Friday, July 20, 2007


Noite alta

São cinco e meia da manhã e eu ainda não preguei o olho. Está amanhecendo e eu estou tomando um chá de camomila para ver se finalmente me acalmo. Escrever também ajuda a me relaxar, portanto aqui estou. Eu normalmente nunca tenho problemas para dormir. Muito pelo contrário, durmo até demais. Só não consigo dormir na véspera de viagem. Eu não viajo até agosto mas já ando super nervosa com tudo. Também não durmo bem quando o meu marido tem que sair de casa às três ou quatro da manhã para pegar um vôo às seis. Mas hoje foi pior. Ele saiu para viajar e nós só vamos nos ver quando eu voltar do Brasil por isso tínhamos muitos detalhes para coordenar.

É incrível o número de detalhes que envolvem uma viagem internacional, especialmente com crianças. Tive que renovar os dois passaportes da minha filha (o brasileiro e o americano). Do lado brasileiro, deu o que fazer para eu encontrar um lugar que fizesse as fotos no tamanho estabelecido pelo consulado brasileiro (as fotos para o passaporte americano são bem menores). Depois de telefonar para vários lugares uma amiga brasileira me recomendou um lugar. O fotógrafo era vietnamita e já sabia que em vários outros paises a foto tem que ser maior. O único problema é que como o tamanho fugia ao padrão tive que pagar $20 por quatro fotos (embora o consulado pedisse duas ele só fazia quatro). Oh, well... Do lado americano, eu tive que pagar $100 a mais para receber o passaporte em um mês. O passaporte em si já custa quase $100 (e no momento demora mais de dois meses). Nessa história toda o passaporte americano saiu quase $200 enquanto que o brasileiro custou $30 e ficará pronto dentro de uma semana. Pelo menos nesse aspecto o consulato brasileiro está supra-sumo da eficiência. Além disso não pude me esquecer da autorização de viagem assinada pelos pai senão as crianças não viajam.

Foi um outro pesadelo tentar pagar pela passagem área do Brasil aqui. O pessoal do Visa é tão eficiente que pensou que eu estava tentando sacanear a mim mesma e bloqueou a transação. Telefonamos e o cara do Visa diz que terei de tentar de manhã. Eles devem pensar que os malandros só sacaneam com o cartão tarde da noite. Ufa!

Enquanto meu marido preparava as malas, pagava as contas, etc eu aproveitei o tempo para guardar a roupa limpa e juntar as meias. É incrível como as meias desaparecem, quero dizer só uma delas desaparece. Acabei com uma pilha de meias solitárias e encardidas do meu filho que acabaram no lixo.

Finalmente, meu marido saiu às 4:00 para o aeroporto. Eu estava terminando de dobrar as últimas roupas quando senti um chacoalhão brusco. Depois mais um. Dessa vez eu senti a terra balançar debaixo dos meus pés por uns 30 segundos e uns enfeitinhos que eu tenho numa prateleira pequena no quarto começaram a cair. Já passei por muitos terremotos mas fiquei morrendo de medo como dessa vez. Fiquei com as pernas bambas com medo de outro acontecer logo em seguida (isso é bem comum) e eu sozinha com as crianças dormindo.

A minha filha acordou e tentei o máximo possível manter a calma e ela adormeceu de novo. Telefonei para o meu marido e ele me disse que a Bay Bridge (a ponte que conecta Berkeley à San Francisco) estava fechada desde a meia-noite por causa de um acidente (nada relacionado ao terremoto) e ele quase perdeu o vôo.

Esse terremoto foi 4.1 na escala Richter. O terremoto de 1989 quando uma parte da ponte desabou foi bem mais intenso. (7.1 na escala Richter) mas como eu estava sentada num banco na rua à espera do ônibus não me pareceu tão grave. Eu só fui me dar conta da seriedade da coisa quando cheguei em casa e vui ver as notícias. Os geólogos dizem que há 25% de chance dessa área ser atingida por um terremoto de 7.0 ou mais nos próximos 25 anos.

12 Comments:

Blogger Sofia said...

Pois, Regina, nessa zona da Califórnia as coisas abanam MESMO! Essa Falha de Sto. André trata de abanar tudo e nem consigo imaginar os sustos por aí.

Eu também moro numa zona sísmica (sul de Portugal) e já há muitos anos que prevêem um terramoto daqueles bem grandes. Estamos mesmo aqui perto da ligação de 2 placas tectónicas: a euro-asiática e a africana e por isso estamos habituados a que isto seja um pouco shaky! O último foi há cerca de 2 meses e foi de 5.2 na escala de Richter. Nós até agradecemos quando isto abana um bocadinho! É preferível que abane de vez em quando! Assim vai libertando energias e quando abana não chega a ser muito violento.

Beijos e bom fim de semana.

10:42 AM  
Blogger Simone said...

Regina, eu estou aqui no Sul da Califa mas ainda nao senti nenhum tremor - fico soh esperando!!! Meu marido costuma dizer q qdo o balanco eh forte - p ele a partir de 5.5 - a gente se sente pequenininho...

3:51 PM  
Blogger Ana said...

Ufa Regina que susto, mas acabou nao sendo nada de grave soh um shake-shake. Eu entendo o quanto deve ser tenso ter que viajar assim, e levando as crianças, e seu marido longe. Mas vai passar, pense nas coisas boas ! Beijocas e bom finde.

4:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Quando criança vivi um tremor de terra incomum para a área, mas ainda lembro que o medo perdurou um tempo. Boa sorte na viagem...

7:18 PM  
Blogger JAM said...

sabe, me identifiquei com a estória das meias. aqui também sempre sobra apenas uma...

12:51 AM  
Blogger Regina said...

Sofia,

Menina, pois eu nao sabia que tambem havia terremoto em Portugal!

Bjs.

Regina

1:23 AM  
Blogger Regina said...

Simone,

Espero que voce nao venha experenciar isso tao cedo. Ta um medo...

Bj

Regina

1:23 AM  
Blogger Regina said...

Ana Lucia,

Obrigado pelo carinho! Voce e' muito amavel.

Bj

Regina

1:24 AM  
Blogger Regina said...

Mani,

Ainda bem que a minha filha nao chegou a acordar direito. Aqui esse negocio de terremoto e' tao comum que ate nas escolas as criancas praticam o que fazer em caso de terremoto.

Bj

Regina

1:25 AM  
Blogger Regina said...

Jamine,

Voce nao viu nada ainda. Espera so ate o Artur chegar.:)

Bj

Regina

1:26 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

7:10 PM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

7:17 PM  

Post a Comment

<< Home