Tuesday, February 20, 2007


Carnaval

No Brasil eu nunca participei muito de folia carnavalesca. Quando era menina, eu detestava quando a molecada espirrava água com aqueles espirradores de plásticos alaranjados ou verdes. Eu ainda me lembro que às vezes eles colocavam água suja e espirravam até nos ônibus. Minha mãe fica nervosa com a agitação nas ruas.

Nunca gostei de carnaval de salão. Não gostava das marchinhas e do fato que os homens pareciam usar o carnaval como uma desculpa para passar a mão nas meninas. Na quarta-feira de cinzas, a banca de jornais mostrava as fotos sensacionalistas das orgias nos bailes de carnaval. Uma baixaria total e de mal gosto.

Mas, eu sempre assistia ao desfile das escolas de samba do Rio. Em São Paulo, as escolas de samba não tinham o mesmo sabor das escolas cariocas. Verde e rosa para a Mangueira, vermelho para o Salgueiro e outras cores que eu já não me lembro. Eu adorava a bateria da Padre Miguel. E as fantasias, então. Todas aquelas plumas, biquinis bordados com lantejoulas, carros alegóricos, passistas, porta-bandeira. Eu achava incrível a energia dessas pessoas dançando naquele mar de cores.

Quando vim morar aqui, fui apresentada à uma brasileira que participava de uma escola de samba. Ela tomava aulas com uma outra brasileira que já era bem conhecida por aqui. Fui para aula, mas não gostei quando ela começou a tentar me ensinar a dançar samba. Tudo me pareceu tão ensaiado e artificial. Além disso, eu não tinha a mínima paciência para os mexericos da “comunidade.” Eu queria era dançar do meu jeito e experimentar a sensação de dançar na rua em frente à uma multidão de pessoas. Embora eu saiba como disfarçar bem, sou meio tímida. Porém, a idéia de dançar na rua me atraiu por ser algo inusitado que provavelmente eu nunca teria feito no Brasil.

Aprendi a dançar meio acidentalmente. Qualquer dia eu conto. Mas adoro dançar. Eu me sinto completamente viva e em harmonia com o meu corpo quando estou dançando.

Um mês após a minha aula, acabei conhecendo um rapaz da Guatemala que dirigia um grupo de dança com pessoas de várias partes do mundo que eram apaixonadas pela cultura brasileira. Ele me convidou de última hora para dançar com o grupo no carnaval de rua de San Francisco que acontece no final de maio. Improvisei uma fantasia de baiana e dancei até fazer bolhas na sola do pé.

No ano seguinte, eu já estava mais preparada. Ao oposto do Brasil, os grupos daqui cada ano usam cores diferentes dependendo do tema que escolhem. No ano seguinte, eu improvisei uma outra fantasia (da foto acima) e lá fui eu de novo dançando com uma amiga cubana, duas espanholas, uma americana, uma iraniana, uma japonesa e tantas outras.

Eu dancei no Carnaval de San Francisco durante oito ou nove anos. Dançar nas ruas de San Francisco foi uma experiência incrível. Eu ainda me lembro dos preparativos de última hora. Com o tempo o grupo se tornou mais organizado, com ensaios e coreografias. Eu nunca tive tempo ou paciência para os meses de preparo, mas sempre participei da ala dos “passistas improvisadores.” Os temas também eram interessantes. Homenageamos Duke Ellington (na foto ao lado), os povos indígenas das Américas, o Olodum, Ghandi e a paz.

Com o tempo o carnaval de San Francisco foi se tornando mais competitivo e professionalizado e, de certa forma, ficando mais parecido com o carnaval carioca, incluíndo algumas mulheres que sentiam a necessidade de desfilar nuas, ou praticamente nuas. E assim, perdeu um pouco da inocência inicial, quando as pessoas se juntavam para dançar não para ganhar nenhum prêmio ou para impressionar alguém, mas pelo simples prazer de dançar.



19 Comments:

Blogger Andréa said...

