Friday, September 07, 2007


Pérola verde e amarela

Não estou acostumada a receber convites oficiais. Mas desde que apresentei uma oficina sobre biliguismo no consulado brasileiro com uma amiga há dois anos isso mudou. Fui convidada pela segunda vez a participar da cerimônia de 7 de setembro na prefeitura de San Francisco. Esse dia foi declarado Brazilian Heritage Day em San Francisco, ou seja, um dia em que se comemora a contribuição de brasileiros na área de San Francisco.

Eu sempre me sinto como um peixe fora d’água nesse tipo de ocasião, mas sempre acabo por encontrar alguns outros gatos pingados como eu. Mas nesse ano não foi tão divertido como no ano passado com o prefeito que é super simpático. Leia aqui sobre a minha experiência no ano passado. Desda vez quem presidiu a cerimônia foi Charlotte Schultz, a chefe de protocolo da prefeitura. Ela é esposa de George Schultz que foi secretário de estado durante of governo de Reagan.

Após o hasteamento da bandeira brasileira no balcão da prefeitura, uma cantora lírica cantou os hinos do Brasil e dos Estados Unidos e a Ms. Schultz entregou uma declaração para o cônsul. Durante o seu discurso ela me saiu com essa pérola:

- There are thirty thousand Brazilians living all over the Bay Area. But you normally only come together during Carnival and that is when you wear less clothes. (Há trinta mil brasileiros espalhados na área da baía de San Francisco. Mas vocês geralmente só se reúnem no Carnaval e é quando vocês usam menas roupas.)

Podem me chamar de chata, mas na minha opinião alguém trabalhando nessa posição deveria ter um pouco mais de cautela com esse tipo de piadinha. Eu não fui a única pessoa a reagir dessa forma. Esse tipo de comentário geralmente não passa batido entre muitas mulheres brasileiras que moram fora há muito tempo e já estão cansadas de lidar com esse tipo de situação.

O cônsul então lhe ofereceu um livro de receitas brasileiras num gesto de boa vontade, embora eu não acredite que essa mulher jamais faça a sua própria comida. Eu, que algumas vezes peco pelo sarcasmo, teria tido:

- Here is a book of Brazilian recipes and you won’t even need to wear a biquini while you are cooking! (Aqui está um livro de receitas brasileiras e você nem precisará usar um biquíni enquanto está cozinhando.)

Foi bom rever algumas pessoas legais que eu conheço, mas foi uma festinha bem sem graça sem comida e sem música. No ano passado pelo menos tinha uns canapés além do prefeito boa pinta.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eu viajo muito e realmente a mulher brasileira não tem boa fama. Mas acho q as propagandas sobre turismo no Brasil deveriam mostrar mais do q carnaval e mulher pelada...
Beijos

5:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,

Nem é preciso morar fora há anos para achar esse tipo de comentário ridículo. Ilustra muito bem a visão estereotipada que a tal mulher tem da brasileira. Eu não acho nem um pouco engraçado. Então é tudo oba-oba?

bjs

8:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

Piadinha ridicula, realmente. Um saco ainda ter que ouvir esse tipo de coisa.

12:46 PM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

7:11 PM  

Post a Comment

<< Home