Tuesday, January 16, 2007



O inverno

O inverno chegou com a força toda…

Pode não parecer pelas fotos, mas o ar está tão gelado que depois de passar um tempo fora os meus dedos começaram a doer.

Mas uma das coisas que eu mais gosto na Califórnia é o céu azul e límpido, mesmo no meio do inverno.

Borda da Mata

É incrível como cheiros podem desencadear o novelo da memória e nos transportar para lugares longínquos. Durante o inverno, à noitinha, logo depois da janta quando as famílias estão lendo ou assistindo televisão, eu às vezes saio para dar uma voltinha ou para comprar o leite do dia seguinte. Algumas casas no meu bairro têm lareira e nas noites frias eu sinto o cheiro da lenha queimando. Esse cheiro me transporta à casa dos meus avós em Minas. Eu adorava o cheiro do fogão de lenha e o gosto da comida da minha avó feita em panelas de ferro. Ela fazia um feijão com arroz e virado de couve de dar água na boca. Ela também fazia bolo de fubá para comermos com o café da tarde. Em noites de frio, o meu avô gostava de se sentar em um banquinho na taipa do fogão para se aquecer.

Minha avó teve uma vida bem difícil. Casou-se aos dezessete anos e teve onze filhos, dos quais nove sobreviveram. A casa dela, que até era bem espaçosa, ficava numa roça onde o meu avô plantava café, milho, feijão, frutas e verduras. Não havia luz elétrica, somente lamparinas de querosene. Também não havia água encanada. Mas havia uma bica de água bem limpinha que vinha de uma nascente no alto do pasto. Meu avô trabalhava todos os dias do amanhecer ao anoitecer. Eles nunca foram a um cinema e nunca viram o mar.

Nós não os visitávamos com frequência, embora morássemos apenas quatro horas de distância. Imagino que a minha mãe não tinha dinheiro para as passagens de ônibus. Mas eu ainda tenho muitas lembranças. Eu me lembro da amargura da minha avó que sempre aconselhava as filhas e as netas para que não se casassem ou tivessem filhos. Ela era reservada e quase não expressava carinho, somente nas despedidas quando ela chorava como se nós estivéssemos partindo para uma outra dimensão e a deixando para trás no tempo. São Paulo para mim era como uma outra dimensão onde a minha vida de verdade acontecia.

O meu avô sempre me passou uma doçura mesmo nos mais simples gestos, como quando sentávamos à noite para debulhar feijão. Eu gostava de ajudá-lo. Uma tarde fomos à cidade comprar coisas para a minha avó. Ele parava cada vez que encontrava um conhecido para apresentar a neta de São Paulo, todo orgulhoso. Na volta, já era noite, e eu andava pisando alto, imaginando buracos que não existiam ou deixando de antecipar os que ali estavam. Não havia luzes, exceto por alguma luzinha numa casa distante ou o brilho das estrelas. Era um bréu. Mas o meu avô conhecia o caminho como ninguém. Ele sabia direitinho onde estávamos indo e quem sentiu orgulho dele então fui eu.

O poder da fotografia: essa é a única foto que existe da casa dos meus avós em Borda da Mata, Minas Gerais. Eu a tirei quando era adolescente. Após a morte do meu avô os meus tios venderam a roça e a casa foi demolida.

24 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Adorei a história sobre os teus avós. Dá uma sensação de conforto muito grande quando lembramos destas histórias da nossa infância e adolescência. Foi um "memory lane" pra mim também! ;)
Beijos

3:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Também achei linda a tua descrição. Triste saber que demoliram a casa.

2:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Regina:
Belas fotos. Acho que na primeira é a Golden Gate, mas fiquei em dúvida. É?
E você tem razão, pois a nossa memória olfativa é muito boa e nos transporta a coisas e locais que, às vezes, pensávamos haver esquecido.

6:31 PM  
Blogger Regina said...

Sofia,

Com a idade eu estou comecando a me lembrar da minha infancia com mais detalhes. A memoria para mim e' como um novelo de la, uma coisa puxa a outra.

bjs.

Regina

12:24 AM  
Blogger Regina said...

Leila,

Pois e', se eu tivesse a grana na epoca eu teria comprado o sitio so para mante-lo na familia. Esse sitio era parte de uma fazenda do meu bisavo que a dividiu em sitios para os filhos.

Beijos,

Regina

12:26 AM  
Blogger Regina said...

Lino,

A ponte que voce ve na foto e' a Golden Gate sim. A foto foi tirada na marina de Berkeley. De la da tambem para ver as outras pontes: Bay Bridge que conecta Oakland/Berkeley a San Francisco e San Raphael que conecta Richmond ao outro lado da baia, onde fica a famosa prisao de San Quentin. Eu moro aqui ha muito tempo e ainda assim nunca me canso dessa vista. Voce ja esteve por aqui alguma vez?

