Saturday, December 30, 2006


A selvageria humana

Saddam Hussein foi enforcado ao amanhecer durante o toque das mesquitas convocando os fiéis para a oração da manhã. Ele foi responsável pelo massacre de 148 xiitas in 1982. Além disso ele foi um tirano que aprisionou e torturou centenas de milhares de pessoas que eram contrárias ao seu regime.

Ainda assim eu sou contra a pena de morte porque acredito que a pena de morte é o assassinato autorizado e legalizado pelo estado. Eu não acredito que a pena de morte possa trazer justiça à família das vítimas. Ela no máximo conseguirá aplacar a dor momentaneamente. A pena de morte nada mais é que a sede de vingança escrita na forma de um veridito. Não há justiça que possa devidamente satisfazer a vítima porque justiça alguma será o suficiente para restaurar a vida da pessoa que foi morta. Quando praticamos a versão justiceira do olho por olho perdemos um pouco da nossa humanidade, pois executar um assassino nos coloca no mesmo nível que aquele que cometeu as atrocidades.

A execução de Saddam Hussein além de transformá-lo em mártir para os sunitas corre o risco de inflamar ainda mais as divisões dentro do próprio Iraque e alimentar ainda mais o anti-americanismo na região. A data da execução foi também considerada um insulto no mundo árabe, pois tratá-se do Eid e do Hajj, eventos de enorme importância para os mulçulmanos. O Eid marca o final do jejum do Ramadam e representa um momento de felicidade e reconciliação para os seguidores do Islã. A escolha dessa data já mostrou a divisão entre os sunitas e os xiitas. As leis mulçulmanas pregam que ninguém pode ser executado durante o Eid. Para os xiitas, o Eid não começa até o domingo. Para os sunitas o Eid começou no sábado. Saddam era sunita.
Pelo menos 75 pessoas já morreram em nove ataques contra os xiitas somente nas primeiras horas após a execução.

Outra coisa que me embrulhou o estômago foi a idéia de filmar a execução e a decisão dos canais de televisão nos E.U.A. de mostrar o evento. Essa decisão para mim foi completamente mórbida e de um mal gosto que beira ao sadismo. Para não ficar por baixo na competição pela audiência, os executivos e editores acabam optando por um padrão jornalístico que está se tornando cada dia mais sensacionalista. A mídia tem demonstrado um apetite voraz por imagens cada vez mais gráficas onde o público se torna ao mesmo tempo o voyeur e a tiete nesse jogo macabro. Eu me pergunto, qual é a finalidade de se mostrar alguém sendo morto? Será que a próxima imagem vai ser de alguém sendo decaptado com direito a close-up?

Foto: Google images

PS: Amanhã volto para responder aos comentários do post abaixo e prometo escrever um post um pouco mais em clima de ano novo que também ninguém é de ferro. Ainda acredito na bondade e na resilience do espírito humano.



11 Comments:

Blogger Lili said...

Eu também não acreditei quando ouvi que iria acontecer. É bizarro. Espero que 2007 traga mais juízo para o mundo. Um feliz ano novo para você e toda sua família!

7:34 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vim te desejar um feliz 2007 e convidar para uma blogagem coletiva sobre o blog da Denise, topas?
http://blogagenscoletivas.blogspot.com/

11:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

A violência e a morte como espetáculo. Viram entretenimento para uma civilização que vive em meio a guerras e conflitos.

Mas nem posso me delongar. Quero mesmo é desejar um Ano Novo pleno de harmonia e amor para você, o Kai e as crianças!!

Por aqui, os fogos de artifício se intensificam, prenunciando o novo ano. Pelo menos neste momento, temos que ter fé.

Obrigada pela tua amizade e carinho!

Beijo,
Cris.

3:15 PM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Regina, querida, estava com seu blog aberto há dias, pra não esquecer de te escrever, mas a correia aqui foi grande!

Enfim, também quero te desejar tudo de bom, MUITA felicidade, harmonia, saúde, paz, alegria pra você e sua família linda!

Um beijão!!!!!!!!!!!

5:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

Regina, este ato de horror também me deixou chocada com a selvageria humana.
Acredito no perdão e na tolerância.
beijo, menina

8:11 AM  
Blogger Regina said...

Lili,

Obrigada. Eu tb espero que algo mude para o melhor em 2007.

Bjs.

Regina

12:24 AM  
Blogger Regina said...

Anonymous,

Para quando?

Bjs.

Regina

12:24 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Realmente, e' a morte como espetaculo. E' o coliseu romano na era da tecnologia.

Obrigada pelos votos. Desejo tudo de bom para voces.

Bjs.

Regina

12:25 AM  
Blogger Regina said...

Denise,

Que bom te ver de volta por aqui.

Tudo de bom para voce e familia tb.

Bjs.

Regina

12:26 AM  
Blogger Regina said...

Denise,

E' bom saber que outras pessoas tambem acreditam no perdao e na tolerancia. Essas palavras tem um significado especial vindas de uma pessoa que passou por isso na carne como voce.

Bjs.

Regina

12:27 AM  
Blogger omar ail said...

our site is very helpful
<https://anti-insect.jimdosite.com/
http://antiinsectss.wikidot.com/
http://antinsectss.ucoz.net/blog/
http://5irat.com/

6:26 AM  

Post a Comment

<< Home