Monday, May 14, 2007


Les Nubians

Acabo de chegar de uma noitada quase mágica. Fui assistir a um show das Les Nubians como presente do Dia das Mães. Fui sozinha porque o Kai tinha de ficar com as crianças. O show foi no Great American Music Hall em San Francisco. Primeiro não tinha trânsito nenhum na ponte, o que é raro. Mais raro ainda foi encontrar lugar para estacionar na frente do clube. Isso NUNCA acontece em San Francisco. Geralmente acabo dando voltas e mais voltas no quarteirão e acabo estacionando bem longe.

Sentei numa área (aqui chamam de balcony, balcão, creio) bem acima do palco ao lado de um casal que parecia bem simpático. Do meu lado sentaram outras duas mulheres jovens. Começamos a conversar antes do show. Por aqui tem geralmente um opening act, uma banda menos conhecida que faz a abertura do show antes da atração principal.

Num determinado momento eu ouvi o rapaz do lado dizendo que gostaria de convidar esse artista para ir tocar na Libéria. Como o meu sogro era da Libéria fiquei de antena ligada, mas decidi ser discreta. No entanto, eles me ouviram conversando com as outras moças, notaram o meu sotaque e perguntaram de onde eu era. Aproveitei a ocasião para perguntar se ele era da Libéria e expliquei que o meu sogro, que já é falecido, era da Libéria. Ele virou para mim e disse que conhecia um contrabaixista fenomenal (his words) que era parte liberiano e que o nome dele era Kai Eckhardt! Quando eu falei que se tratava do meu marido ele quase caiu da cadeira. Falamos sobre a guerra civil que assolou o país por dez anos e que finalmente há esperança com Ellen Johnson-Sirleaf, a primeira mulher a ser eleita para presidente no continente africano. Ele me disse que agora era uma época boa para visitar porque tem muitas coisas interessantes acontecendo por lá. Eu disse então que que estávamos muito empolgados com todas essas notícias. Ele vira pra mim e diz que a primeira mulher presidente é sua tia. Aí, quem quase caiu da cadeira fui eu. Para finalizar ele comentou que a apresentadora do clube não estava pronunciando o nome do grupo corretamente e lembrou a pronúncia adequada em francês. Descobrimos que também falávamos um pouco de francês e alemão.

O show foi incrível. Elas cantaram as minha canções prediletas e eu cantei junto feito uma doida. Os músicos que as acompanharam eram bem talentosos e as irmãs têm uma energia incrível. Elas são bem politizadas e fizeram comentários sobre a guerra, a violência, o meio ambiente. Elas falaram também sobre o corpo feminino e como as mulheres devem aceitar e apreciar as suas curvas. Elas cantam em francês (algumas canções em inglês) mas são completamente bilingues.

Um pouco de informação sobre Les Nubians. Les Nubians é o nome de um dubla “afropéia” (elas mesmas se definem assim) de R&B e hip hop. A dubla, que foi nominada para um Grammy, é composta por Hélène (nascida em 1975) e Célia Faussart (nascida em 1979). Elas nasceram em Bordeaux, região famosa pelos vinhos na França. O pai é francês e mãe dos Camarões. Quando elas tinham dez e seis anos de idade respectivamente, a família se mudou para o Chad e lá permaneceu por sete anos. Hoje elas comentaram que já presenciaram uma guerra no Chad quando eram crianças e que não desejam isso à ninguém.

Por último, gente me ajudem, que nasce em Camarões é o que? Sem piadinhas, por favor, realmente eu não sei.

Se a dubla aparecer onde voces moram não deixem de dar uma checada. Vale a pena.

Nesse sítio voces podem ouvir um pouco de várias músicas das Les Nubians.

Esse vídeo no youtube foi gravado ao vivo em Berlim. Há outros vídeos melhores no youtube, mas eu gosto dessa música e achei legal o fato de ser ao vivo.


O nome dessa música é Demain. Você pode checar a letra aqui. Aqui vai um trechinho:

Tu crois que le monde est à toi
Qu'il t'appartient
C'est ta chose, tu en disposes
Sans qu'il n'en reste rien
Avide et gourmand, tu prends
Peu importe demain.
Demain?
S'il reste un lendemain
Je le veux en paix pour les miens.

Você cre que o mundo é seu
Que ele te pertence
Que ele é uma coisa tua
Para se desfazer até que não reste mais nada
Avidamente você o toma
Pouco importa o amanhã
Amanhã?
Se resta um amanhã
Eu o quero em paz para os meus.

Perdoem a minha tradução macarrônica e sonolenta.

O sítio delas no myspace é bem bacana. Vale a pena checar. Esse aqui é o sítio oficial (em francês e inglês).



16 Comments:

Blogger Sofia said...

