Wednesday, December 20, 2006


Um bifinho ou um bolinho de espinafre?

Quando eu era menina no Brasil eu adorava um bifinho com arroz, feijãoe salada de tomates. Eu me lembro que a minha mãe os fritava bem fininhos com cebola. O aroma se espalhava pela casa inteira. Mas eu também me lembro que eu torcia o nariz quando ela tentava me convencer a comer as gordurinhas da carne, supostamente para me ajudar a ganhar um pouco de peso. Eu era tão magra que as minhas pernas pareciam caniços. Minha mãe às vezes colocava cubinhos de carne na sopa. Com a paciência de uma cirurgiã, eu sempre tentava remover aquelas coisinhas que pareciam cartilagem que eu encontrava nos pedaços de carne.

Ao me mudar para os Estados Unidos eu percebi que a versão do bifinho aqui era o steak, um pedaço de carne grossa servida às vezes mal passada. Por alguma razão só de ver um steak já me embrulha o estômago. Como eu estava morando sozinha, se eu quisesse comer carne eu mesma teria que prepará-la. Eu nunca gostei de mexer em carne crua. Foi aí que eu parei de comer carne vermelha. Ainda como frango e peixe de vez em quando, embora também não goste de lidar com o preparo.

Com o tempo eu também aprendi sobre a conecção entre o consumo de carne e o meio ambiente e sobre como os animais são tratados. Hoje em dia quando compro frango, ovos e leite sempre escolho os que não são tratados sem hormônios, antibióticos e que não foram criados em gaiolas minúsculas onde não podem se mexer. Também procuro comprar produtos orgânicos sempre que posso. Não sei como é isso no Brasil no momento, mas aqui esse tipo de informação se encontra no rótulo dos produtos.

Enfim, hoje em dia eu adoro verduras e legumes. Tudo o que eu detestava quando era pequena. Para a minha surpresa, eu li um artigo na BBC e no Yahoo News nesse último final de semana falando sobre um estudo feito na Inglaterra, segundo o qual crianças que tem um Q.I. mais avançado tornam-se vegetarianas quando adultas. Segundo o estudo conduzido pela Universidade de Southampton, pessoas que eram vegetarianas aos 30 anos de idade apresentavam cinco pontos acima da média aos 10 anos de idade.

O estudo involveu 8.179 pessoas e foi publicado no British Medical Journal. Homens vegetarianos obtiveram 106 pontos, enquanto que os não-vegetarianos obtiveram 101. Entre as mulheres a diferença foi 104 pontos para vegetarianas comparado a 99 para as não vegetarianas.

No entanto, os pesquisadores afirmam que em parte os resultados estão relacionados com um nível educacional mais alto e com o tipo de profissão e classe social entre os vegetarianos. Mas após a consideração desses fatores ainda assim existe uma diferença significante entre os dois grupos.

Mas a questão que fica é a seguinte: Alguém se torna vegetarian@ porque tem um Q.I. mais alto ou pessoas que são mais inteligentes e bem informadas podem se tornar vegetarianas ou reduzir o seu consumo de carne porque elas cuidam mais da sua saúde?

Fonte: BBC
Yahoo news

Foto: Meu supermercado favorito Berkeley Bowl que significa literalmente a tigela de Berkeley.

18 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Regina!
Eu não devo ser muito inteligente! Hahaha! A sério, não consigo viver sem carne. Não consigo imaginar comer frutas, legumes e tofu... Sou um bocado carnívora mesmo!
Já a minha irmã (cujo QI está ao nível de um génio, de acordo com os testes que ela fez) só ainda não se tornou vegetariana a 100% porque quando vem a casa no fim de semana, tem de comer o que está feito! Mas de resto ela é super fã de comida macrobiótica e coisas do género.
Eu só consigo imaginar o sabor a terra da 1ª (e única vez) que tentei comer tofu...
Beijos.

1:44 AM  
Blogger Renata said...

Diia Regina...
Não sei se já teve oportunidade de ver mas existe um documentário no "youtube" chamado terráqueos... confesso que não consegui ver tudo... é preciso estômago e um pouco de sangue frio.. li que algumas pessoas deixaram de comer carne depois de assisti-lo... é dose mesmo... fala mto bem de como grande parte dos animais são tratados e "sugere" as implicações do "seu" consumo... enfim... sinto que já não sou uma graaaande fã de carne como fui um dia, mas confesso que não descarto um bom churrasco!
Um abração!

3:59 AM  
Blogger Lucia Malla said...

Oi regina! Obrigada pela mensagem carinhosa lá no meu blog! Q vc tenha tudo em dobro de felicidade.

Eu já tinha lido sobre essa pesquisa. Achei interessante, apesar de adorar uma carne. :P

Beijos.

5:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina:
Acho que ainda dá tempo de eu mudar. Quem sabe não fico mais inteligente?
Aqui, no Brasil, os orgânicos estão em alta, mas custam bem mais caros, o que acaba levando a um consumo menor.
Como você, sempre que posso, compro coisas sem os venenos tradicionais.

7:06 AM  
Blogger Regina said...

Sofia,

Vai ver que o tofu foi mal preparado, hehehe! O bom de tofu e' que pode absorver quase qualquer gosto. Eu gosto de tofu com legumes e curry. Falando serio, eu acho os resultados desse estudo sugerem que pessoas inteligentes e bem informadas se preocupam mais com a saude e, portanto, consomem uma alimentacao mais balanceada.

Ah, eu consumo leites e carnes sem hormonios. Eu havia escrito "com". E nisso que da escrever de madrugada.

Bjs.

