Friday, January 01, 2010


Feliz Ano Novo !

Durante essa época de ano novo muita gente decide fazer uma lista de “resoluções.” Eu sou mais modesta e prefiro pensar em termos de intenções. Faz tanto tempo que não escrevo nada por aqui que estou até meio que sem jeito. Mas uma das minhas “intenções” para esse ano é voltar a escrever mais em português.

O ano começou com uma lua enigmática: the blue moon. A lua azul, que na verdade parece como qualquer outra lua cheia, acontece a cada dezoito anos e é quando ocorre da lua cheia aparecer no céu duas vezes no mesmo mês. A próxima acontecerá em 2028. É claro, o fato da blue moon ter acontecido na noite do reveillon tornou o evento ainda mais especial.

O céu estava todo encoberto e achei que não seria possível ver a lua. Mas por volta das dez da noite quando eu estava chegando na festa da minha amiga, eis que avisto a lua brincando de esconde esconde nas nuvens. Foi uma visão quase mística, coisa de filme. Muitas das árvores estão com seus galhos nus por causa do inverno, o que tornou a paisagem ainda mais bonita.

Quando sai da festa por volta da uma da manhã o céu estava praticamente claro. Mas havia algo que eu nunca havia visto: um círculo fino e enorme de névoa rodeando a lua. Espetacular! O efeito durou menos que uma hora e depois as nuvens regressaram.

Hoje fui levar minha filha para fazer compras. As lojas estavam todas abertas! Achei estranho as lojas estarem abertas no primeiro dia do ano. É como se fazer compras fosse tão importante assim que não se pode esperar. É o consumismo repondo as tradições e os rituais.

Há muitas supertições no ano novo. Eu acho divertido e participo de algumas. Ontem na festa nós comemos doze uvas em doze segundos à meia-noite. Essa é uma tradição que vem da Espanha. É claro que eu me lembrei da calcinha nova branca e de começar o ano com o pé direito. Just in case! (Risos...)

Eu já sabia da tradição de comer lentilhas no dia primeiro para atrair dinheiro, mas descobri a tradição de comer “hopping John” recentemente. “Hopping John” é uma comida típica do sul dos Estados Unidos. Decidi experimentar a receita para trazer sorte para o ano novo. Trata-se de feijào fradinho cozido com alho, cebola, salpicão e tomates. Para acompanhar eu fiz arroz integral e couve. Ficou uma delícia. Na verdade, ficou tão bom que eu decidi compartilhar com a professora de arte das crianças. Foi com ela que descobri “hopping John.” É uma comida muito popular entre os afro-americanos do sul. Ela foi criada no Harlém, em Nova York, mas a família dela vem do sul. Achei interessante também a semelhança com a nosso costume de comer arroz com feijào e couve. Acho que é a influência da diáspora africana.

Outra coisa que gosto de fazer no primeiro de ano é caminhar à beira mar para sentir o cheiro de maresia e para jogar rosas brancas no mar e pedir a proteção dos deuses e deusas, do universo ou do mar que quem sabe ouve as minhas palavras soltas ao vento. Just in case. No creo en santos, pero que los hay, los hay...


Feliz Ano Novo!



0 Comments:

Post a Comment

<< Home