Regina,

realmente o mundo é pequeno. Somos mesmo uma pequena aldeia global.
Os habitantes dos Camarões, em português de Portugal, são camaroneses. Digo em português de Portugal porque sei de algumas nacionalidades que em português do Brasil não são iguais (i.e., canadenses=canadianos).
Fiquei "com a pulga atrás da orelha" com essas Les Nubians... Vou já ver quem são essas meninas! ;)

Beijos.

2:35 AM  
Blogger Andréa said...

Que demais isso, Regina!!! Aprendi muito e ja virei fã das meninas...

Quem nasce em Camarões é africano, Regina! :-) Hehe. Nao resisti... mas é camaronês mesmo.

7:48 AM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Que vidão, hein, querida??? fazem séculos que não vou a um show, aqui tem poucos e caros e quando tem um imperdível como Cesária Évora e Seu Jorge... eu vou estar viajando :-(

Beijão e boa semana!

9:21 AM  
Blogger Regina said...

Sofia,

Obrigada pela dica sobre os Camaroes. Tem hora que me da um bloqueio total, especialmente com palavras que eu raramente uso.

E' interessante ver como umas palavras mudam de Portugal para o Brasil.

Beijos,

Regina

10:21 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

Eu sou detalhista e para mim nao basta nomear o continente. Tenho que ser mais especifica.:-))

Elas provavelmente terao algum show em NYC. Nao perca. E' demais!

Beijos,

Regina

10:22 AM  
Blogger Regina said...

Denise,

Hoje em dia eu tambem so vou em shows raramente. Existe sempre uma abundancia de shows, mas o problema e' que e' tudo muito caro. O de ontem foi $25. Mas isso e' raro. Geralmente custa muito mais.

O que salva a patria as vezes e' o guest list. Como por exemplo, no caso do Salif, nos conheciamos o baterista e ele me colocou no guest list. Fora disso acabo mesmo e' vendo muitos shows com o meu marido, hehehe (nao que eu esteja reclamando).

Boa semana pra voce tambem, querida.

Beijim,

Regina

10:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

Adoro as suas dicas sobre musicas de outros paises. Aqui eu fico tao condicionada a ouvir so' musica americana (e quando da', brasileira), e enquanto isso fico sem saber do que mais rola pelo mundo. Essa foto das Nubians e' linda...

1:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,
Que presente maravilhoso o show, hein? Quanta coincidência boa! Tem dias que dá tudo certo mesmo, incrível! O Kai deve ter gostado muito de saber o que aconteceu.
Estou saindo p/ o trabalho agora, amanhã volto para escutar as moças!
bjs,
Cris

1:50 PM  
Blogger Leticia. said...

Regina,

Mas o que e' isso?! Absolutamente SENSACIONAL! Estamos totalmente maravilhados pela musica dessas mocas. Por favor, continue nos dando dicas assim. Seria muito abuso pedir mais e mais dicas desse naipe?????????

Deve ter sido um show e tanto. Super presente de dia das maes para vc!!!

Seu Jorge e Cesaria Evora estarao aqui mes que vem. Bem carinho tambem mas a gente vai. Iupi! Depois conto pra vcs.

Beijo grande,

Leticia.

6:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não conhecia esse grupo. Parece bem legal :-))
Beijocas

6:25 PM  
Blogger Regina said...

Leila,

Mas sabe que aqui e' um dos melhores lugares para ter acesso a todo o tipo de musica.

Gosto de descobri coisas novas e adoro musica. Entao vivo fucando, hehehe

Beijos,

Regina

12:38 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Foi realmente uma coincidencia incrivel e o Kai ficou, sim, super empolgado porque geralmente nao temos muitas noticias da Liberia.

Beijos,

Regina

12:39 AM  
Blogger Regina said...

Leticia,

Obrigada pelo carinho. Eu geralmente gosto de postar algum clip de musica nas sextas e tambem escrevo quando vou a algum show. Se vc der uma olhada pelo blog, garanto que voce vai encontrar mais coisas.

Eu vi um show da Cesaria ha algum tempo nesse mesmo local em San Francisco. Ela e' divina, de uma simplicidade cativante. E' como se ela estivesse cantando na sua sala.

Beijos,

Regina

12:42 AM  
Blogger Regina said...

Ursula,

Elas estao se tornando cada dia mais populares. Eu nao me surpreenderia se um dia desses elas aparecessem no Brasil.

Beijos,

Regina

12:42 AM  
Blogger Zeca said...

Oi Regina! Delícia de post, assim como os outros que você escreveu ultimamente. Que fase, hein? :-)

Fiquei aqui pensando como sua noite deve ter sido bacana.

Beijos pra ti, Zeca

12:40 PM  
Blogger Regina said...

Zeca,

Foi mesmo uma dessas noites especiais que me deixam energizadas para o resto da semana.

Beijo,

Regina

10:38 PM  

Post a Comment

<< Home