Sunday, February 18, 2007




Gung Hei Fat Choy – Happy Chinese New Year

Hoje marca o início do ano novo lunar, também conhecido como ano novo chinês. Esse é o ano do javali de fogo ou javali dourado que acontece somente a cada sessenta anos fechando um ciclo. Acredita-se que o ano do javali tráz sorte mas é também um ano turbulento.

Diz a lenda que Buda estava prepaparando uma festa e convidou todos os animais prometendo a cada um uma surpresa e um presente. Porém somente doze apareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); O Coelho (Gato, na Tailândia ); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia ); o Cavalo; a Cabra ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos.


No sítio do magia dourada encontrei o seguinte sobre o ano do javali:
“Em 18/02/2007, terá início o Ano Novo Chinês. Segundo o Calendário Chinês, 2007 será o Ano do Javalí que vai até 06/02/2008. Com o Javalí, fecha-se mais um ciclo de 12 anos, do 78° ciclo de 60 anos. Cada ciclo de 12 signos, em alternância com os cinco Elementos da Natureza (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), completa um ciclo de 60 anos. Na tradição oriental, um indivíduo ao completar 60 anos, retorna ao seu ponto de origem, com o mesmo Elemento, ou seja, ele passa pelos cinco Elementos e retorna aos tempos de criança. A tradição chinesa afirma que aqueles que nascem no Ano do Javalí terão fartura por toda a vida. O Ano do Javalí é ideal para quem planeja aumentar a família, isto porque, segundo a cultura chinesa, um ano sob a regência do Javalí é sempre propício aos partos e nascimentos. 2007 será muito positivo para os corajosos que não tem medo de enfrentar desafios, um ano ideal para transpor antigas barreiras e tomar decisões que vinham sendo adiadas, perfeito para concluir projetos e colher os seus frutos. O ano do Javalí representa um tempo de mudanças, com amplo potencial para inovações. Isto porque os anos do Javalí são caracterizados por descobertas científicas e tecnológicas. Foi num ano sob a regência desse signo (1983) que a Micosoft lançou o seu primeiro sistema operacional para computadores pessoais, o "MS-DOS", responsável por todo o avanço nessa área. Os anos do Javalí, também têm sido marcados por catástrofes naturais de origens climáticas.”

Que nos venha a fartura, a boa sorte e o espírito inovador, mas que estamos livres das tragédias naturais ou provocadas por seres humanos. Em Beijing, o ano novo já começou de maneira explosiva: pelo menos125 pessoas se feriram com fogos de artícifio enquanto estavam tentando celebrar o ano novo em parques, nas ruas e nos templos.

By the way, sou do signo de Tigre e você? Se quiser dar uma olhadinha nas características do seu signo no horóscopo chinês visite esse sítio. O meu é tem tudo a ver.

Por aqui as festividades continuam por um mês. Nesse ano o desfile em San Francisco com dragões, acrobatas e carros alegóricos acontecerá no início de março. Se não estiver chovendo muito, eu estarei lá.



12 Comments:

Blogger JAM said...

aqui na antuérpia também teve festa no bairro chinês...eu perdi ;( até me programei, mas os enjôs da gravidez nao me permitiram sair de casa *R*
quando ao horóscopo, fui lá conferir: sou de serpente...e acredite, bate mesmo as características (*R**R)feliz ano novo chinês!

3:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ano passado nós comemoramos o ano novo chinês com uma amiga chinesa que nos levou a seu restaurante chinês favorito na nova Chinatown de Toronto. O lugar era completamento chinês, não havia nem mesmo cardápios em ingles. Comemos uma típica ceia de ano novo chinês, a base de muito peixe e frutos do mar. Foi MUITO bom.

Aqui na Espanha não vimos nada a respeito. Penso que a comunidade aqui deve ser muito pequena...

Fui ver meu horoscopo. Sou coelho e as caracteristicas foram bem acertadas. A parte de saúde foi 100%.

4:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

esse site tambem é legal:
http://www.tuvy.com/entertainment/chinese_horoscope.htm

4:36 AM  
Blogger Andréa said...

Aqui chamam simplesmente de porco mesmo, Regina, mas eh o mesmo animal no signo chines. Escrevi sobre isso tambem, ontem.
Feliz Ano novo pra ti!! Eu sou cachorro. Beijos.

8:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,
Eu sou rato! Engraçado, lembro que quando tinha lido sobre as características do rato, achei que tinha muito a ver comigo. Mas agora mudei de opinião, lendo o link do terra. Sei lá, talvez eu tenha mudado. Ou somente a minha percepção. :-)
Feliz Ano Novo Chinês para você!
bjs,
Cris

2:49 PM  
Blogger Regina said...

Jamine,

Feliz ano chines pra voce tb! Eu nao sabia que tb havia uma comunidade chinesa em Antuerpia.

Espero que os enjoos melhorem logo. Eu tive muito enjoo na minha segunda gravidez, principalmente nos tres primeiros meses.

Bjs.

Regina

10:35 AM  
Blogger Regina said...

Alexandra,

Essa sua experiencia com o ano novo chines no Canada parece ter sido super interessante. Eu nunca comi uma ceia tipica, mas adoraria experimentar.

A impressao que eu tenho da Espanha e' que embora haja imigrantes morando la, a sociedade e' bem mais homogenea que a canadense ou a americana. O que voce acha?

Bjs.

Regina

10:37 AM  
Blogger Regina said...

Alexandra,

Obrigada pela dica. Vou checar.

Bjs.

Regina

10:38 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

Eu sei, mas achei javali uma palavra mais bonita que porco :-). Eu li o seu post ficou otimo!

Bjs.

Regina

10:39 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

O meu filho mais velho tb e' rato. Sendo uma pessoa cetica, eu nao acredito muito nessas coisas, mas ainda assim acho divertido quando encontro "coincidencias" (quando o que leio tem a ver com a minha personalidade).

Bjs.

Regina

10:41 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:53 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:08 PM  

Post a Comment

<< Home