Thursday, May 03, 2007

Dia Mundial da Liberdade de imprensa

Vivendo perigosamente


Em 1993, as Nações Unidas declaram o dia 3 de maio como o Dia Mundial para a Liberdade de Expressão. Desde então, todo o ano comemora-se o Dia Mundial de Liberdade de Imprensa. Cresci durante a ditadura militar no Brasil, quando era comum encontrar receitas de bolo nos jornais em lugar de notícias e jornalistas eram perseguidos, torturados e mortos. Portanto, esse é um direito que eu levo muito a sério.

Quando era estudante de jornalismo eu sonhava em ser correspondente internacional. O meu sonho era documentar as guerras, a fome, os campos de refugiados, as grandes tragédias humanas. Não sei se esse sonho tinha a ver com um desejo de morte prematura ou com a fascinação pelo trabalho de pessoas que servem como testemunhas da história.

Nunca vou me esquecer de duas fotos que vi de Henri Cartier-Bresson. Uma foto retratava o funeral de Gandi e a outra era uma foto de um dos últimos eunucos na China antes da revolução. Essas são imagens icônicas de momentos históricos que ele teve o privilégio de presenciar.

Mas esse tipo de trabalho pode ter um preço muito algo. Li recentemente na BBC que nos quatro anos de ocupação das tropas estrangeiras no Iraque quase 200 jornalistas foram mortos. Os dados partiram de associações internacionais de jornalistas. No momento, o Iraque é o país mais perigoso do mundo para professionais da mídia.

Segundo a organização francesa Repórteres sem Fronteiras, aumentou também a incidência de sequestros de jornalistas no Iraque. Desde de 2003, 64 profissionais da mídia foram sequestrados e desses 17 foram executados. Entre os mortos, dois dos meus jornalistas favoritos: Terry Lloyd e Gaby Rado. O primeiro trabalhava para a ITN News e o segundo para o Channel 4, ambas emissoras de televisão inglesas. Leia mais aqui.

Em fevereiro, a RSF (Repórteres sem Fronteiras) publicou o saldo de 2006 para o resto do mundo. Somente em um ano 110 repórteres foram mortos, o número mais alto em uma década. Outros 871 foram aprisionados e quase 1.500 sofreram algum tipo de ataque. Leia mais aqui e aqui.

Alan Johnston, correspondente da BBC em Gaza, está desaparecido faz 52 dias. A BBC está conduzindo uma campanha de apoio ao jornalista, pedindo inclusive para que blogueiros divulguem a história em seus blogs.

Hoje em dia os meus sonhos são muito mais cautelosos. There is just so much tragedy my old heart can take.

Fotos: Google images e BBC online.


2 Comments:

Blogger Sofia said...

Ai Regina, eu sou suspeita para falar de liberdade de expressão. No outro dia, quase fui devorada viva por uma conterrânea minha num blog, que não queria perceber o que acontecia no nosso País na altura da ditadura. A mim parece-me que, aqui em Portugal, estamos voltar ao mesmo, ao tempo do antigamente, onde é proibido abrir a boca e dizer o que se pensa.
Acho até que as cadeias de televisão já começam a pensar bem antes de divulgar seja o que for... Confesso que me sinto um pouco assustada com o nosso futuro. Não quero passar o que os meus pais e avós passaram...
Beijos.

8:04 AM  
Blogger Regina said...

Sofia,

Uau, eu nao sabia que as coisas andam assim em Portugal. Isso e' realmente uma noticia triste e preocupamente.

Por que voce acha que isso esta acontecendo nesse determinado tempo da historia portuguesa? Eu adoraria aprender mais a respeito.

Beijos,

Regina

12:59 AM  

Post a Comment

<< Home