Caramba, incrivel como a gente tem coisas em comum, Regina. Eu tambem nao gostava de carnaval quando menina, nunca pulei, era super timida, mas adorava assistir aos desfiles pela TV. Sempre torci pra Beija-flor (azul e branco). ADORO dancar. Quando danco me acabo, nao quero mais parar.

7:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Meninas (Regina e Andréa),

vcs. não vão acreditar, mas tenho mesmo que dizer que eu também detestava carnaval quando era criança. Coincidências bizarras... Fui uma vez num salão com a minha mãe e odiei o empurra-empurra, e etc e tal. Depois na juventude fui umas vezes em carnaval de salão também em Caldas Novas, Go e gostei mais. Também era numa cidade turística -- mais diversificado.

Já aqui nos Estados Unidos, sabe como é, a gente fica com muita saudades do Brasil, quer fazer tudo para representar a nossa cultura. Sei lá... com o tempo que passou muito rápido aprendi a gostar das festinhas que temos aqui. ;-)

Regina,
nunca desfilei na rua. Quem sabe um dia? Agora, você ficou maravilhosa naquelas fotos. Que legal mesmo!

Bjs.
Anita

9:22 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

Voce ainda gosta de sair para dancar? Que tipo de musica e danca voce gosta hoje em dia.

Ainda danco com musica brasileira, mas tb adoro dancar ao som de musica africana (Senegal e Mali), rai (Cheb Mami, Franca/Algeria), Nitin Sawhney (India/Inglaterra), soul music da Inglaterra (Brand New Heavies, Incognito), etc.

Tenho um amigo querido que mora ai em NY (Brooklyn) e toca trompete. O nome dele e' Peck Almond. Pensei que talvez o seu marido possa conhece-lo.

Bjs.

Regina
Bjs

Regina

10:45 AM  
Blogger Regina said...

Anita,

Eu tb nao gostava de carnaval quando era mocinha porque eu me sentia muito vulneravel em meio aquele energia masculina. Tb nunca gostei de multidoes, especialmente durante o carnaval onde ha um clima de vale tudo.

Interessante o seu comentario sobre os Estados Unidos. Eu acho que o que me levou a participar desses carnavais foi ver o carinho que essas pessoas tinha pela cultura brasileira. E' uma sensacao boa quando voce percebe que outras pessoas tambem apreciam a sua cultura (ou partes dela).

Bjs.

Regina

10:50 AM  
Blogger Regina said...

Anita,

Obrigada pelo elogio. As fotos sao bem antigas, he,he,he...

Bjs.

Regina

11:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,

Você está muito bonita nas fotos! Imagino que quando você mora muito tempo fora do teu país, como a Anita falou, dá vontade de resgatar algumas coisas. Mesmo aquelas que você não gostava tanto. Ainda mais quando não há a mesma 'energia masculina', como vc disse.
Eu morei 4 anos fora do Brasil,3 na Inglaterra e 1 ano na França, mas eu morava em cidades do interior, onde não se comemorava o carnaval brasileiro. No entanto, eu me sentia "mais brasileira" em algumas ocasiões.

Eu amo dançar também e já ceguei na fase de "dance like no one's watching", que é uma delícia. Só não gosto de dançar samba (porque não sei!). Mas já pulei carnaval.

bjs

6:46 AM  
Blogger Sofia said...

Em grande estilo, Regina! Adorei as fotos! Eu adoooooooro dançar. Limpa a alma.
Beijos e bom fim de semana.

3:47 AM  
Blogger Andréa said...

Eh bem isso mesmo Anita!

Regina, eu amo dancar qualquer coisa. Nossa, adoro Brand New Heavies e Incognito! Gente, se a genste se junta pra cair na balada ninguem segura, hein!

Que legal, vou mencionar o teu amigo pro marido. Aposto que eles se conhecem sim. Depois te conto.

8:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina, O que é que acontece que quando agente está fora do país nos faz querer fazer coisas que antes, no nosso país não se fazia. Aprendi a sambar desde "petititita" lembro bem a minha técnica olhando o carnaval na tv. Todo ano minha mãe fazia uma fantasia diferente, íamos para o centro do Rio ou para os clubes "pular carnaval", depois virei crentona e abominava a folia. Aqui em Chicago encontrei o equilíbrio. Me junto com os brasileiros sambistas e danço e canto muito. Go figure!
Beijos Querida,
Soraia

8:13 PM  
Blogger Unknown said...

Oi Regina e meninas. Eu, ao contrário de vcs, ia em matinê desde pequena. Adorava. Hoje eu ODEIO! Não boto o nariz para fora de casa...
Mas eu adoro dançar. Vou deixando bem claro que NÃO SEI DANÇAR, só gosto de dançar. Ih, tem vezes, lá no escritório mesmo, que danço sozinha. Nunca tive oportunidade de dançar música africana, mas tenho a nítida impressão que nasci para dançá-las.
Rê, vc está lindíssima nas fotos.
Beijos

5:33 PM  
Blogger Lili said...

Linda mesmo!!!! Nunca gostei muito também porque não eu nunca tiha fantasia. Hoje em dia não temos mais bailes de fantasia por aqui, mas ainda tenho vontade em ir a um baile com uma fantasia bem bonita. Bjs

6:14 PM  
Blogger Andréa said...

O marido conhece o seu amigo, Regina, e ja o viu tocar, mas ele acha que o seu amigo nao conhece ele ou nao se lembra pois faz tempo. Qualquer hora eles se esbarram por aqui numa gig e se eu estiver por perto menciono vc. Mundo pequeno, neh! Beijo.

10:49 AM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Regina, eu adoro ver suas fotos de carnaval, são tão lindas, com um astral maravilhoso! eu tive fantasias maravilhosas (a maioria customizadas por mim), mas não tenho nem uma fotinha com elas!! :-(

11:42 AM  
Blogger Sofia said...

Regina,

o Carnaval já acabou mas tu continuas desaparecida... Passei pra dar um oi e dizer que não me esqueci do meme ecológico. Escrevo assim que puder.

Beijos.

2:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina, a algum tempo tenho estado sem tempo e minha vista a blogs amigos diminuiu a quase zero. hoje passando por aqui com calma li todos os posts e notei que me destes uma encomenda que eu não sabia, amanhã com certeza postarei sobre o assunto, Desculpe-me.
Quanto ao carnaval, sempre amei, quando menina sempre pulava, mas nunca gostei de clubes, um monte de gente pulando, empurra-empurra e homens aproveitando o aperto para tirar sarros.
Aqui na Suécia assim que sabia de carnaval ia, ou para dancar junto ou para ficar do lado de fora dancando enquanto as pessoas desfilavam. Hoje em dia cansei acho que porque nunca tem na cidade onde moro e tenho de viajar para longe para dancar. na epoca de carnaval tento não pensar que o povo esta sambando e eu aqui longe de tudo, "como quem cuspiu na cruz e esta pagando os pecados" , já deu para notar o quanto gosto da folia.
Quem sabe no próximo ano eu vá para o carnaval do Rio. Completo 50 anos e pretendo me dar de presente algo especial. vamos ver...
Beijos

10:57 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:53 PM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

6:00 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:08 PM  
Blogger oakleyses said...

canada goose, canada goose, karen millen, canada goose, swarovski crystal, hollister, wedding dresses, ugg, barbour, moncler, canada goose, ugg pas cher, canada goose uk, moncler, sac louis vuitton, pandora jewelry, ugg boots, juicy couture outlet, canada goose jackets, pandora jewelry, moncler, michael kors outlet, swarovski, ugg, pandora charms, moncler, juicy couture, ugg, marc jacobs, moncler, michael kors outlet online, moncler outlet, canada goose, pandora charms, links of london, doke gabbana, louis vuitton, thomas sabo, canada goose outlet, barbour, sac lancel, sac louis vuitton, supra shoes, coach outlet store online, louis vuitton uk, toms shoes, moncler, louis vuitton, montre homme, moncler, michael kors handbags, rolex watches

6:33 PM  

Post a Comment

<< Home