITO pouco, hehe!! De forma que, os nomes e, às vezes, os países se embaralham também. Mas há mais de três anos compro um CD aqui, um livro lá. Muito chão para percorrer ainda, né? :-)
Bjs e tudo de bom para vcs,
Cris

12:31 PM  
Blogger Lili said...

Amei!!! Vou procurar algo dele, com certeza!!! Bjs

8:32 PM  

Post a Comment

<< Home