Monday, August 07, 2006

A tradição das lanternas flutuantes no Japão






No Japão, pequenas lanternas conhecidas como “barcos das almas” são colocadas em rios, lagos e riachos como uma homenagem aos antepassados. Antigamente as pessoas acreditavam que as almas viajam para o paraíso nesses “barcos.”

No dia 6 de agôsto de 1945, a primeira bomba atômica destruiu a cidade de Hiroshima e três dias após o mesmo aconteceu com a cidade de Nagasaki. As pessoas que não morreram imediatamente sofreram queimaduras horríveis. Para aliviar a dor e o calor, muitas delas se jogaram nos rios. Por volta de 1948, os japoneses começaram a flutuar lantenas nesses rios como uma forma de prece para que os seus antepassados que morreram durante a guerra possam descansar em paz. Essa tradição continua sendo comemorada nos dias de hoje.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muito triste, tudo isso...bombas, guerras. Aqui no Japão eles mostram alguns sobreviventes dessa loucura e como sofrem coitados.
Vim agradecer sua visita e mensagem do meu blog :)
Beijos e boa semana

1:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Não sabia que Curitiba participava desta luta contra as armas nucleares. Realmente nesta cidade muita coisa acontece em favor da vida e do universo.
Beijo

11:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Minha sogra, que era judia, quando estava perto de sua morte, dias antes,começou a entrar num mundo proprio onde se via num barco, invariavelmnte, que deslizava enquanto ela se despedia dos netos e entes queridos. Todas essas imagens devem ter um amplo significado no inconsciente coletivo. Quanto as bombas, so fico pensando que essa catastrofe tao horrorosa, tao ofensiva a humanidade inteira, agora poderá ser milhares de vezes maior. O mundoparece estar caminhando para isso. Preferia pensar que estou so com TPM e depois passa,mas sei que é mais que isso. Beijos para voce,

12:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tudo aqui é bem bonito, esse post que é também uma "lanterna", os outros abaixo que acabei de ler com satisfação, com gosto. Veja só como a amamentação é importante (rsrsrs), por causa dela cheguei até aqui!
Abraço do sertão de PE.
Grato pela visita lá no meu sitio matuto.

7:18 PM  
Blogger Regina said...

Cakau,

Deve ser impressionante ouvir a historia desses sobreviventes.

Bjs. e bom findi,

Regina

2:53 AM  
Blogger Regina said...

Rosana,

Pois e', Curitiba e' mesmo uma cidade super avancada em muitas coisas.

Bjs.

Regina

2:54 AM  
Blogger Regina said...

Jasmine,

Que imagem mais linda essa que voce descreveu sobre a sua sogra!

Realmente e' muito triste ver tudo que esta acontecendo ao nosso redor. Mas tb ha muitas pessoas trabalhando para reverter essa situacao.

Bjs.

Regina

2:56 AM  
Blogger Regina said...

Raimundo,

Obrigada pelo elogio. Que legal saber que estou me comunicando com alguem do sertao pernambucano. Eu so conheco o Recife. Espero um dia poder ver mais do seu estado. Em breve, lhe farei outra visita.

Abraco californiano,

Regina

2:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Excellent, love it! » » »

11:29 PM  

Post a Comment

<< Home