Thursday, May 31, 2007

Venus as a Boy - Bjork



Hoje li no blog da Letícia que entre as coisas que ela considera atraente no sexo oposto está a “feminilidade.” Eu desconhecia essa palavra, mas me identifiquei com o sentimento. Sempre adorei homens que têm uma energia andrógina. Não estou me referindo ao tipo metrossexual que adora se produzir o tempo todo. Estou me referindo aos homens que não se sentem ameaçados pelo seu lado feminino; homens que não têm medo de mostrar o quanto são vulneráveis; homens sensíveis e criativos que sabem que a roupa não faz o homem; homens que desafiam esteriótipos; homens que são amorosos e que sabem cuidar bem das suas crias; homens que são seguros de si e por isso não são possessivos; homens que não sentem a necessidade de se impor para sentir poderosos; homens que apreciam beleza em todos os níveis; homens atentos que sabem como proporcionar prazer. Para que eu me sinta em casa, o meu amante deve ser “Venus as a Boy.”

Embora a letra dessa música possa ser considerada erótica, eu sempre a associei com meninos e homens que fogem à regra, como o meu filho e seu pai. Eu vi esse vídeo pela primeira vez quando o meu filho tinha uns três anos. Nessa época ele adorava os vestidos que descobriu no baú de fantasias da escola. A estória ia mais ou menos assim: “se você pode fazer de conta que você é um tigre ou um dinosauro, que diferença faz se você fizer de conta que é uma princesa, uma dançarina, etc.?” Ele tambem adorava imitar tudo quanto era bicho.

Nunca passou pela cabeça do pai dele fazer qualquer comentário machista. Hoje em dia, o meu filho não passeia mais de vestido pela casa, mas há pouco tempo ele ainda emprestou um collant lilás da irmã para fazer de conta que era roqueiro de heavy metal (vai entender). Para mim, é fácil de compreender o fascínio das crianças menores, tanto meninas como meninos, com as fantasias destinadas às meninas: essas são coloridas, bordadas, cheia de coisinhas brilhantes. Além disso o número de opções é bem maior. Se uma menina se veste de bombeiro todo mundo aplaude, mas se um menino se veste de princesa a casa cai.

A situação é a mesma no que diz respeito à moda infantil. Muitas das roupas para os meninos, pelo menos aqui nos Estados Unidos, são super sem graça e em tons de cinza, verde escuro, cor-de-vinho, cores que associo mais com o vovô aposentado. Eu vestida o meu menino com muita coisa vermelha e cheguei a ouvir de algumas pessoas que vermelho era uma cor mais para menina. Pode? Desde de quando cor tem genêro? Na verdade, antigamente o azul era considerado uma cor para meninas por ser considerado delicado e associado à Virgem Maria. O rosa, por sua vez, era visto como uma cor mais forte derivada do vermelho e, portanto, recomendado para meninos. A mudança, pelo menos nos Estados Unidos, só veio a ocorrer nos anos 40 e 50.

O fato de morarmos em Berkeley, que de certa forma ainda é considerada a capital hippie do país, também ajuda. De vez em quando a gente vê algum rapaz barbado de saia. Faz parte da nossa paisagem urbana. Uma fez por ano vamos ao High Sierra Music Festival, um festival de música e arte onde o pessoal se veste de forma bem alternativa e ninguém repara. Adoro pessoas que se recusam a se conformar com o status quo. São esses rebeldes, com suas cores às vezes berrantes, que enriquecem a fauna humana.

Leia aqui a letra da música (em inglês).

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O que a Simone de Beauvoir falou vale para os homens também, né: One is not born a woman, one becomes a woman. São todas essas informações de casa, da escola e da mídia, bombardeando a garotada incessantemente. Difícil ficar imune, mas dá, como vc bem falou um dia, "criar um espaço de resistência" que te deixe mais crítico (ou, pelo menos, menos preconceituoso; já é um super avanço)
bjs

7:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu nunca vou me esquecer de quando tinha uns 7 anos e, brincando com minhas amiguinhas, uma delas me perguntou qual era minha cor predileta. Eu hesitei por um minuto já que nunca tinha parado para pensar nisso e outra menina rapidamente emendou "é rosa, lógico!" Eu perguntei "por que rosa?" E ela me disse como quem está dizendo uma coisa obvia "pq toda menina gosta de rosa e todo menino gosta de azul!" Não tive dúvidas, respondi logo "pois eu não gosto de rosa!" E ela, com cara de quem não estava acreditando, perguntou "e qual é a sua cor predileta então??" Rapidamente eu soltei a primeira cor que veio na minha cabeça: "AMARELO!"

