Sunday, January 25, 2009


Parabéns, Paulicéia Desvairada!

Hoje é o aniversário da minha cidade: São Paulo completa 455 anos! Eu quase havia me esquecido senão fosse por um lembrete de uma amiga do Facebook. Quando se muda de país os feriados também mudam e acabamos por esquecer alguns deles.

Há tanto tempo que não escrevo nada por aqui. Tenho muito que escrever sobre a eleição do Obama, sobre a proposição 8 aqui que invalidou o casamento entre gays e lésbicas, sobre o meu Natal celebrado à maneira mexicana, as minhas impressões sobre Los Angeles e a Disneylândia e sobre a posse do Obama.

Ainda escreverei sobre tudo isso, mas hoje eu quero falar da minha cidade que é a minha cidade maravilhosa e que só é mesmo bonita em cartão postal. Eu nasci no Hospital Cruzada Pró-Infância, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, perto da Praça da Sé, o marco zero de São Paulo. Eu passei a primeira metade da minha vida lá e embora já esteja morando fora há 23 anos ainda conheço certas áreas da cidade como a palma da minha mão.

Sempre que posso ainda visito o Horto Florestal na zona norte, onde eu morava quando era criança. Meus filhos também gostam de caminhar pelas trilhas onde eu caminhava quando era menina. Da última vez que fomos lá vimos um grupo de capivaras pastando gentilmente em total abandono, alheias ao barulho do trânsito.

Conheço muito bem também o Parque do Ibirabuera, onde consegui o meu trabalho de período integral com a prefeitura. Eu era tão nova – tinha apenas 15 anos na época – que na hora do almoço eu ia me balançar no parque do outro lado do lago. Foi também no Ibirapuera que presenciei shows inesquecíveis de MPB. Os shows eram gratuitos e atraiam toda a galera bicho-grilo como eu. Semprei adorei isso sobre a minha cidade: a variedade de shows e muitos deles gratuitos.

Todo mês de dezembro havia uma campanha para a popularização do teatro e os ingressos eram vendidos com bastante desconto nessa época. Foi assim que consegui aprender muito sobre teatro e ver peças incríveis como Doce Deleite com Marília Pera e Marco Nanini.

Ainda gosto do Bixiga, da Vila Madalena, das estações de metrô com exibições de obras de arte ao invés de billboards anunciando coisas que ninguém precisa como os que eu vejo aqui. Adoro o MASP e a vista linda da cidade, o Trianon, os museus no Ibirapuera. Além do Pavilhão Japonês e do Museu de Arte Moderna, na última vez que estive em São Paulo, em julho do ano passado, visitei pela primeira vez o museu Afro-brasileiro. Incrível. O Museu da Língua Portuguesa, o primeiro do mundo, também me deixou babando.

Adoro as livrarias, os sebos e a curiosidade dos paulistanos. Na minha última visita eu reparei que agora há bibliotecas intinerantes em certas estações do metrô. Que idéia genial! Existem até máquinas onde se pode comprar um livro por $5 reais. Os livros podem não ser exatamente da mais alta qualidade, mas ainda assim, é melhor que junk food.

Mas o que eu realmente adoro é andar pelas ruas da cidade de madrugada, especialmente na Avenida Paulista. Eu adoro quando a cidade está mais tranquila, mais quieta, embora ainda haja comércio aberto. Eu adoro o ritmo 24 horas da cidade que nunca dorme, apenas cochila. Adoro ver as bancas de jornais, as barraquinhas vendendo frutas no meio da noite. No final da Avenida Paulista eu atravesso a Rua da Consolação, onde na esquina se encontra o Cine Belas Artes. Esse e o cineclube do Bixiga eram os meus favoritos para ver filmes europeus e filmes de arte. A Avenida Paulista desemboca na Avenida Dr. Arnaldo com o mercado de flores que nunca fecha e sua explosão de cores em frente ao cemitério com seus anjos de mármore à espera de alguns que estão do outro lado da rua no Hospital das Clínicas.

Tenho lembranças incríveis da minha cidade, muitas ótimas, outras desagradáveis. Uma amiga minha do Recife um dia me disse que em São Paulo não se pode ver o horizonte. Eu nunca tinha reparado nisso. Mas por isso mesmo é uma cidade onde se pode expandir as possibilidades, os sonhos. É uma cidade onde se pode comprar um bouquet de flores às três da manhã. É a minha primeira cidade, a cidade que me abriu as janelas para o mundo.

Foto minha: interior da Estação da Luz.

Ok, hoje eu serei um pouco bairrista.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Regina,

só tu mesma para fazer uma declaração tão poética a São Paulo! Adorei. Viva São Paulo. Adoro-a também.

Anita

5:50 PM  
Blogger Cris Smith said...

Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso. Esta é São Paulo, na voz de um baiano que sabe das coisas.

bisous Regina. Tu me manques.

3:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quando li o que vc escreveu, visualizei todos os lugares que vc descreveu. Apesar de estar morando num paraíso,tbm sinto saudade da São Paulo 24 horas e dos lugares que vc falou. Adoro a noite e o silêncio que vem com ela!!!
Bjos

7:21 PM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

7:40 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:43 PM  

Post a Comment

<< Home