Tuesday, April 10, 2007



Walking in clouds

Adoro Youtube. Hoje encontrei essa pérola: o meu marido arrasando no contrabaixo na época em que nos conhecemos.

Nós nos conhecemos num clube de jazz, no dia mais longo no hemisfério norte, quando o sol não põe até lá pelas nove da noite. Ele estava numa turnê pelos Estados Unidos e Canadá e eu trabalhando de garçonete, enquanto estudava de dia. O grupo, John Mc Laughlin Trio, tocou no Yoshi’s por cinco noites. Pensando bem, se não fosse por estarmos no mesmo lugar ao mesmo tempo durante esses cinco dias jamais teríamos nos conhecido. Uma janela de oportunidade se abriu o suficiente para que um pouco de magia tocasse o meu coração amedrontado.

No final da primeira noite, ele veio com uma desculpa esfarrapada dizendo que havia perdido um livro e quem sabe eu o teria encontrado. Notei um sotaque e perguntei de onde ele vinha. Ele respondeu com um sotaque leve, mas definitivamente alemão, West Germany. Eu tinha imaginado qualquer país, menos Alemanha Ocidental. Sim, nós nos conhecemos em 1989, uns meses antes da queda do muro de Berlim quando a Alemanha ainda era dividida em duas. Além do mais, aquele homem na minha frente não correspondia em nada ao esteriótipo que temos de alemães no Brasil, ou seja, ele não era loiro de olhos azuis.

Durante dois anos e meio fizemos “ponte aérea.” entre a Califórnia e Frankfurt. Gastamos os tubos com passagens e com longas conversas (também umas poucas brigas) por telefone. Essas são algumas das loucuras da minha juventude das quais não me arrependo. Nossas vidas ainda é uma sucessão de aeroportos e adeuses. Mas tem sempre a volta.

É incrível como o começo de um romance fica gravado na memória. Eu ainda me lembro de todos os detalhes como se seu corpo fosse uma paisagem, um mapa a ser estudado: as sardas no nariz, coisa do lado alemão; uma pinta exatamente no meio do pulso direito; outra no ombro esquerdo; o relógio de pulso com a pulseira azul marinho e no mostrador, as fases da lua; a ponta dos dedos arredondatas de tanto tocar o instrumento; o braço bronzeado com pelos suaves, aloirados, ligeiramente tocando o meu no banco detrás do carro a caminho do aeroporto; uma minúscula cicatriz de infância no canto da boca e um sorriso largo que iluminava a sala.

Era verão e eu me senti plena como um girassol. Durante aqueles cinco dias eu vivi em estado de graça. As if I was walking on clouds. And indeed I was.

Na época escrevi:


Your presence

Crosses my thoughts

In subtle ways

When I am not alert

When I least expect it

And it leaves me with

This grin on my face

Agosto, 1989

Tua presença

Atravessa meus pensamentos

De maneira sútil

Quando eu não estou alerta

Quando eu menos espero

E me me deixa

Com esse sorriso no rosto

14 Comments:

Blogger Andréa said...

Ai que demais!!! Tambem conheci meu marido num clube de Jazz, Regina. Ainda vamos trocar muitas figurinhas. Entendo exatamente esse lance todo. Lindo post, lindo poema e que som!!!!!!!!!

7:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

Que grande viagem esse video te proporcionou, hein querida? Teu marido é um grande musico - desejo uma longa vida pro amor de voces!
Beijos

6:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Essas desculpas esfarrapadas são ótimas, não? Viu só no que deu? Que história linda que vocês têm, Regina. Não dá para esquecer desses momentos preciosos.

beijos,

Cris.

3:05 PM  
Blogger Unknown said...

opa! que declaração bonita!

3:09 PM  
Blogger Zeca said...

Que lindo Regina! A vida é uma maravilha, não é mesmo? Seu marido toca muito e a história de vocês é muito bacana.

Valeu por sua visita lá na Terra de Goethe. Já salvei seu blog na minha lista de favoritos. Pode deixar que apareço!

Zeca

12:06 PM  
Blogger Andréa said...

Voltei pra ver teu marido tocar e mostrar esse solo fantástico pro meu! Wow, Regina. Estamos bestas. Já sou fã também (meu marido já era fã).

11:31 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

Temos muito em comum! Estou doida para ouvir a sua estoria. Quando ele estiver tocando em New York eu te aviso.

Bjs.

Regina

2:22 AM  
Blogger Regina said...

Beth,

Obrigada pelo carinho! Eu sempre me lembro tambem da sua estoria de amor.

Bjs.

Regina

2:22 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Realmente, essa desculpa ainda esta rendendo, he,he,he

Bj

Regina

2:23 AM  
Blogger Regina said...

Anita,

Obrigada!

Bj.

Regina

2:23 AM  
Blogger Regina said...

Zeca,

Obrigada pela visita! Espero que vc volte mais vezes.

Bjs.

Regina

2:24 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

O seu marido toca com alguma banda? Ele tb esta no myspace?

Bjs.

Regina

2:24 AM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

7:16 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:22 PM  

Post a Comment

<< Home