Monday, May 28, 2007

Madrugada em Plutão

São 2:16 da manhã e uma lua quase cheia me espia pela janela. Acabo de assistir um filme muito bom, dica da Andrea: Breakfast on Pluto (Café da Manhã em Plutão), Inglaterra e Irlanda, 2005. O filme, dirigido por Neil Jordan, conta a estória de Patrick “Kitten” Braden, um transsexual que foi abandonado pela mãe quando ainda era bebê. Filho de um relacionamento entre uma empregada e padre de uma pequena cidade irlandesa, Patrick é criado por uma família adotiva que não aceita o seu jeito afeminado. Na adolescência ele deixa a família e vai para Londres à procura da mãe. A inocência de Patrick é emocionante, ele é de uma doçura quase infantil e vive sua vida como dentro de um sonho. O filme lida também com a questão política e com os atentados terroristas dos anos 70 na Irlanda e na Inglaterra. Cillian Murphy é impecável como Patrick e Liam Neeson também está muito bem como Padre Bernard. A fotografia é belíssima.

Às vezes eu imagino a agonia que deve ser se sentir como se você tivesse nascido no corpo errado. Como será sentir uma rejeição profunda pelo próprio corpo? E a rejeição pela família? Fico pensando na violência que os transsexuais – essas meninas vivendo em corpos com genitália masculina - sofrem. É claro que também há meninos vivendo em corpos com genitália feminina. Mas eu acho que por causa da homofobia e do machismo meninos afeminados correm um risco maior de serem agredidos físicamente. Sempre me identifiquei com aqueles que por alguma razão não se encaixam nos padrões vigentes, nesse caso, os que são estrangeiros em sua própria carne.


Esse filme me fez lembrar de um outro que vi já faz tempo e também adorei. Trata-de Ma Vie en Rose (Minha Vida em Cor-de-Rosa), um filme belga sobre a vida de Ludo, uma criança transsexual que acredita piamente que quando ele crescer ele vai “virar” uma mulher. O filme é sensível e retrata bem a inocência infantil em suas explorações sobre a identidade sexual e a ambivalência dos pais em como lidar com essas questões.

Fotos: Google images.

14 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Minha vida em cor-de-rosa é um filme delicadíssimo. Quando o vi, e ainda era um adolescente, me sentia como se fosse "quebrar" alguma coisa em algum momento. Ludo é um personagem que me movimentou por dentro, sim. Vou assistir outra vez. E aproveito pra ver esse daí.

Beijo grande.

Leandro

7:07 AM  
Blogger Unknown said...

Regina,
obrigada pelas dicas. Vou ver esses filmes depois.
Beijos e boa semana para você.

7:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi, tambem gostei muito de Breakfast on Pluto. Alem do trabalho delicado e poderoso do Cillian Murphy, adorei a reconstituição de época - os figurinos e adereços e a musica dos anos 70/80...
Filme pra cima, bom de ver.
Beijo, prazer, viu?

8:36 AM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Eu amo Breakfast on Pluto, Regina, foi um dos meus 10 melhores filmes do ano passado. Sublime.

1:04 PM  
Blogger Andréa said...

E sabe o que adorava nesse personagem? Quando ele falava algo como "nossa, por que tudo tão sério?", hehe, ele coitado, que só se ferra, sempre de alto-astral. Esse personagem já ficou na minha memória como inspiração pra sempre. Obrigada pelo link, Regina, e nem preciso, mas vou dizer, que como você, sempre me identifiquei com os outsiders da vida.

5:03 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,

Super dica e adorei o que os comentários do pessoal! Vou ver se encontro o filme por aqui.

bjs,
Cris

6:43 AM  
Blogger Regina said...

Leandro,

O Ludo foi um personagem que me comoveu pela sua docura. Quando assisti o filme o meu filho tinha uns tres anos de idade e adorava vestidos.

Beijos,

Regina

10:30 PM  
Blogger Regina said...

Anita,

Depois quero saber o que voce achou.

Bj

REgina

10:30 PM  
Blogger Regina said...

BethS,

Eu adorei rever os trajes daquela epoca.

Bj.

Regina

10:31 PM  
Blogger Regina said...

Denise,

Eu me lembro da sua lista. Na verdade, quero reve-la porque eu geralmente gosto das suas dicas.

Bj.

Regina

10:31 PM  
Blogger Regina said...

Andrea,

E' realmente incrivel como alguem consegue ser tao alto astral mesmo em meio a tanta descraca.

Bj

Regina

10:33 PM  
Blogger Regina said...

Cris,

Depois quero saber o que vc achou.

Bj

REgina

10:33 PM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

7:07 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:22 PM  

Post a Comment

<< Home