Monday, January 22, 2007


Blog for choice day


Sou totalmente em favor da legalização do aborto. Acredito que nem o estado nem a igreja têm o direito de impor seus valores no corpo da mulher. Quando uma mulher necessita um aborto ela vai encontrar uma maneira de fazê-lo, mesmo que isso signifique colocar a sua própria vida em risco. A criminalização do aborto afeta desproporcionalmente mulheres pobres que não têm como pagar clínicas particulares e acabam nas mãos de “curiosas.” Além do mais, eu penso que uma mulher que é forçada a continuar uma gravidez indesejada provavelmente não será uma boa mãe.

É claro que podemos falar sobre educação sexual e sobre o uso de anticoncepcionais. Mas ainda assim, acidentes acontecem e uma gravidez não planejada pode acontecer para qualquer um. É moralista e hipócrita julgarmos as mulheres que se encontram nessa situação.

Eu já me encontrei nessa situação duas vezes quando era bem mais jovem. Eu tinha acabado de chegar nesse país e estava numa relação muito apaixonada mas pouco estável. Eu fiquei desesperada quando engravidei porque sabia que eu não tinha a estrutura para ser mãe solteira e não teria o apoio necessário do meu namorado na época. Eu nunca me senti tão só e rejeitada na minha vida. Eu estou compartilhando a minha experiência pessoal aqui porque acredito que ainda há um estigma muito grande sobre esse assunto como se as mulheres que optam por um aborto fossem as piores pessoas do mundo. Para mim essa foi uma das decisões mais dolorosas da minha vida. Mas eu não me arrependo.

O direito de escolha da mulher não é algo frívolo. É uma decisão que acredito a maioria das mulheres prefereria não ter que fazê-la. Mas para mim, o direito à liberdade reprodutiva é um direito humano.

Meu corpo não é campo de batalha

Onde o estado e a igreja

Decidem onde fincar a sua bandeira

Meu ventre é livre

Cabe a mim, e somente a mim

Decidir se alguém vai habitá-lo

Cabe a mim, e somente a mim

Conviver com seus fantasmas

Seu segredo decifrar-lo

Esse texto faz parte do Blog for Choice Day, celebrando os 34 anos de Roe Vs Wade.

A Denise Arcoverde escreveu um post excelente sobre o assunto, do qual estou citando o trecho abaixo:

“A primeira conquista histórica aconteceu nos Estados Unidos, há exatos 34 anos (por isso a blogagem do Naral, hoje, em celebração à data). O julgamento do caso Roe x Wade (ROE v. WADE, 410 U.S. 113 [1973]) pela Suprema Corte Americana que determinou que leis contra o aborto violam um direito constitucional à privacidade, que a interrupção da gestação no primeiro trimestre apresenta poucos riscos à saúde materna e que a palavra 'pessoa' no texto constitucional não se refere ao 'não nascido'. Essas decisões liberaram a prática do aborto na América.”


11 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Regina.
Por acaso também postei sobre o aborto, não por ser o blog for choice day mas por esse assunto ser o tema mais actual aqui em Portugal. Dia 11 de Fevereiro vamos a votos sobre a despenalização do aborto e é o povo que vai decidir. Ainda está tudo tão dividido que eu nem sei como vai ser. Eu sou completamente a favor da legalização e escrevi no meu blog aquelas que eu acredito serem as razões para o meu SIM no referendo.
Beijos.

3:08 AM  
Blogger Babs said...

Ótima contribuição à campanha, e ótimo texto.

Bom conhecer seu blog.

Beijos!

6:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,
Eu preferi me manter calada.Cada um sabe as suas razoes.Só acho que nos países pobres pouco resolveria,se a classe pobre nao tem acesso à fazer uma ultrasonografia ou um papanicolau,imagina o estado custear um aborto? E se fosse legalizado como é que seria? Iam de qqr maneira recorrer à clinica particulares que cobrariam fortunas de uma certa maneira.
Engravidei do meu primeiro filho aos 19, da minha terceira qdo o segundo tinha 5 meses e da minha quarta filha quando já tinha feito laqueadura. Em qqr uma dessas situaçoes poderia ter recorrido ao aborto,mas nao aguentaria a barra e a culpa.Na verdade nem me ocorreu,tomei um baita susto,fiquei bem abalada emocionalmente em cada uma dessas vezes e dou graças a D-us por ter toamdo a decisao q achei correta.Estao todos aí.
Minha mae fez 3, e parece lidar bem com isso, mas nao era pra mim.
Nao consigo falar sobre esse assunto sem botar religiao,ética moral e emoçao no mesmo saco,por isso...calei-me,to só andando por aí pra ver o q pensam as meninas,

Um grande beijo,

1:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,
Que bom que você consegue falar sobre o assunto de uma maneira esclarecida e lúcida. Eu concordo com tudo o que você disse mas não consigo falar lucidamente sobre o assunto. Acho muito dolorido, entende? :-)
Um super abraço p/ vc,
Cris
P.S. Amei a foto da Golden Gate abaixo. Ai que saudades.

2:40 PM  
Blogger Andréa said...

Que lindo, Regina, que honesto e corajoso. Arrasou! To contigo e nao abro.

1:39 PM  
Blogger Regina said...

Sofia,

Ainda nao tive tempo, mas com certeza vou la ler o seu post sobre o assunto.

Beijos,

Regina

12:30 AM  
Blogger Regina said...

Babsblog,

Seja benvinda. Muito obrigada pelo elogio. Volte sempre.

Bjs.

Regina

12:31 AM  
Blogger Regina said...

Carla,

Eu acho que o estado tem condicoes sim de proporcionar aborto seguro como parte como parte do programa de saude publica.
Realmente esse e' um assunto muito delicado e pessoal. Eu acredito que algumas mulheres tenha mais facilidade de lidar com essa decisao que outras, como parece ser o caso da sua mae.
No meu caso, foi bem dificil, talvez porque eu tb estava muito apaixonada e com certeza teria optado por manter a gravidez se eu tivesse tido o apoio do meu namorado. Na epoca eu estava com visto de turista, mal falava a lingua e nao conseguia me enxergar voltando para o Brasil naquelas condicoes.
Alem do mais, eu sempre pensei nas condicoes de vida que eu poderia proporcionar para aquela crianca sozinha e eu nao queria ter um filho rejeitado pelo proprio pai.
Enfim, nao foi nada facil e volta e meia eu ainda penso sobre isso.

Bjs e parabens pela sua familia linda,

Regina

12:36 AM  
Blogger Regina said...

Cris, querida,

Realmente esse e' um assunto doloroso. Essa e' a primeira vez que eu falo sobre isso publicamente. Decidi faze-lo apos ler os depoimentos de duas mulheres no blog da Denise. Elas revelaram as suas experiencias de maneira corajosa e honesta. Entao eu decidi tb compartilhar a minha experiencia pessoal para que as mulheres que por qualquer razao optaram por um aborto saibam que nao estao sos. Eu acho que ainda ha um grande estigma e, portanto, muita vergonha no que diz respeito ao aborto. Sem falar na culpa, aquela nossa velha heranca catolica.

PS: Ja li os seus dois ultimos posts. Estao otimos, mas ainda nao tive tempo de comentar.

Beijos,

Regina

12:42 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

Obrigada pelo apoio. It means a lot!

Bjs.

Regina

12:42 AM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

5:59 PM  

Post a Comment

<< Home