Hehehe, chequei a ter até quarto todo amarelo quando criança e me revoltava quando alguem me dava algo rosa de presente de aniversario.

Minha família dizia que eu era sempre do contra, mas eu sempre resisti muito a esse tipo de generalização - que eu tinha que ser de uma determinada maneira devido ao meu genero, nacionalidade, idade, etc...

Parabéns pelo filho e o marido! Também tive a sorte de encontrar um homem que não tem medo de assumir que está "in touch with his feminine side" como dizem por aqui ;)

9:05 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Eu gosto muito da Bjork e da música mas não gosto da "era andrógina" e acho que isso nos causa vários embaraços. Não falo das convenções grotescas e sim de um inconsciente. No mais, seu post me lembrou o filme francês Ma vie en Rose; é muito bom, já viu? ;-)

1:15 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Nossa, agora que atentei pra letra! ;-)) Ótima. Regina, acabei de ver que, coincidentemente, você falou do filme que acabei de citar num dos posts anteriores! Então você assistiu à maravilha do Ludovic. Aliás, procuro a trilha mas aqui no Brasil não tem, infelizmente. Uma vez escrevi um artigo pequeno artigo independente sobre esse filme no meu antigo blog.

Sobre a questão de não gostar da "era andrógina": explico que não tem nada a ver com a imaginação infantil ou usar roupas, ou coisas exteriores e estéticas, apesar do que as mesmas acabam refletindo na sexualidade muitas vezes. É conversa pra outro post. Qualquer dia desses publico no meu blog. ;-))

1:22 PM  
Blogger Zeca said...

Regina, Regina, sabes que tu não é a primeira de quem ouvi isso, que acha atraente homens femininos? Todos nós, homens ou mulheres, temos um pouco de homem e mulher. O problema é que nós, homens, na maioria das vezes não aceitamos esse outro lado, nos envergonhamos disso. Uma vez liguei para um amigo meu e disse: "pô, tô com saudade de você, do Marcelo, dos bons tempos". Sabe o que ouvi? "Pô Zeca, vai a merda, tá me estranhando? Saudade?". Agora digo eu: porra, desde quando saudade tem sexo? A língua portuguesa é a única (que conheço pelo menos) que tem uma palavra específica para definir saudade, e eu não posso sentí-la e usá-la pois sou homem? Vai à merda! Você já ouviu aquela música do Gilberto Gil, a "Super-homem". Ela diz: "um dia, vivi a ilusão de quer ser homem bastaria... que nada, minha porção mulher que até então se resguardara, é a porção melhor que trago em mim agora, é o que me faz viver...". Pois é, é exatamente isso. Entendi o que o Gil quis dizer quando me apaixonei aos 17 ou 18 anos. Somos não apenas homens melhores, mas seres humanos melhores, quando ouvimos as mulheres e meninas que habitam nosso consciente e inconsciente.
Beijos pra ti!

8:55 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Muito bem lembrado! O comentario da Beauvoir tambem se aplica aos homens.
Eu acho que cabe a nos, maes (e pais)contrabalancar os fatores sociais.

Beijos,

Regina

2:07 AM  
Blogger Regina said...

Alexandra,

Adorei a estoria do amarelo. Eu tambem adoro essa cor.

Bj

Regina

2:07 AM  
Blogger Regina said...

Gi,

Eu queria que voce elaborasse mais sobre o que vc quiz dizer com "era androgina." Fiquei curiosa...

Bjs.

Regina

2:09 AM  
Blogger Regina said...

Zeca,

Vc tem razao, desde de quando saudade tem genero? Fiquei comovida com o que voce falou. E' uma pena que o mundo masculino seja as vezes tao limitado.

Bj

Regina

2:13 AM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:22 PM  

Post a Comment

<< Home