Beijos,

Regina

12:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina, avó é um ser magico sempre deixa otimas lembranças, acho que herdei da minha a mania por radios tenho dezenas deles espalhados pela casa. Minha avó morava no extremo do nordeste em uma casa feita de barro sem luz nem agua, apenas ela e seu radinho de pilha.
Quando fui conhecer sua pessoa, estava ela em pé na porta de sua casa com os cabelos ao vento, um vestido vermelho, nos pés um chinelo de dedo e nas mãos um radinho de pilha ligado na hora do Brasil, um programa de noticias politicas, estava bem atenta as noticias, tinha 88 anos. Eu apenas chorava de emoção ao ver aquela figura tão frazina e ao memo tempo tão forte e poderosa. Os aromas são poderosos em nossas vidas tambem viajo em mares nunca dante navegados, apenas por usar meu ofato.Sua historia é muito intensa e me levou para cozinha da sua avó lá em minas tomando café na xicara esmaltada lembra? Ah sem esquecer os sequilhios.
Beijos Iluminados!

4:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Fez-me lembrar a casa dos meus avós onde passei dos meus melhores tempos de infância e que, infelizmente, também já não existe...

É sempre bom relembrar...

11:03 AM  
Anonymous Anonymous said...

regina,
que é mineira, poeta e companheira dum saudosismo infindável! Adorei o post, claro. Me fez lembrar de muita coisa das Minas Gerais (a do oeste), e também viajei atrás do "novelo da memória", agarrando-me aos fios, embolando-os até que se formou dentro de mim um bolo enorme que explodiu em saudades de tudo... do cheiro de terra molhada e vermelha, daquelas que só existem no cerrado, dos meus avós, também fazendeiros, também experientes na vida, distantes no tempo e separados de mim por duas gerações, mas agora tão mais pertos, embora não estejam mais vivos....
bem, esse post deixou um gostinho de quero-mais. você continua? vai? sim?

10:48 PM  
Blogger Regina said...

Ana,

Eu adorei a maneira como voce descreveu a sua avo. Ela deve ter sido uma mulher muito forte. A imagem dela com o vestido vermelho, cabelos ao vento e radinho de pilha e' cinematografica. A maneira como voce a descreveu fez com que eu "visse" a cena como se fosse um filme.
Voce estava certa, na casa da minha avo nos bebiamos cafe em canecas esmaltadas.

Beijos,

Regina

12:19 AM  
Blogger Regina said...

JN

Que bom receber a visita de mais uma portuguesa! Obrigada e volte sempre.

Fico imaginando como deve ter sido a sua infancia em Portugal. Fico cada vez com mais vontade de visitar o seu pais.

Bjs.

Regina

12:20 AM  
Blogger Regina said...

Anita, querida

Obrigada pelo comentario escrito de forma tao elegante, comentario que e' mais como um post, quase um poema. Adorei a maneira que voce engatou no novelo da memoria.

Beijos,

Regina

12:23 AM  
Blogger JAM said...

que linda estória. me emocionei.

7:59 AM  
Blogger Regina said...

Jamine,

Obrigada pelo carinho!

Bjs.

Regina

8:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,
Também me fez lembrar da casa dos meus bisavós. Meu avô sentado na varanda, ao meio-dia, fazendo um cigarrinho de palha. Tinha um humor incomum, fazia 'versinhos', embora nunca tivesse ido à escola. Acorda às 5 da manhã, tomava banho frio e saia a cavalo pelos prados gelados do sudoeste do Paraná. Se encantava com a minha "urbanice", com o meu deslubramento com as coisas do campo. E minha bisavó, outra querida. Aliás aquela casa de madeira foi sempre só alegria e amor. Não sei como eles conseguiam, mas desconfio que tenha sido a simplicidade.
bjs

5:55 PM  
Blogger Regina said...

Cris,

O meu avo tambem fumava cigarro de palha e acordava as cinco horas da manha. Que bonita a maneira que voce o descreveu. Achei super legal como esse post trouxe tantas lembrancas para aqueles que o leram.

Beijos,

Regina

7:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acho que p.q. tocou numa parte muito importante de todo mundo: as lembranças mais puras da infância; o calor da casa. Os avós (no meu caso os meus bisavós). Aquilo que nunca mais a gente terá... é muito nostálgio e belo.
bjkas,
Cris

12:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi regina que casa linda.
Meus pais eram de Minas gerais, de uma cidade pequena chamada Piabetá.
Beijos

11:34 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

E' interessante que com a ideia eu estou me lembrando de muitas coisas da minha infancia.

bjs.

Regina

12:32 AM  
Blogger Regina said...

Elizabeth,

Vou checar onde fica esta cidade no mapa.

bjs.

Regina

12:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ai Regina,que história mais linda.
Que tristeza terem demolido a casa,

3:04 AM  
Blogger Regina said...

Carla,

Eu fiquei bem triste quando fiquei sabendo que a casa nao existe mais.

Bjs.

Regina

12:44 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:53 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:08 PM  

Post a Comment

<< Home