Regina

11:07 AM  
Blogger Regina said...

Mulher reticencias,

Obrigada pela dica sobre o documentario no youtube. Vou procurar e ver se tenho estomago para assistir. Eu tb perdi o gosto pela carne em parte por ter pena do sofrimento dos animais.

Ah, eu consumo leite e carnes sem hormonios. Eu havia escrito "com". E nisso que da escrever de madrugada.

Bjs.

Regina

11:09 AM  
Blogger Regina said...

Lucia,

Voce nao acha que os resultados dessa pesquisa sao meio o que vem primeiro o ovo ou a galinha? As pessoas inteligentes viram vegetarianas ou e' pelo fato de serem inteligentes que eles prestam mais atencao no que comem?

Tudo de bom. Sempre.

Beijos,

Regina

11:10 AM  
Blogger Regina said...

Lino,

Eu acho que o mais importante e' uma alimentacao balanceada seja ela totalmente vegetariana ou nao. Acredito que nunca e' tarde para mudarmos alguns habitos que nao sejam saudaveis.

Os organicos aqui tambem sao mais caros, mas eu acho que vale a pena dentro do possivel. O leite, por exemplo, custa o dobro. A carne entao e' carissima. Ainda bem que nao gosto de carne e assim economizo um pouco.:-) Mas, quanto a legumes, frutas e verduras eu compro a maiioria organico. Eu vejo isso como um investimento na minha saude e na saude dos meus filhos.

Ah, eu consumo leite e carnes (frango e peixe) sem hormonios. Eu havia escrito "com". E nisso que da escrever de madrugada.

Bjs.

Regina

11:16 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina, como carne esporadicamente! Não consigo recusar um bom churrasco, mas a carne tem que ser bem passada.
Vi na tv essa reportagem e achei tudo a ver.
Vejo as diferenças de gosto aqui em casa e na personalidade de cada um. Quem mais gosta de carne, tem os níveis de testosterona lá em cima!! (rs*)
Não sou muito fã de legumes, mas não dispenso uma boa salada.
Diria que aqui em casa ela é o prato principal.

Beijus

5:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

O sistema de comentário da postagem acima, não entrou pra mim. Apareceu uma mensagem estranha!!

Feliz natal pra você também!!

Beijus

5:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina, a relação do Q.I. e alimentação saudável é bem interessante, porém igualmente polêmica. Muitos dos grandes gênios da humanidade foram notoriamente desleixados com suas vidas, inclusive com a alimentação. Por outro lado, acho que uma alimentação saudável faz com que a gente se sinta melhor em tudo, inclusive intelectualmente. Acho, também, que pessoas "inteligentes" (o Q.I. não é um fator determinante num conceito mais abrangente de inteligência, mas sim um conjunto de fatores) tendem a fazer opções inteligentes, mas não é via de regra.
Ontem, por coincidência, assisti um documentário da BBC sobre a péssima alimentação dos ingleses. Só que achei bem tendencioso e classista.
Aqui há muitos anos temos feiras de frutas e verduras orgânicas, padarias que fazem o pumpernickel diariamente. Acho que o problema maior está com as carnes, nunca se sabe o que vc está comprando. Eu fui vegetariana por um tempo e depois sucumbi aos "prazeres da carne" (no pun intended!) novamente. Mas, no geral, acho que temos uma dieta muito boa, comemos MUITA salada, frutas, nozes e carnes magras. As meninas são fãs de doces e eu tento controlar mas às vezes não consigo.
Bjs,
Cris

11:29 AM  
Blogger Lili said...

Que interessante!!! Eu também me tornei vetariana por motivos bem parecidos. Hoje ue como carne e frango de vez em quando, quando sou convidada, mas nunca faço em casa nem peço quando como fora. Acho que a teoria da conscientazação é boa.

12:46 PM  
Blogger Regina said...

Luma,

Achei interessante o que voce falou sobre o gosto pela carne e o testosterona. Eu acho que tem a ver, sim. Tb gosto de saladas.

Feliz Natal pra voce tb, querida!

Beijos,

Regina

12:47 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Concordo com voce que e' realmente um assunto polemico. Eu acredito em alimentacao saudavel dentro do possivel. Pelo que eu ja li o alto consumo de carne vermelha nao faz bem a saude. Eu acho tb que a alimentacao esta ligada a classe social. Comida organica e de boa qualidade e' realmente bem mais cara do que junk food (especialmente aqui, onde alguem pode comprar um hamburger no McDonald por $1). Em relacao as carnes eu acho que o perigo tb esta na quantidade de hormonios e antibioticos que eles dao para os animais. Eu ja li em algum lugar que ha uma relacao entre os hormonios encontrados nas carnes e no leite e o desenvolvimento precoce em algumas meninas.

Beijos,

Regina

12:53 AM  
Blogger Regina said...

Lili,

Que prazer reve-la por aqui. E' incrivel como quando temos que preparar a nossa propria comida comecamos a pensar mais sobre tudo isso. Eu fiquei mais antenada ainda depois que tive filhos. E uma responsabilidade muito grande o tipo de alimentacao que a gente escolhe para a garotada. Hoje em dia eu leio rotulo e tenho mais cuidado com as minhas escolhas.

Bjs.

Regina

12:56 AM  
Blogger Lucia Malla said...

Regina, é exatamente isso q eu penso. O ovo ou a galinha. É o tipo de pesquisa q fala, fala, mas não diz muita coisa. Beijos, e feliz Natal pra vc e sua família! :)

2:31 PM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

5:59 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:07 PM  

Post a Comment

<< Home