Tuesday, May 15, 2007


Conversas na mesa do jantar

e o exército de sonhadores

Há algumas semanas eu senti saudades de algumas das músicas da Kate Bush que eu ouvia com um rapaz do País de Gales, com quem trabalhei logo que cheguei por aqui. Ele tinha um sotaque adorável e me ensinou muitas gírias. Além de Kate Bush, ele gostava de Joe Jackson. Eu já a conhecia desde quando era adolescente no Brasil, mas para falar a verdade eu só me lembrava da sua voz super aguda e de uma música: Wuthering Heights. Ela estava com 19 anos.

Fui dar uma procurada no Youtube e descobri alguns vídeos dela, entre eles o Army Dreamers. Essa música faz parte do cd "The Whole Story", lançado em 1986. No entanto, ela já havia sido lançada em 1980 como um single. A letra se enquandra perfeitamente nos dias atuais.

Os meus filhos também adoram ver clips de música no youtube e estavam por perto. Pois bem, hoje durante o jantar, a minha filha pediu para ouvir essa música. Como eu não tenho esse cd, usei o computador ao fundo. Eu notei que num determinado momento ela ficou pensativa e parou de comer. Perguntei o que estava acontecendo e ela sem hesitar respondeu:

- I feel sad because if this country invades another country and goes to war, that country will want to take revenge. (Estou triste porque se esse país invade um outro país e começa uma guerra, esse outro país vai querer se vingar.)

- (!)

Minha salada quase parou na garganta. Eu respondi:

- Você é uma menina muito inteligente e sábia. Você, aos sete anos, já se deu conta de algo que o presidente não consegue ou se recusa a ver.

Eu também disse que no ano que vem termina o mandato dele e que pela primeira vez eu também vou poder votar. Aproveitei a deixa para falar sobre a importância de exercer o direito do voto. Nunca é cedo demais para falar dessas coisas. A apatia da população daqui que se recusa a votar ainda me choca.

Depois do jantar assistimos o vídeo no youtube e conversamos sobre as mães que perdem seus filhos nas guerras. Meus filhos não assistem notícias na televisão e eu tento o máximo que posso evitar que sejam expostos às imagens de violência e guerra. Mas é como se a guerra estivesse pairando no ar e consequentemente no imaginário das crianças.

O interessante é que hoje eu passei no blog da Denise e vi as fotos lindas da passeata organizada pelo Code Pink em Washington D.C. Eu não sabia que o Code Pink estava também organizando uma passeata em San Francisco no domingo, Dia das Mães. Se eu soubesse teria ido. Uma pena. Em San Francisco, descobri hoje, as mães atravessaram a Golden Gate Bridge simbolizando um cortejo fúnebre. Fiquei com essa imagem na cabeça e é claro, a antena parabólica da minha filha deve ter pescado isso no ar.

Army Dreamers – Leia a letra aqui em inglês ou a tradução aqui.



4 Comments:

Blogger Denise Arcoverde said...

Kate Bush é a cara do comecinho da minha adolescência, adorava essa voz dela meio miando.

Eu acho que as passeatas são super mal divulgadas, por aqui. Eu perdi todas as passeatas de imigrantes, há algumas semanas, simplsmente porque não tinha nem idéia de que iam acontecer...

Beijão e parabéns por ser essa mãezona ótima!

6:04 AM  
Blogger Andréa said...

Eu ADORO a Kate Bush e o Joe Jackson e teus filhos so tem mesmo que ser espertissimos e engajados, com a mae que eles tem... A gente ensina pelo exemplo, mais que pelas palavras e licoes. Parabens!!

7:27 AM  
Blogger Regina said...

Denise,

Concordo. As passeatas nao sao muito bem divulgadas por aqui tampouco. As vezes eles colocam alguns posters nas ruas, mas geralmente eu acabo descobrindo pela internete afora. Mas desta vez nao me ocorreu de checar. Eu ate pensei que tivesse registrado com o CODE PINK para receber updates. Nao sei o que aconteceu...

Obrigada pelo carinho!

Beijos,

Regina

10:41 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

Eu tambem gosto muito da Kate Bush e do Joe Jackson. Na verdade, acho que esta na hora de comprar alguns cds (so tenho Kate Bush em vinil e Joe Jackson em cassete, imagine).

Ela tem um cd novo (vi na website dela). Estou curiosa para ouvir.

Essas criancas sao bem antenadas mesmo. Morar em Berkeley tambem ajuda.:-)

Beijos,

Regina

10:45 AM  

Post a Comment

<< Home