Saddam Hussein foi enforcado ao amanhecer durante o toque das mesquitas convocando os fiéis para a oração da manhã. Ele foi responsável pelo massacre de 148 xiitas in 1982. Além disso ele foi um tirano que aprisionou e torturou centenas de milhares de pessoas que eram contrárias ao seu regime.
Ainda assim eu sou contra a pena de morte porque acredito que a pena de morte é o assassinato autorizado e legalizado pelo estado. Eu não acredito que a pena de morte possa trazer justiça à família das vítimas. Ela no máximo conseguirá aplacar a dor momentaneamente. A pena de morte nada mais é que a sede de vingança escrita na forma de um veridito. Não há justiça que possa devidamente satisfazer a vítima porque justiça alguma será o suficiente para restaurar a vida da pessoa que foi morta. Quando praticamos a versão justiceira do olho por olho perdemos um pouco da nossa humanidade, pois executar um assassino nos coloca no mesmo nível que aquele que cometeu as atrocidades.
A execução de Saddam Hussein além de transformá-lo em mártir para os sunitas corre o risco de inflamar ainda mais as divisões dentro do próprio Iraque e alimentar ainda mais o anti-americanismo na região. A data da execução foi também considerada um insulto no mundo árabe, pois tratá-se do Eid e do Hajj, eventos de enorme importância para os mulçulmanos. O Eid marca o final do jejum do Ramadam e representa um momento de felicidade e reconciliação para os seguidores do Islã. A escolha dessa data já mostrou a divisão entre os sunitas e os xiitas. As leis mulçulmanas pregam que ninguém pode ser executado durante o Eid.
Pelo menos 75 pessoas já morreram em nove ataques contra os xiitas somente nas primeiras horas após a execução.
Outra coisa que me embrulhou o estômago foi a idéia de filmar a execução e a decisão dos canais de televisão nos E.U.A. de mostrar o evento. Essa decisão para mim foi completamente mórbida e de um mal gosto que
Foto: Google images
PS: Amanhã volto para responder aos comentários do post abaixo e prometo escrever um post um pouco mais em clima de ano novo que também ninguém é de ferro. Ainda acredito na bondade e na resilience do espírito humano.
11 Comments:
Eu também não acreditei quando ouvi que iria acontecer. É bizarro. Espero que 2007 traga mais juízo para o mundo. Um feliz ano novo para você e toda sua família!
Vim te desejar um feliz 2007 e convidar para uma blogagem coletiva sobre o blog da Denise, topas?
http://blogagenscoletivas.blogspot.com/
A violência e a morte como espetáculo. Viram entretenimento para uma civilização que vive em meio a guerras e conflitos.
Mas nem posso me delongar. Quero mesmo é desejar um Ano Novo pleno de harmonia e amor para você, o Kai e as crianças!!
Por aqui, os fogos de artifício se intensificam, prenunciando o novo ano. Pelo menos neste momento, temos que ter fé.
Obrigada pela tua amizade e carinho!
Beijo,
Cris.
Regina, querida, estava com seu blog aberto há dias, pra não esquecer de te escrever, mas a correia aqui foi grande!
Enfim, também quero te desejar tudo de bom, MUITA felicidade, harmonia, saúde, paz, alegria pra você e sua família linda!
Um beijão!!!!!!!!!!!
Regina, este ato de horror também me deixou chocada com a selvageria humana.
Acredito no perdão e na tolerância.
beijo, menina
Lili,
Obrigada. Eu tb espero que algo mude para o melhor em 2007.
Bjs.
Regina
Anonymous,
Para quando?
Bjs.
Regina
Cris,
Realmente, e' a morte como espetaculo. E' o coliseu romano na era da tecnologia.
Obrigada pelos votos. Desejo tudo de bom para voces.
Bjs.
Regina
Denise,
Que bom te ver de volta por aqui.
Tudo de bom para voce e familia tb.
Bjs.
Regina
Denise,
E' bom saber que outras pessoas tambem acreditam no perdao e na tolerancia. Essas palavras tem um significado especial vindas de uma pessoa que passou por isso na carne como voce.
Bjs.
Regina
our site is very helpful
<https://anti-insect.jimdosite.com/
http://antiinsectss.wikidot.com/
http://antinsectss.ucoz.net/blog/
http://5irat.com/
Post a Comment
<< Home