Friday, May 25, 2007

Lokua Kanza - Plus Vivant



Pascal Lokua Kanza nasceu em abril de 1958 em Bukavu, na província de Kivu, na República Democrática do Congo, antigo Zaire. Ele é o mais velho dos oito filhos de pai Mongo e mãe Tutsi, originalmente da Ruanda. Em 1964 a família mudou-se para um bairro de classe média de Kinshasa. Mas após a morte de seu pai, sua mãe foi obrigada a mudar-se para uma área mais pobre e Lokua teve de começar a trabalhar para ajudar no sustento da família. Com apenas oito anos de idade, ele continuou a frequentar a escola meio-período enquanto fazia pequenos trabalhos, entre eles cantar nas igrejas. Ele mora em Paris desde 1984, onde frequentou a CIM, uma das maiores escolas de jazz e música moderna da Europa. Sua música, delicada e quase melancólica, difere muito do Soukouss, estilo tradicional e mais agitado de música do ex-Zaire.

Por meses e meses eu havia escutado várias cançoes desse cantor na rádio Música do Mundo pela internete sem saber quem ele era. Acontece que por alguma razão, aqui eu não consigo ver o nome dos artistas e das músicas que eles estão tocando. Um belo dia a minha amiga Cris escreveu um comentário em um dos meus posts falando que através dessa rádio (que inicialmente havia sido uma dica minha) ela tinha descoberto Lokua Kanza. Dei uma pesquisada e voilá, resolvido o mistério.

Hoje foi um dia muito importante para a Cris, portanto fica aqui o meu carinho.

Sítio oficial de Lokua Kanza (em francês). A letra de Plus Vivant.


Bom fim de semana a todos!

Alors, Cris
Heureusement
C’est Vendredi soir, presque Samedi

Voici, ça c’est mon petit cadeau...


3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Chère Amie,

C'est un nouveau dimanche dans mon coin, 2 heures d'un matin tout froid. Je suis trés heureuse, parce que tout a bien marché, malgré ma tension.
Rê, comme toujours, tu n'as pas oublié, tu as été super gentil, super amie et je te remerci pour ça. Parfois, je pense encore que ma vie pourrait être plus interessante en Californie. Il y a tas de choses avec lequelles je m'identifie la bas. Mais le destin c'est un peut misterieux, ne c'est pas? De toute façon, je crois que la notre amitié s'est consolidé, malgré la geographie et je me sens fortunée de partagée mes idées e d'aprendre avec toi. Je pense souvent a toi et je souhaite beucoup de bonheur.

Mercis milles. Toujours merci.

À propos, j'adore Lokua Kanza et les paroles de Plus Vivant. C'est trés beau.

Bisou chérie,
Cris

P.S. amanhã eu publico um post sobre 'vendredi' lá no bloguinho.

10:28 PM  
Blogger Regina said...

Cris,

Je vous en prie, cherie!

If you are supposed to live in California that shall happen when the time is right.

bjs.

Regina

8:38 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:22 PM  

Post a Comment

<< Home