Tuesday, August 01, 2006


Semana Mundial de Amamentação


Uma das memórias mais doces que eu tenho dos meus primeiros meses com o meu filho e com a minha filha é a sensação de beleza e plenitude que eu senti ao amamentá-los. Eu nunca senti nenhum pudor em amamentá-los em público. Pelo contrário, eu me senti orgulhosa de poder alimentá-los com o meu leite materno e ver como eles estavam crescendo lindos e sadios. Felizmente, ninguém nunca fez nenhum comentário e se tivesse feito eu teria ignorado. Acredito que a amamentação é um direito sagrado e um dos melhores presentes que uma mãe pode dar ao seu bebê.

Outro dia eu li na BBC on line que o leite materno também funciona como um analgésico para recém nascidos, especialmente para os prematuros. O estudo foi conduzido pelo hospital Mount Sinai, em Toronto, que observou mil bebês e concluiu que a amamentação aliviava a dor dos bebês prematuros que necessitam de tratamento na unidade de terapia intensiva. Os cientistas observaram os batimentos cardíacos, a respiração e quanto tempo o bebê chorava após cada agulhada para analisar a intesidade da dor.

Eles acham que além do consolo da proximidade da mãe, outros fatores que contribuem para que o leite materno alivie a dor é a doçura do leite e possivelmente uma alta concentração de um componente químico o qual ajuda a produzir endorfina que, por sua vez, funciona como um analgésico natural.



Minha filha nasceu pesando pouco mais de 4lb (2kg) e por pouco não precisou ir para a encubadora. Estou segura que a amamentação e a proximidade dela ao meu corpo contribuíram e muito para a sua saúde.

29 Comments:

Blogger Déia mamãe do Lucas e Bella said...

Regina, AMEI teu post!
Tb sou brasileira morando nos EUA (Pittsburgh, PA), casada com dinamarquês, nosso Lucas tem contato com 3 culturas e linguas, que legal!

Tb participei da blogagem coletiva, falamos sobre amamentação prolongada ;)

Um beijo
Andréia e Lucas

9:41 AM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Regina, queridíssima, você tá linda demais nas fotos! beijo enorme e obrigada por ter participado :-)

11:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eh verdade Regina, vc esta muito linda amamentando. Gostei, principalmente, da foto da fonte.

Sabe que quando estava gravida pesquisava, vorazmente, tudo que pudesse sobre a gravidez e amamentacao. O leite materno eh um remedio potente que, inclusive, altera sua composicao para atender as necessidades do bebe.

A minha primeira historia relativa a amamentacao eh meio triste. Foi na minha primeira gestacao, quando perdi meus gemeos e, totalmente desavisada, meus peitos se encheram de leite. O que era para ser um festa, acabou sendo um momento muito triste pois, durante 1 semana, meus seios se enchiam de leite e eu havia perdido meus bebes.

Mas, enfim, como a vida traz muita coisa boa tambem, um ano depois, estava eu, toda feliz amamentando minha linda e voraz filhinha (q, hoje em dia eh mais alta do que eu).

Bjs grandes,
Cris

5:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

Muito legal participar da blogagem coletiva e conhecer novos blogs...

6:16 PM  
Blogger Regina said...

Deia,

Obrigada pela visita. Tambem pratiquei amamentacao prolongada. Meus filhos sao um super mamiferos e mamaram por um tempao.

Bjs.

Regina

1:51 AM  
Blogger Regina said...

Denise,

Obrigada pelo elogio e pela iniciativa da blogagem coletiva sobre um topico tao importante.

Bjs.

Regina

1:52 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Sua estoria com os gemeos e' muito triste. Quando li fiquei so imaginando a dor que voce deve ter sentido com os peitos cheios de leite sem os bebes ao seu lado. I am sorry you had to go through that.

Ao mesmo tempo, que maravilha, que um ano apos chegou a sua filha.

Beijos,

Regina

1:55 AM  
Blogger Regina said...

Roseanne,

Obrigada pela visita. Ainda vou chegar no seu. Estou checando todos alfabeticamente.

Tudo de bom,

Regina

1:56 AM  
Blogger Regina said...

Cica,

Obrigada pela visita. Que foto linda essa a sua.

Beijos em voce e nos meninos,

Regina

1:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Regina!!

Achei seu post interessante... nada como a experiência das pessoas, assim como a sua que é maravilhosa, para transmitir o quanto deve ser bom amamentar. Peço a deus que me conceda mais esta dádiva.
Minha filha está super agitada na barriga... acreditamos que ela venha um pouco antes da hora... mas bem que gostaria que ela fosse virginiana, e que nascesse no dia do aniversário do Papai dela (03/09)planejo fazer Parto Normal... por isso não tenho tanta previsão assim.

Beijinhos!!!

** Obrigada por visitar nosso cantinho, sempre que puder de uma espiadinha. É muito bom fazer novas amizades!! ***

4:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,
primeiro: você está uma verdadeira musa nessas fotos. Que coisa mais linda!
segundo: pelas fotos anteriores as dá pra notar que as suas filhas são bem saudáveis -- good job, mama!

