Thursday, May 17, 2007


Homofobia mata

A homofobia começa com piadinha e pode terminar em morte.

Eu poderia falar aqui sobre o assédio e a humilhação que os homossexuais enfrentam em sua vida diária, das piadinhas de mau gosto à agressão verbal e qualquer outro tipo de preconceito mais explícito; poderia também elaborar sobre os meus privilégios enquanto pessoa heterossexual, tais como poder expressar o meu afeto em público e os direitos adquiridos através do casamento.

Para ir mais a fundo, eu poderia falar sobre o número de gays, lésbicas, travestis, transsexuais e transgêneros que são assassinados nos Estados Unidos, no Brasil e muitas outras partes do mundo. Mas pessoas não são números. Cada uma tem um nome e uma estória com seus sonhos, seus amigos, seus amores e suas famílias. Nesse caso, eu penso em Matthew Sheppard, o estudante americano que foi morto a pancadas em Laramie, Wyoming, em 1998 quando tinha apenas 22 anos. Relembro também o rosto lindo e jovial de Gwen Araújo, que era anatomicamente masculina, e morreu após ser brutalmente espancada por um grupo de rapazes que se sentiram ofendidos ao descobrir a sua identidade biológica. Ela tinha 17 anos r morava a uma hora de onde eu moro.

Mas eu quero falar sobre o meu amigo. Em dezembro de 1993, o meu amigo José Maria Coelho Andrade, o Zelito, foi assassinado à facadas em seu próprio apartamento. O criminoso nunca foi pego.

Ele era uma pessoa meiga que adorava escrever, ir ao cinema, ler e ouvir música.

Nós nos conhecemos trabalhando em um Café no Bixiga, um dos bairros boêmios de São Paulo. Passamos muitas madrugadas juntos, madrugadas que só terminavam com o café da manhã em alguma padaria ou no Dunkin’ Donuts da Praça da República. Em noites de muita gorgeta, saíamos do Café às cinco da manhã depois de fechar o caixa, caminhávamos até a Rua Augusta e amanhecíamos o dia tomando café da manhã no Hotel Bristol.

Nas segundas à noite, quando não tínhamos que trabalhar, íamos com um grupo de amigos ao Madame Satã, uma danceteria alternativa da época. Dançamos muito ao som de Sade, Everything But the Girl, The Smiths, e a Ma Vie en Rose com Grace Jones. Em outras noites, íamos ao Cine Clube ver filme de arte. Ele me apoiou muito quando me apaixonei por um americano e decidi sair do Brasil. Ele estava lá no aeroporto para se despedir.

Trocávamos cartas, fotos e poesias. No verão de 93, quando eu passei dois meses no Brasil fazendo pesquisa para a minha tese, nós nos encontravámos com frequência. Ele me disse que estava planejando adotar um filho. Essa foi a última que eu o vi.

Em dezembro do mesmo ano, uma amiga em comum me ligou aos prantos para dar a notícia. Foi como se alguém tivesse me dado um murro no estômago e eu senti uma dor das mais profundas. Quando eu estava grávida com o meu filho ele me “visitou” num sonho.

Eu escrevi o seguinte poema para ele, em janeiro de 94:

Numa noite de verão

Ele se juntou aos Querubins e Serafins

Sua partida,

assim como pela porta detrás,

a todos surpreendeu.

Inclusive a ele próprio,

Que sempre foi

Um moço de boas maneiras.

Outra noite, eu o vi

No trem das 9:17

De passagem por San Francisco.

Ele estava acompanhado por dois amigos alados,

E com um sorriso gaiato

Me acenou

Mostrando-me suas novas asas.

A Denise também escreveu sobre homofobia.

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Regina,
Achei linda a homenagem que você fez ao teu amigo. Um dos meus melhores amigos (meu ex aluno e orientando) é gay e nós falamos muito sobre isso. Não é fácil ser gay numa cidade como Curitiba, ele é muito sózinho. Ele hoje está mais feliz pois está fazendo seu mestrado em Estudos Literários, não foi fácil ser aceito. Eu dei a maior força p/ ele.
Bjs,
Cris

12:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Aliás, voltei só p/ perguntar se vc viu o excelente seriado "Angels in America"? É que o teu amigo voltou com anjos, não? Enfim, o "Angels in America" trata exatamente sobre homofobia. É um show! Eu adorei. (Al Pacino, Meryl Streep, atores ótimos).
bisous,
Cris

12:44 PM  
Blogger Regina said...

Cris,

Acho muito importante trabalharmos como aliados de pessoas em situacoes discriminatorias. Que bom que ele encontrou alguem como voce.

Bj.

Regina

1:15 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Eu ainda nao vi o seriado, mas tive a sorte de ver a peca quando esta foi encenada em San Francisco ha muitos anos. Foi incrivel. Creio que Kai me deu como presente de aniversario e a peca era dividida em duas (ou tres, nao me lembro) apresentacoes em dias diferentes por causa do tamanho da obra.

Foi uma dos melhores trabalhos de teatro que eu ja assisti. Incrivelmente bem escrito. Tenho paixao por pessoas que sabem trabalhar bem com a lingua e esse autor e' uma dessas pessoas.

A imagem do meu amigo com asas me veio por causa da fascinacao e do encantamento que eu sinto perante a ideia de anjos.

Beijos,

Regina

1:19 AM  
Blogger Luciene Vieira said...

Regina, encontrei a foto do Zelito no seu Blog e salvei uma cópia para mim. Aonde é o lugar da foto? Você tem mais alguma por aí ?

Um abraço, Luciene.

12:20 AM  
Blogger João Paulo Coelho said...

This comment has been removed by the author.

4:11 AM  
Blogger João Paulo Coelho said...

This comment has been removed by the author.

4:13 AM  
Blogger João Paulo Coelho said...

Achei o máximo essa homenagem que fez ao Zelito.
Sinto muita saudade dele! Meu irmão amado que sentimos muita saudade!
Sei que está bem onde está agora, mas sua partida deixou um vazio muito grande em nossos corações.
Como você disse que trocaram fotos, gostaria, se possível, que me mandesse cópias!
Agradeço sua homenagem em nome de todos da minha familia.
um grande bejo

João Paulo
jpcoelho_sp@yahoo.com.br

4:14 AM  
Blogger João Paulo Coelho said...

Achei o máximo essa homenagem que fez ao Zelito.
Sinto muita saudade dele! Meu irmão amado que sentimos muita saudade!
Sei que está bem onde está agora, mas sua partida deixou um vazio muito grande em nossos corações.
Com o você disse que trocaram fotos, gostaria, se possível, que me mandesse cópias!
Agradeço sua homenagem em nome de todos da minha familia.
um grande bejo

João Paulo

4:14 AM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:22 PM  

Post a Comment

<< Home