Thursday, February 01, 2007


Cinco minutos de repouso para o planeta

Hoje eu passei a tarde inteira gravando um CD em um estúdio cercada por eletricidade por todos os lados. Corri para a casa e cheguei ainda a tempo para participar do blackout simbólico convocado pela L'Alliance pour la Planète, um grupo de organizações ambientais da França. A idéia foi bem simples e um pouco de última hora: cinco minutos de repouso para o planeta para coincidir com a apresentação de um relatório sobre as condições climáticas apresentadas por cientista da ONU. Pediram-se às pessoas do mundo inteiro para que apagassem as luzes e desligassem todos os aparelhos eletrônicos entre as 7:55 e às 8:00 da noite de acordo com a faixa horária do lugar onde moram.

O evento também contou com o apoio de organizações ambientais brasileiras. Estou curiosa para ver quantas cidades participaram no Brasil. Por aqui eu li sobre a convocação em sítios alternativos e blogs, mas ainda não sei quantas pessoas participaram.

As luzes da torre Eiffel ficaram apagadas durante os cinco minutos do protesto. Em Roma, o Coliseu e o Capitol ficaram escurecidos. Na Grécia, o parlamento, a prefeitura e o ministério do exterior desligaram as suas luzes.

Aqui em casa, as crianças leram à luz de velas como eu fazia quando visitava os meus avós ou quando faltava a luz na minha casa, em São Paulo. Ainda me lembro de como quando eu era criança a minha mãe sempre tinha velas pela casa porque quase toda vez que havia uma tempestade faltava a luz. Onde moro raramente falta eletricidade. Estamos tão acostumados com a presença das luzes e dos aparelhos eletro-domésticos e eletrônicos que mal paramos para pensar em como seria a vida sem a eletricidade.

Embora esse blackout tenha sido um gesto simbólico, eu achei linda a idéia das pessoas no mundo inteiro pararem por cinco minutos para refletir sobre o estado atual do planeta. Espero que esse evento volte a acontecer e que conte com a mobilização de mais gente.

Fiquei só imaginando como deve ter sido ver a França escurecer por cinco minutos da janela de um avião ou a bordo de uma nave.

Foto de Paris: BBC World News



19 Comments:

Anonymous Anonymous said...

puxa, não sabia.

5:23 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,
Pôxa, estou me sentindo mal por não saber. Ando numa dimensão diferente - quase não vejo TV e nos últimos dias eu tenho trabalhado bastante -- tenho lido e escrito e fico alheia a quase tudo. Que ato bonito, queria ter participado. :-(
bjs

8:37 AM  
Blogger Regina said...

Anita,

Eu tb so fiquei sabendo de ultima hora. Talvez da proxima vez, o protesto seja melhor divulgado.

8:40 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Eu fiquei sabendo porque recebi umas duas e-mails de blogueiros do Brasil. Uma outra pessoa tb deixou uma copia da convocacao na minha caixinha de comentarios do outro post abaixo.

Bonfinde para voce e familia.

Bjs.

Regina

8:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina, eu tb fiz minha pausa de 5 minutos! Tentei divulgar no meu blog... mas meio em cima da hora tb!
Tb estou curiosa pra saber qual foi a adesão no Brasil, qq notícia te conto!
Beijocas

11:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi regina! Eu também participei! Fiquei sabendo no dia mesmo porque vi a manchete de um dos jornais gratuitos que se distribuem no metro...

Escrevi sobre isso no meu blog mas infelizmente só depois do ato... Aqui na Espanha eles analizaram o consumo de energia e parece que esse simples ato teve um efeito enorme no quadro de consumo. A curva despencou nos 5 minutos...

2:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

PS: gostei muito das suas velinhas ;)

2:00 PM  
Blogger Andréa said...

Deve ter sido uma viagem mesmo, ter visto o "apagão" da janela de um avião. E eu me lembro também de quando pequena ter velas sempre à mão, caso queimasse um fusível, principalmente lá no sítio em Suzano. Quanda caía um temporal eu ficava torcendo pra faltar luz e eu poder brincar com as velas, contar histórias "de mêdo" e ficar viajando nas chamas dançantes. Que saudade.

11:14 AM  
Blogger Laura_Diz said...

Achei lindo tb.
Mas estava fora de casa na hora...mas fiz minha parte divulgando. Precisamos falar mais nestes assuntos- urgem.
Bjs laura

6:57 AM  
Blogger Lilica said...

Que legal que deu tempo de vc participar, Regina!
Eu estava na Reserva, e como lá tudo funciona com energia solar (e haja sol neste Norte...benza Deus!) não me senti mal por não ter participado.
Beijos

4:27 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Não fiquei sabendo se no Brasil aderiram à manifestação, mas acho que no hemisfério norte, levaram mais à sério. O TGV também parou, mas foi por puro acaso, algo não programado. Imagino o susto das pessoas que estavam dentro.
Estou de volta das férias!!
Beijus

11:21 AM  
Blogger Regina said...

Anonymus,

Que cidade voce mora no Brasil?

Bjs.

Regina

11:54 PM  
Blogger Regina said...

Alexandra,

Que legal que voce participou tambem.

Eu gosto de velas. Aprendi com o meu marido. Na Alemanha eles usam muitas velas principalmente no inverno para fazer o ambiente mais aconchegante.

Bjs.

Regina

11:55 PM  
Blogger Regina said...

Andreia,

E' mesmo, eu tinha ate' me esquecido desse lance do fuzil queimar. As vezes acontecia bem na hora do banho.
E' incrivel como uma coisa as vezes desencadeia a memoria da gente.

Bjs.

Regina

11:56 PM  
Blogger Regina said...

Laura,

Na verdade voce foi uma das pessoas que me alertou para essa campanha.

Obrigada.

Bjs.

Regina

11:57 PM  
Blogger Regina said...

Alline,

Que legal que a reserva usa energia solar. Eu adoraria morar numa casa que usasse energia solar. Aqui muitas casas ja estao convertendo. Mas como eu nao sou proprietaria fica mais dificil.

Bjs.

Regina

11:58 PM  
Blogger Regina said...

Luma,

Nao sei quanto ao Canada e o Mexico, mas por aqui nao foi muito divulgado infelizemente.

Eu acho que a movimentacao foi maior na Europa, principalmente na Franca.

Espero que voce tenha passado umas boas ferias. Eu estava achando estranho que voce nao estava atualizando o blog com frenquencia.

Bjs.

Regina

12:00 AM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:08 PM  
Blogger oakleyses said...

canada goose, canada goose, karen millen, canada goose, swarovski crystal, hollister, wedding dresses, ugg, barbour, moncler, canada goose, ugg pas cher, canada goose uk, moncler, sac louis vuitton, pandora jewelry, ugg boots, juicy couture outlet, canada goose jackets, pandora jewelry, moncler, michael kors outlet, swarovski, ugg, pandora charms, moncler, juicy couture, ugg, marc jacobs, moncler, michael kors outlet online, moncler outlet, canada goose, pandora charms, links of london, doke gabbana, louis vuitton, thomas sabo, canada goose outlet, barbour, sac lancel, sac louis vuitton, supra shoes, coach outlet store online, louis vuitton uk, toms shoes, moncler, louis vuitton, montre homme, moncler, michael kors handbags, rolex watches

6:33 PM  

Post a Comment

<< Home