Sunday, December 10, 2006


Clarice Lispector


"Não é que vivo em eterna mutação, com novas adaptações a meu renovado viver e nunca chego ao fim de cada um dos modos de existir. Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso, entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus."
Um sopro de vida

Ler Clarice é quase como uma meditação. Até os seus livros infantis são introspectivos e existenciais. O meus filhos adoram A mulher que matou os peixes, onde a narratora é a própria autora. No livro ela explica como acidentalmente se esqueceu de dar comida para os dois peixinhos e os deixou morrer de fome. Mas esse é apenas o começo. Ela também conta do quanto amou os seus outros bichinhos e pede aos meninos e as meninas que a perdoem pelo acidente. Clarice, uma das maiores escritoras brasileiras, sempre examinando os mistérios da condição humana.

Hoje ela estaria completando 86 anos. Ela morreu de cancer no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos.

16 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Regina:
Você lembrou bem a literatura infantil da Clarice e acho que foi a única, dentre os blogadores, a fazer isso.
Ela é boa em todos os campos.
Estou passando para agradecer a adesão à blogagem coletiva.
Obrigado, amiga.

3:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,
Tenho duas amigas da Ukraina e contei a elas sobre a Clarice, elas foram direto a biblioteca para ler algumas de suas obras todas orgulhosas é claro, não sabiam nada sobre ela.Muito legal seu post deu até vontade de ler sobre os peixinhos, mas acho que não encontro por aqui.
Beijos

2:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina.
Ao contrário da maioria dos portugueses que nunca ouviu falar de Clarice, eu ouvi e muito. Como sou professora de português, uma das disciplinas na faculdade era Literatura Brasileira. Sou sincera: no meio de tanta coisa chata, Clarice foi quem me salvou de chumbar a disciplina. Foi a minha salvação no exame final pois pude dar largas à escrita e fazer uma dissertação que me valeu 14 valores (numa escala de 1 a 20).
Beijinhos.

4:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

Off topic:
Re, tu vas aussi essayé d'aider la jeune fille? C'est a propos le email que D. nous a envoyé. Je l'ai écrit deja e je vais te renvoyé mon email pour que tu le lises. Comme ça, si tu decide de l'aider aussi, tu peux lui dire de choses que je n'ai pais dit. Ce sujet lá me touche immensement.
bises,
Cris
P.S. Je suis vraiment ocupée et preocupée. Pense a moi jeudi...

5:43 AM  
Blogger Vera F. said...

Regina, gostei do seu poste sobre a Clarice Lispector.
Uma coincidência. Sou Regina tbm. Vera Regina. Meu professor de latim vivia me chamando de Verdadeira Rainha(é isso que o meu nome significa). Bem que eu gostaria de ser...rsss.

Bjos.

7:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

Viva Clarice!
Ever!

6:18 PM  
Blogger Regina said...

Lino,

Foi um prazer!

Bjs.

Regina

12:18 AM  
Blogger Regina said...

Elizabeth,

O livro sobre os peixinhos eu comprei no Brasil. Infelizmente aqui eu nao encontro nenhum livro infantil em portugues. Em que lingua as suas amigas estao lendo Clarice?

Bjs.

Regina

12:20 AM  
Blogger Regina said...

Sofia,

Fiquei surpresa que muitos portugues nao conhecem a Clarice, pois ela e' uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos.

Beijocas,

Regina

12:21 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Jeudi, je pense a toi... Mais je la confiance... Tu est vraiment preocupee, mais tu nes besoin pas...Je suis sure!

Je ne sais pas qua dire a cette jeune fille. Mais demain, je vais essayer... C'est tres triste!

12:27 AM  
Blogger Regina said...

Vera Regina,

Que nome bonito! Verdadeira rainha, voce provavelmente o e', so que nao sabe.;-) Cabe a nos vermos a rainha dentro de nos mesmas.

Beijim,

Regina

12:29 AM  
Blogger Regina said...

Beth S,

Clarice e' eterna, atemporal!

Bjs.

Regina

12:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

que maravilha de post! Valeu!

10:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

que maravilha de post! Valeu!

10:45 PM  
Blogger Regina said...

Anita,

Obrigada, querida! Clarice e' mesmo especial, one of a kind, nao e' mesmo?

Bjs.

Regina

3:58 PM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:53 PM  

Post a Comment

<< Home