Monday, April 16, 2007



Crise doméstica


Bom, devo começar me desculpando pela demora e agradecendo a paciência das pessoas que passaram por aqui nos últimos dias. Eu geralmente tenho o hábito de escrever à noite quando as crianças já foram dormir, o telefone não toca, o gato não precisa de comida e finalmente posso me sentar em frente ao computador sem ser interrompida. O único problema é que às vezes eu estou tão exausta que não tenho pique para terminar o que gostaria de escrever, especialmente se for sobre um assunto mais sério.

Nos últimos dias eu também passei por uma “crise doméstica.” Na quinta-feira passada ao invés de sentar para escrever como faço normalmente antes de dormir, decidi limpar a cozinha e o banheiro. Como já disse aqui antes, sempre sinto a necessidade de ajeitar o ninho antes da chegada do parceiro. Fiquei limpando e organizando o meu caos até às quatro da manhã. E passei os outros três dias absolutamente detestanto tarefas domésticas.

Na minha opinião, não existe nada mais cansativo, repetitivo, aborrecedor que o cotidiano doméstico. Todo o dia a mesma coisa: café da manhã, preparar a lancheira, levar criança na escola, trabalhar, fazer compras, buscar criança na escola, decidir o que fazer para o jantar, cozinhar, lavar roupa (que também envolve separar, dobrar e guardar). Sem falar na faxina pesada: banheiro, cozinha, passar aspirador. O marido ajuda e os filhos limpam o próprio quarto. Mas ainda assim, eu sempre penso que enquanto estou limpando o chão poderia estar escrevendo um poema ou lendo ou fazendo qualquer outra coisa mais interessante. Esse é o preço de ter uma família. Agora posso entender melhor a frustração da minha mãe quando eu era pequena. Ela ficava irritada e eu sem entender o por quê. Agora entendo. Ela também se sentia limitada pelas suas obrigações domésticas. Nós nunca tivemos empregada. Eu também não tenho nenhuma ajuda paga. Acho importante para as crianças aprenderem a cuidar do seu espaço e acho que é a responsabilidade da família de manter o seu próprio lar. Mas que é um pé isso é!

Art: Google images

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Rê querida,
Fiquei imaginando você limpando exaustivamente a casa até às 4 a.m. Que trabalho infame, né? E é diário, não espera por ninguém. Sabe que aqui eu tenho uma moça que vem 4 dias por semana e faz praticamente tudo. Nos outros 3 dias e no jantar, somos nós que nos viramos e o Bill ajuda muito. Ultimamente o 'jantar' (um lanchinho) fica por conta dele. Mas eu sou meio chata porque gosto que todos comam bem (saudável). Mas tem uma coisa legal na nossa família: somos um cross entre as famílias americanas e brasileiras, então noto uma diferença brutal entre as minhas filhas, que são bem independentes e sabem cozinhar muitas coisas e as amigas/amigos delas. O namorado da Luli no começo só ficava olhando, até que um dia eu dei o pano de prato e pedi p/ ele secar a louça! E agora ele ajuda muito mais e diz que adora ver a família toda participando nos fins de semana.

Ainda assim, é muito diferente do que a tua situação. E eu confesso que ficaria enlouquecida agora se não tivesse alguém para ajudar e fazer o almoço, lavar a roupa e fazer a limpeza geral.

Acho que piora tudo sendo virginiana, não? :-(

Adorei a ilustração, é uma "anja", não? Linda.

beijos,

Cris.

7:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina, como te entendo... Eu tenho uma faxineira duas vezes e nos outros me viro. É um saco... passar roupa então! me dá mal humor.
Cozinhar e escrever contos na cabeça é um desastre, faço mto isto :)
e qdo são eróticos então? hihihi
Esta fase da merendeira... é um saco, um dia passa.
bjs e boa disposição, querida, saúde e sorte.
Laura

10:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ai querida, concordo, trabalho doméstico é um saco. E acho q o homem tem q ajudar, mas infelizmente, pelo menos aqui no Brasil, o machismo ainda é gde e tem muito homem q acha q não deve fazer coisas da casa. Ridiculo esse tipo de pensamento!
Beijocas

10:39 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Esse lance de tarefas domesticas realmente me deprime. Agora entendo quando a minha mae falava "servico de casa e' servico que nunca acaba."

E' muito bom que as suas filhas sabem se virar bem (e que o namorado esta aprendendo tb). Na minha experiencia, criancas de classe media no Brasil crescem com a ideia que tem empregada pra tudo. Acho isso pessimo. Nesse ponto, e' melhor aqui onde a expectativa e' de que as pessoas saibam cuidar de si mesmas.

bjs.

Regina

2:15 AM  
Blogger Regina said...

Laura,

Obrigada pelo carinho! Achei engracada a imagem de voce tentando escrever contos na cabeca enquanto esta cozinhando (especialmente se sao eroticos).

Bjs.

Regina

2:17 AM  
Blogger Regina said...

Ursula,

O meu marido gracas a Deus faz de tudo. O problema e' que ele viaja muito a trabalho, entao so sobra pra mim.

Bjs.

Regina

2:18 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

7:06 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:22 PM  

Post a Comment

<< Home