Friday, December 08, 2006


John Lennon

Recebi o texto abaixo de Laura. Eu gostei to título “8 de dezembro: O dia do perdão.” O perdão purifica. É necessário perdoar porque a mágoa envenena. É necessário perdoar porque há de haver mais compaixão. É necessário perdoar porque o rancor só alimenta a dor. Espero que um dia Yoko Ono possa perdoar o assassino de John Lennon. Eu acho que ele o teria perdoado.

"O dia de 8 de dezembro está novamente se aproximando. Neste dia, todos os
anos, sei que muitas pessoas em todo o mundo se lembram de meu marido John
Lennon e de sua mensagem de paz", escreveu Ono em carta publicada pelo
jornal New York Times.
A viúva de Lennon também mencionou o sofrimento de outros que perderam
entes queridos em atos de violência, assim como dos que sofreram abusos e
torturas.
"Digo às pessoas que perderam entes queridos sem motivo: perdoem-nos por não
ter
conseguido impedir a tragédia, e rezemos para que as feridas se
fechem", diz o texto.
"Aos soldados de todos os país em todos os séculos, que ficaram aleijados
por toda a vida ou que perderam a vida, digo: perdoem-nos por nossos erros
de julgamento e o que aconteceu por causa deles", prossegue.
"Às pessoas que foram abusadas e torturadas: perdoem-nos por ter permitido
que isso aconteça", acrescentou.
"Como viúva de alguém que foi assassinado em um ato de violência, não sei
se estou pronta para perdoar o homem que apertou o gatilho. Estou certa de
que todas as vítimas de crimes violentos sentem o mesmo do que eu.
Mas sarar é do que o mundo mais precisa hoje. Saremos nossas feridas
juntos", pediu Ono.

John Lennon foi assassinado em 8 de dezembro de 1980 na porta do edifício
onde morava em Nova York. Yoko Ono estava com ele no momento do ataque. O
assassino, Mark David Chapman, continua preso pelo crime.

Num dia 8 de dezembro o mundo também perdeu Tom Jobim e Florbela Espanca. Mas no dia 9 ganhou a minha filhota Naima e no dia 10 Clarice Lispector.



Eu te perdôo

Eu te perdôo

Porque é te perdoando

Que eu posso perdoar a mim mesma


Eu te perdôo

Num gesto egoísta

Eu não o faço por você, senão por mim mesma


Eu te perdôo

Abrindo portas rancorosas

Que me aprisionam a alma


Eu te perdôo

Porque a mágoa é uma mortalha

Que já não me serve


Eu te perdôo

Porque o passado me escorre pelas escadas

Feito água abaixo


Eu te perdôo

Porque é te perdoando

Que eu me refaço inteira

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Que post lindo, Regina. A carta da Yoko é honesta e comovente...
Às vezes é MUITO difícil perdoar. A filha de uma pessoa próxima a mim foi estuprada... Ela e o marido estão chocados, cheios de raiva. O trauma, um carimbo no rosto da criança... uma tristeza sem dia para acabar. Acho que vai levar muitos, muitos anos para perdoar.

Gostei muito do teu poema. Você o escreveu p/ este post? Dizem que quando você consegue escrever um belo poema "por encomenda", está com a mão treinada. :-)

bjs,
Cris

4:19 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Obrigada pelo elogio.
Pois e', eu sei que e' muito dificil perdoar. Leva tempo, especialmente quando a ofensa e' tao grave assim como no caso da Yoko e da sua amiga. Mas eu acho que no final das contas, o rancor so contamina a alma da gente. Nao faz bem para a saude. Quando eu falo em perdao, nao estou querendo dizer que devemos esquecer o que aconteceu ou muito menos nao atribuir a responsabilidade aos culpados. Penso apenas que o rancor jamais vai desfazer o que foi feito e serve apenas para cristalizar a dor. E' uma das razoes, entre muitas, pela qual eu sou contra a pena de morte.

Eu escrevi o poema a partir da frase "o dia do perdao". As primeiras frases me vieram quando eu estava dirigindo e as outras numa sentada so'.

Beijos em voce e na familia,

Regina

10:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,

Eu concordo com você - o rancor só faz mal p/ quem o sente e não desfaz tragédias. Acho que só o tempo faz vc realmente ver isto. No caso da pessoa que eu conheço, está tudo muito fresco e eles estão lidando diaramente com o crime, tentando identificar o cara, levando a menina a médicos e psicólogos, recebendo visitas desagradáveis de assistentes sociais despreparadas, medicando a menina contra doenças... dá p/ imaginar?? Parece que o cara atacou de novo na semana passada, e, desta vez matou um menino. Um horror. Estou bem chateada c/ o que aconteceu, mas o mais inteligente é lidar com a dor e fazer com que o trauma não seja muito grande para a menina. E, depois, perdoar. Mas acho que vai levar muito tempo mesmo.

bjs,
Cris

7:53 AM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:07 PM  
Blogger oakleyses said...

canada goose, canada goose, karen millen, canada goose, swarovski crystal, hollister, wedding dresses, ugg, barbour, moncler, canada goose, ugg pas cher, canada goose uk, moncler, sac louis vuitton, pandora jewelry, ugg boots, juicy couture outlet, canada goose jackets, pandora jewelry, moncler, michael kors outlet, swarovski, ugg, pandora charms, moncler, juicy couture, ugg, marc jacobs, moncler, michael kors outlet online, moncler outlet, canada goose, pandora charms, links of london, doke gabbana, louis vuitton, thomas sabo, canada goose outlet, barbour, sac lancel, sac louis vuitton, supra shoes, coach outlet store online, louis vuitton uk, toms shoes, moncler, louis vuitton, montre homme, moncler, michael kors handbags, rolex watches

6:32 PM  

Post a Comment

<< Home