Thursday, February 14, 2008

How do I love thee? Let me count the ways.

Hoje foi Valentine’s Day aqui. O Valentine’s Day não é só celebrado entre namorados. É também um dia em que se celebra a amizade. As crianças levam cartões para outras crianças na escola, às vezes com alguma balinha ou um bombom. É o dia em que mais se vende flores, especialmente rosas vermelhas que são caríssimas nesse dia. Embora muitas pessoas comprem os cartões já prontos, a tradição é fazê-los um a um à mão. Ontem houve uma festinha na escola do meu filho para a confecção dos cartões. A festa foi feita na cozinha da escola onde haviam três mesas grandes cheias de materiais de arte (cola, tesoura, papeis lindos e diferentes) onde os pais e as crianças puderam fazer os seus valentines, como são chamados os cartões de Valentine’s Day. Passamos uma hora e meia “fazendo arte” ao som de Beatles, Marvin Gaye e ouvindo poesias de Shakeaspere e Elizabeth Barrett Browning. Para os que foram pela sobremesa, como a minha filha, não faltou um biscoito e uma tangerina.

Leia mais aqui sobre a origem do Valentines Day e aqui com ainda mais detalhes (em inglês).

Beatles - All you need is love


Sunday, February 03, 2008

Irã
Hoje eu fui ver um show da cantora iraniana Mamak Khadem. O auditório estava lotado e a maioria das pessoas eram iranianas. O mesmo acontece quando artistas brasileiros se apresentam por aqui. As comunidades de imigrantes sempre apoiam os artistas de seu país de origem. A música desperta a memória e alivia a saudade.

É uma pena que tão pouco se conheça sobre o Irã, um país com uma cultura rica e antiga.


Friday, February 01, 2008


As viagens de trem

Recomendação da minha amiga Celine que trabalha no bistro da esquina. Grand Corps Malade inspirou-se na tradição da poesia slam. O slam poetry surgiu nos Estados Unidos e consiste de poemas declamados ao som de música. Em competições os poemas têm de ter a duração máxima de três minutos.

O poema é lindo. Eu o encontrei na íntegra com a tradução em português aqui. Bom final de semana.

Grand Corps Malade - Les voyages en train