Sunday, April 01, 2007



Domingo de Ramos

Hoje é domingo de ramos. Eu não sou religiosa e essas datas geralmente passam desapercebidas por aqui, exceto para as pessoas que frequentam a igreja. Nos primeiros anos eu achava um pouco estranho ter que trabalhar na sexta-feira da paixão. Aqui existe a separação entre a Igreja e o Estado. Embora as lojas estejam decoradas para a Páscoa, as celebrações da semana santa no sentido religioso são bem mais discretas. Nas papelarias os cartões de Páscoa estão lado a lado aos cartões de Pesach, um dos feriados mais importantes da religião judaica que também ocorre nessa época do ano. Eu gosto da idéia de não ressaltar uma religião em detrimento de outras.

Mas por alguma razão, hoje quando acordei eu me lembrei que era domingo de ramos. Eu me lembrei vagamente da minha mãe voltando da missa com um ramo bento. É bonito ver uma multidão carregando as palmas. E a igreja fica bonita toda decorada com ramos verdes em justaposição à imagem pesada da semana santa. Até em Berkeley, que é uma cidade super secular, a igreja estava decorada com palmas. Eu estava a caminho de outro lugar, mas tive que entrar para dar uma olhada. Era final de tarde e um bebê acabava de ser batizado. As pessoas estavam saindo e o bebê dormia tranquilamente no colo do pai. Entrei e olhei para o altar. Tudo estava tão bonito.

Eu gosto quando a igreja está vazia. Para mim é quando ela está mais cheia de paz.

Foto: BBC

0 Comments:

Post a Comment

<< Home