Essa idéia foi muito boa, ne? Estive lendo alguns posts, mas ainda não deu tempo para ler tudo por conta de um deadline que está chegando. Mas foi um bom "break" do frenesi que era só ler sobre a guerra.

Acho que devíamos fazer outras blogagens coletivas sobre diversos assuntos (a Denise teve mesmo uma idéia boa), o que você acha?
Beijos,

5:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Regina, lindo post e lindas fotos!
Você é uma mulher e tanto, enfrentando preconceitos e amamentando seus bebês em público.
Parabéns!
Beijoca

10:21 AM  
Blogger Unknown said...

Oi Regina,
Obrigada pela tua visita,adorei teu comentário e fiquei feliz em saber que vc já pasava por lá,mesmo que "mudinha".
Fotos lindas,post maravilhoso.

Adoro essas "misturas",acho enriquecedor,poder crescer com várias línguas e ter contato com várias culturas,

Beijocas,

1:20 PM  
Blogger Anunciação said...

Nada mais lindo que a própria experiência retratada nesse ato de amor e saúde que é a amamentação.Parabéns!

2:51 PM  
Blogger Andréa said...

Lindas fotos e lindo depoimento, Regina!! Obrigada pela visita e pela participação num projeto tão importante como esse de blogagem coletiva. Beijão.

5:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina
As fotos estão lindas! Vc é muito bonita, mas como dizem, a maternidade faz as mulheres mais bonitas. Muito bom o seu Post!
Beijos

8:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina
Faço coro às outras blogueiras, você escolheu fotos lindas para homenagear a amamentação. Parabéns pela sensibilidade! Aliás, adorei seu blog de uma maneira geral, cheguei a chorar lendo seus comentários e poesias sobre a guerra no Líbano.
Um grande abraço,
Fernanda

6:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,
Muito obrigada por sua visita ao meu blog. Adorei seu post. Nunca imaginei que o leite materno fosse analgésico. Mas faz todo o sentido. Se pensarmos nas endorfinas do cerebro tb, na confiança que o bebê deve sentir ao estar no peito da mae e tudo mais, dá para entender a coisa como função cerebral, quimica cerebral não é? Sou só palpiteira e estudo Psicologia. Quanto a alfafa, funcionou para mim e funciona nas éguas. Foi um conselho da minha sogra , nao sei se foi psicologico, realmente nao sei. Nunca pesquisei o assunto. Mas so de funcionar, foi maravilhoso. Um super beijo e vou ler mais o seu blog,

7:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi obrigada pela visita. Muito boi esta campanha da amamentação..Legal que os teus filhos praticam e falam as 3 linguas...
Bjs

9:52 AM  
Blogger Ligia said...

Olá, Regina! Obrigada pela visita e pelo comentário no meu blog. Adorei seu perfil e o blog!! Suas fotos amamentando são maravilhosas!!! Vou vir aqui sempre!
Beijão!!!

3:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

oi, regina, vi seu recado no LV das motherns e passei aqui pra te conhecer. Sou tradutora também...
beijo.

7:04 AM  
Blogger Laura_Diz said...

Tenho fotos semelhantes às suas :) com cabelão tbm, dando de mamar na praia, mas nem tenho no PC, só no papel.
Teu maridão além de músico ainda mergulha? que Homemmmm hihihi
acho lindo mergulho, mas sou mto medrosa,morei em C Frio onde está cheio d emergulhadores e eu nunca tentei, sou pra dentro, estas coisas de esportes... só exercício em piscina para desenferrujar.
Bjs querida, seu blog está mto bom, li os posts abaixo.
Tem um lindo poema, triste...
Laura

10:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina , cheguei aqui atraves do LV do mothern, adorei seu post e tb tinha esse mesmo desprendimento de amamaentar em publico, me achava poderosissima de poder sustentar em meu peito um ser humao!

4:04 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Regina, se todos os povos fossem conscientes do poder de proximidade e do resultado a longo prazo que traz para um cidadão, uma mãe amamentar seu filho, não existiria essa coisa chamada vergonha. Isso não cabe aqui!! Beijus

5:40 PM  
Blogger Simone said...

Regina, suas fotos e seus post estão lindos. Obrigada pela visita ao meu blog. Bjs

8:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nossa, quantas fotos lindas de você amamentando!

bjs

10:41 AM  
Blogger Thales said...

Parabéns, Regina, pelas fotos.

Obrigada pelo recadinho!!!!

Lisandra.

6:22 PM  
Blogger VITORIO NANI said...

Quem disse que a cena de uma mãe amamentando causa erotismo num homem, não passa de uma verdadeira idiota. Sou homem, tenho 3 filhos e 4 netos e sempre vi esse momento como um dos mais respeitosos e sublimes da humanidade.

7:29 AM  
Blogger Patrícia Santos Gomes said...

Acho que só as imagens que vc colocou já falam tudo! Muito lindas e texto muito gostoso de ler!

8:36 AM  

Post a Comment

<< Home