Saturday, March 17, 2007

Happy Birthday, Danilo!

Meu menino fez onze anos hoje. Ele nasceu às 10:10 da manhã, num domingo ensolarado ao som de jazz. Hoje, 17 de março, é também o dia de Saint Patrick, padroeiro dos irlandeses e celebrado nos Estados Unidos com paradas enfeitadas de verde, fanfarras e festas. A enfermeira até sugeriu que o nome dele devia ser Patrick.

Eu não descobri se o bebê era menino ou menina durante a gravidez. Na hora da ultrasonografia ele nos pregou uma peça e cruzou as perninhas. Eu havia me convencido que o bebê era menina. A possibilidade ainda que remota de ter um menino me apavorava. Eu fui criada só com uma irmã e tinha medo de não saber lidar com aquela “energia masculina.” Estar grávida me fez sentir vulnerável e à mercê da sorte. Os meus fantasmas passados oriundos de experiências ruins que eu tive com homens vieram me visitar. E nem o fato de eu estar casada com um homem maravilhoso pode aplacar esse meu medo.

Durante a fase final da gravidez eu comecei a ter sintomas de pré-eclampsia, especialmente a pressão altíssima. Não há cura para pré-eclampsia. A única maneira de reverter os sintomas é através do nascimento do bebê. Por isso, os médicos decidiram induzir o meu parto. Eles começaram com a indução numa quinta-feira de manhã e o meu filho não nasceu até o domingo. Foram horas longas da dor mais intensa que eu já experenciei. Num determinado momento, eu falei dos meus receios com uma das parteiras e ela me disse: “boys are not born like thirty-year-men.” “Meninos não nascem como homens de trinta anos,” em outras palavras, ninguém é cafajeste de nascimento.

Ser mãe de um menino, desse menino, tem sido uma benção, a healing experience. A sua doçura, inocência, gentileza, inteligência e compaixão têm me ajudado a cicatrizar feridas antigas e profundas. Ser mãe tem me dado a chance de reviver e reinventar a minha própria infância, de apreciar detalhes ao meu redor que antes me passavam desapercebidos e de ter esperança que as coisas podem ser diferentes. Estou finalmente aprendendo a separar a minha dor e a minha experiência da dos meus filhos. Outra vida, outra histórias, outras memórias…

Fotos: Danilo aos 11, na primeira semana, aos 2, aos 5 e aos 7 anos de idade.

19 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Engraçado, ele parecia mais contigo quando era pequeno, mas agora tá a cara do pai!!! Feliz Aniversário!

9:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Feliz Aniversário Danilo!!

Pelo que me parece seu filho veio mesmo para te ajudar a curar feridas antigas. Como diz o ditado, Deus escreve certo por linhas tortas...

Parabéns pelo filhão!

12:33 PM  
Blogger Regina said...

Leila,

Obrigada! Eu sempre achei o Danilo mais parecido com o pai e a Naima comigo. Ate' mesmo em termos de temperamento.

Beijocas pra voce e para o filhote,

Regina

12:10 AM  
Blogger Regina said...

Alexandra,

Tem razao! Ser mae de menino para mim foi totalmente "a blessing in disguise."

Bjs.

Regina

12:11 AM  
Blogger Unknown said...

Parabéns ao Danilo!!!
Muitas felicidades e muitos anos de vida,
Que vcs possam ter ainda muitas alegrias juntos,

Beijo,

3:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Você me fez chorar com esa cartase maternal! Me fez pensar e muito e em muita coisa Regina! E o Danilo é um gato e posso ver a generosidade dele pelos olhos!
Parabéns Danilo!
Soraia

5:06 PM  
Blogger Regina said...

Carla,

Obrigada pelos votos e pelo carinho!

Bjs.

regina

1:27 PM  
Blogger Regina said...

Soraia,

Realmente essa foi uma "catarse maternal" daquelas, he, he, he

Que bom que fez voce refletir sobre a sua propria experiencia. E' legal quando isso acontece.

Ele e' mesmo um menino muito generoso e doce. Tive sorte...

Bjs.

Regina

1:28 PM  
Blogger JAM said...

querida, esse seu filhao tá lindo! parabéns!!!

agora eu estou me preparando para este desafio também: serei mamae em setembro...acho que meu filho (a) também está 'pregando peças' porquê até agora nao sabemos se é menino ou menina...ai curiosidade. bjos grandes!

11:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,
Achei linda a homenagem que você fez ao Danilo. Pelo que você fala, ele é um menino abençoado mesmo. E eu, assim como você, acredito que os filhos nos obrigam a articular as nossas relações com os nossos pais. Eu nunca fui íntima da minha mãe mas tenho uma relação excelente com as minhas filhas. Principalmente com a Maria Luiza, que é o anjo da minha vida. Ela me entende como ninguém e me ama e respeita do jeito que eu sou. É um sentimento muito lindo que faz tudo valer a pena. Aliás, hoje é o aniversário dela: ela faz 17 aninhos. Está linda, alegre como ela só e apaixonadíssima pelo seu músico!! Fico muito feliz por ela.

Bjkas,
Cris

P.S. Rê, depois comento o excelente post acima. Agora não tenho tempo p/ fazer um comentário à altura.

6:40 AM  
Blogger Andréa said...

Feliz Aniversario (belated, oops!)!!!

Regina, que menino lindo, essas fotos sao o maximo. E o teu testemunho de maezona coruja desde antes do nascimento, com medos e paranoias ate o orgulho de estar construindo um ser humano melhor com as prorias maos eh lindo de chorar. Arrasou!

Parabens pra tu tambem!

11:32 AM  
Blogger Regina said...

Jamine,

Espero que tudo corra bem com o seu bebezinho. Eu tb sou de setembro. Talvez teremos o mesmo aniversario.

Bjs.

Regina

1:03 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Voce tem razao, voce tem toda a razao quando diz que os filhos nos obriga a articular as relacoes com os nossos pais. Feliz Aniversario atrasado para a Maria Luiza. Eu nao sabia que ela e o Danilo fazem aniversario tao proximo assim.

Bjs.

Regina

1:05 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

Muito obrigada pelo carinho!

Beijos,

Regina

1:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

que lindo!

11:24 AM  
Blogger Regina said...

Nessa,

Obrigada!

12:24 PM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

6:00 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:08 PM  
Blogger oakleyses said...

canada goose, canada goose, karen millen, canada goose, swarovski crystal, hollister, wedding dresses, ugg, barbour, moncler, canada goose, ugg pas cher, canada goose uk, moncler, sac louis vuitton, pandora jewelry, ugg boots, juicy couture outlet, canada goose jackets, pandora jewelry, moncler, michael kors outlet, swarovski, ugg, pandora charms, moncler, juicy couture, ugg, marc jacobs, moncler, michael kors outlet online, moncler outlet, canada goose, pandora charms, links of london, doke gabbana, louis vuitton, thomas sabo, canada goose outlet, barbour, sac lancel, sac louis vuitton, supra shoes, coach outlet store online, louis vuitton uk, toms shoes, moncler, louis vuitton, montre homme, moncler, michael kors handbags, rolex watches

6:34 PM  

Post a Comment

<< Home