Tuesday, January 02, 2007



O casamento de R. C.

Hoje é meu aniversário de casamento. Quinze anos do meu primeiro casamento. É que eu me casei duas vezes com o mesmo homem sem nem ter que me divorciar. Posso explicar.

Quando decidimos nos casar achamos que faria mais sentido casar primeiro no civil para eu poder dar entrada na papelada da residência dele. Como na época eu só era residente e não cidadã o processo ia ser mais lento. Casamento de estrangeiro é sempre mais complicado. É mais uma pedra no sapato dos imigrantes.

Ninguém pede para ver o passaporte de ninguém antes de se apaixonar.

Pois bem, quando resolvemos nos casar tivemos que ir até a Court (mais ou menos o cartório daqui) para obtermos uma marriage license (lincença de casamento). Mas nós achamos tudo tudo frio e o tratamento tão ríspido que decidimos fazer o casamento em outro lugar. Na corte nos disseram que qualquer pessoa com o título de reverendo ou juiz de paz poderia realizar o casamento e assinar a certidão mesmo que não fosse na corte. Tínhamos apenas alguns dias para decidir onde fazer a cerimônia e quem poderia realizá-la. Na época não tínhamos carro, o que tornou tudo mais difícil.

Finalmente, encontramos um lugar lindo atrás do Lawrence Hall of Science com uma vista linda de San Francisco. Eu conhecia uma amiga chilena que tinha um título de reverenda de uma igreja alternativa, algo meio new age que agora eu nem lembro o nome.

No final da tarde do dia 2 de Janeiro subimos um morrinho atrás do museu com flores, uma mesinha portátil, champanha, velas e cds de Debussy e Egberto Gismonti. Foi uma cerimônia simples mas diferente. Nós mesmos escrevemos o que iríamos dizer em inglês improvisando um pouco dos votos mais tradicionais. Depois eu recitei o Soneto da Fidelidade do Vinícius em português e o meu marido declamou algo que ele havia escrito em alemão. Nunca gostei da expressão “até que a morte os separe”. Prefiro “que seja infinito enquanto dure.”

No dia seguinte ele partiu para a Alemanha por três meses para terminar a mudança dele para cá. Eu me senti como uma noiva de guerra, como uma Hanna Schygulla tupiniquim. No filme O casamento de Maria Braun de Fassbinder, Maria interpretada por Hanna Schygula se casa e logo após o casamento o marido vai para a guerra. É claro que o meu não foi para nenhuma guerra mas mesmo assim deixou um vazio enorme.

Eu escrevi muitos poeminhas na sua ausência. Esse é um deles:

When you come

I am going to catch you

By surprise

I am going to write

Poems on your skin

And fill your belly

With stars

Quando você vier

Eu vou te pegar de surpresa

Vou escrever poemas na sua pela

E encher a sua barriga de estrêlas

Ele voltou no começo da primavera. No verão fizemos uma outra cerimônia também co-escrita por nós e realizada por uma sacerdotiza budista que contou com a presença dos amigos intímos seguida de uma festinha.

Mas ainda hoje a nosso casamento é feito de encontros e despedidas. Hoje mesmo ele estava no Canadá, mas telefonou para a vizinha para me comprar flores.


20 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,

Casamento de estrangeiro é meio complicado mesmo. Eu casei com um canadense e em principio iriamos casar no Brasil, já que a minha família é muito grande e como única filha mulher, era importante para a minha mae que o casamento fosse lá. Fui ao cartório no Rio saber o que precisava para casar e logo me desanimei - mil documentos, todos com traduçao juramentada, carimbos (caros) do consulado brasileiro no Canada, um processo para legalizar esses documentos no Brasil, etc. Me disseram que tudo isso levaria no minimo 60 dias depois que eu apresentasse a papelada.

Pedi pro Alan ver como era o processo para casar no Canada. Um amigo recomendou a igreja unitarian, que era bem flexivel. Ele telefonou para a reverenda e ela disse que como eu era solteira, ela só precisava da minha certidao de nascimento. Precisa traduzir? Naaah, ela disse, o portugues eh parecido com o frances, dando pra ela ler e entender que era minha certidao, tudo ok. Ela só precisaria dos documentos umas 2 semanas antes para poder dar entrada na parte legal.

Conclusao: fizemos o religioso no Brasil e o civil (o legal mesmo) no Canada. Escrevemos os nossos proprios votos, a reverenda (uma mulher muito legal) veio na nossa casa e fez a cerimonia lá, na presença das testemunhas e alguns amigos mais intimos, foi super legal. Depois saímos e encontramos uns 30-40 amigos do meu marido em um restaurante para comemorar.

A reverenda se encarregou da documentacao e depois de umas semanas recebemos as nossa certidao oficial, expedida pelo registro civil do Quebec, pelo correio ;)

2:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,
Nossa, a tua história é muito romântica, ainda que seja marcada por partidas e chegadas. O gesto do Kai (de pedir p/ a vizinha comprar as flores p/ vc) foi de uma delicadeza... só pode ter vindo de um homem que tem um profundo amor.
Lembrei do teu comentário qto à citação do Shaw... Eu também fui como vc... anos de amargura. Descrença. Veja, no entanto, o que a vida reservou p/ vc (e p/ mim também) :-)

Eu estava simplesmente a-pa-vo-ra-da quando casei com o Bill. Coitado... Foi uma cerimônia bem simples. Eu já havia casado (cerimônia romântica, cerimônia alternativa...). Estava traumatizada. Assinei o papel rapidamente e fomos p/ casa. Na lua de mel fomos com as meninas p/ a Bahia. Somente lá, olhando p/ aquele mar maravilhoso, comecei a desestressar.

Parabéns para você e para o Kai. Que vocês tenham muita felicidade para curtir juntos. Muita história bonita para contar p/ a gente e para os netinhos. :-)

Beijo,
Cris.

P.S. Adorei os teus comentários no meu blog. :-) Respondi todinhos.

11:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns para vocês!!!
Gostei do " que seja eterno enquanto dure", mas sensato e menos pesado de se carregar como o até a morte os separe que já não funciona tanto nos dias de hoje.
Eu quando lembro pois ou um fracasso comemoro o dia em que vim morar com o Leif (em 1889) e o dia em que nos casamos (em 1994), mas normalmente esquecemos as duas datas que passam por nós despercebidas.
Beijos

1:24 PM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Que lindo! que dure muuuuuuuuuuuito, querida!
Eu casei na Suecia, foi super rapido e simplesm nada da hiper burocracia brasileira...

Beijocas!

8:45 PM  
Blogger Regina said...

Alexandra,

Realmente a burocracia no Brasil e' bem complicada. Por exemplo, para os mesmo filhos terem a cidadania brasileira eu tenho alem de registra-los com o consulado aqui (o que eu ja fiz) terei que lavrar o registro no Brasil. Cada vez que tentei sempre foi a maior dor de cabeca. Chegaram ate a dizer que eu precisaria contratar um advogado. Pode?

Beijos,

Regina

9:00 PM  
Blogger Regina said...

Cris S.,

Voce e' uma mae dedicada mesmo, hein? Levou as meninas com voce ate na lua de mel.

Eu tambem estava com o maior medo de me casar para ser honesta. Eu me lembro de ter telefonado para a minha dizendo que estava com o pe frio. Ela comecou a rir no telefone.

Beijos,

Regina

9:08 PM  
Blogger Regina said...

Elizabeth,

Pois bem, eu acho o "ate que a morte os separa" muito pesado. Essa frase me lembra de pessoas que continuam casada somente por obrigacao.

Beijos,

Regina

9:09 PM  
Blogger Regina said...

Denise,

O seu casamento foi simples mas num lugar chiquerrimos. As fotos ficaram lindas.

Bjs.

Regina

9:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Awwwwwwwwww... Que lindos!

3:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Regina:
Que bela data. Vocês estão de parabéns por chegarem a ela e ainda se manterem unidos.
Espero que dure muito, muito mais, mesmo.

4:23 PM  
Blogger Regina said...

Leila,

Obrigada!

Bjs.
Regina

12:29 AM  
Blogger Regina said...

Lino,

Muito obrigada pela mensagem carinhosa.

Bjs.

Regina

12:29 AM  
Blogger JAM said...

Regina, que estória linda!! Morava com meu marido antes de vir para a Bélgica...Por sermos ambos brasileiros, ficaria mais fácil se nos casássemos no papel...Para mim, nao há diferença, mas fizemos isso bem rapidamente e simples. Mas foi divertido e inesquecível...Quem sabe algum dia nao 'case de novo'só que com mais calma...

Feliz Ano novo para voce!!!

3:10 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,

Parabéns pelo aniversário de casamento! Vocês são um casal lindo. Sempre encontro inspiração na sua história.
Beijos,
Eliana

8:33 AM  
Blogger Regina said...

Jamine,

Feliz Ano Novo pra voce tambem. Para mim o papel tambem nao faz muita diferenca. Mas e' incrivel a diferenca que um pedaco de papel pode fazer a nivel legal.

Beijos,

Regina

12:39 AM  
Blogger Regina said...

Eliana,

Obrigada! E eu me inspiro muito com voce e com a sua familia tambem.

Bjs.

Regina

12:40 AM  
Blogger Unknown said...

Oi Regina, feliz ano novo!! Cheguei ao seu blog porque recebo noticias do google que tenha a palavra Berkeley. Sempre clico para saber do que se trata. Achei interessante sua historia. Podemos nos encontrar qualquer dia desses em Berkeley para te entregar uma copia. Final de semana eh mais tranquilo, mais pode ser a noite dia de semana tambem. Um grande abraco
Daniel

9:28 PM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:53 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:08 PM  
Blogger yanmaneee said...

coach factory outlet
nike air max 2017
air jordan
converse outlet
adidas yeezy
balenciaga speed
kyrie 5
louboutin outlet
nike air max 97
nike huarache

7:03 PM  

Post a Comment

<< Home