Thursday, November 02, 2006


Finados

Quando eu era menina eu tinha horror à cemitérios. Portanto, nunca gostei do dia de finados. Todo ano minha mãe e eu íamos ao cemitério visitar o túmulo de uma tia querida da minha mãe que morreu atropelada antes do meu nascimento. Pegavámos o ônibus para o Imirim e descíamos no ponto do Cemitério Chora Menino. Primeiro parávamos na floricultura para comprar flores e velas. Por muito tempo associei flores como copo-de-leite, crisântemos, dálias e lírios à minha memória de finados. Eu me referia a elas como flores de cemitério. O mesmo com cheiro de velas.

O tempo era cinzento como se as nuvens também estivessem carregadas de uma tristeza infinda. Eu segurava firme a mão de minha mãe enquanto caminhávamos pelos labirintos de cruzes, guarda-chuvas, anjos, santos, pessoas rezando, túmulos cinzentos de concreto com mato crescendo, outros com flores de plástico e velas derretendo e mais uns tantos de mármore, última morada das famílias mais endinheiradas. Se não estava garoando o chão ainda estava molhado e o sol se recusava a sair. Quando passávamos pelas gavetas pequeninas onde se guardam os ossos eu sempre gostava de ler os nomes e ler as datas de nascimento e morte tentando adivinhar quantos anos a pessoa tinha quando morreu. Ainda hoje faço isso quando vejo uma lápide. Gostava também de ver as fotos antigas e desbotadas naqueles porta-retratos miúdos. Era interessante imaginar que tipo de vida tiveram essas pessoas e como morreram.

O túmulo onde estava enterrada a minha tia era também compartilhado por outros membros da família como uma casa subterrânea. Um dia meu pai também se juntou a eles como um parente recém chegado a uma cidade que não tem onde ficar porque não pode pagar pelo seu próprio terreno. Na última vez que estive no Chora Menino, que por sinal é um nome bem apropriado para um cemitério, foi para ver onde o meu pai estava enterrado. Eu não estava no Brasil quando ele faleceu e por isso não participei do enterro. Não havia nada decorando o seu túmulo, nem uma lápide com o seu nome, somente um anjo com uma asa quebrada.

Morando aqui eu descobri uma nova maneira de celebrar os mortos. Trata-se do Dia de los Muertos, a maneira mexicana de fazer as pazes com a morte. Falarei mais sobre isso e sobre as origens do Halloween nos próximos posts.

Foto: Flickr/Amethist


14 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,

Me emocionei muito com as tuas impressões de menina sobre o Dia dos Mortos. Principalmente com o lápide sem nome do teu pai, apenas com o anjinho de uma asa quebrada...
bjkas e bom fim de semana,
Cris

3:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina
Você vc descreveu o Dia de Finados aqui do Brasil, é isso mesmo. Eu não gosto de Cemitérios. Portanto acendo minhas velinhas, e faço minhas orações em casa, acho que lá não tem mais nada, penso assim, embora seja muito católica.
Quero agradecer a mensagem que vc mandou através do Sindrome!
Beijos

5:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,
quando li esse post fiquei com a impressão que as suas palavras poderiam ter sido as minhas. Assim como você, sempre que ia ao cemitério no Brasil gostava de ficar lendo as gravaçoes com nomes e datas e de ver as fotos. Logo, de imaginar uma vida por trás do que via. Ainda faço isso quando vou ao Brasil, é sério. De fato, no último natal quando lá estive tirei várias fotos dos túmulos do meu avô, bisavô e tia.

Quero ouvir o que você tem a dizer sobre "fazer as pazes com a morte". VOu aguardar ansiosa. Adoro ler o seu blog e a paz que ele sempre me dá é preciosa. :)

8:04 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi regina, aqui como meu marido faz aniversário no dia 2 nunca penso muito no dia de finados. Mas tambem não gostava de cemitérios no Brasil, grandes demais e sempre ficava imaginando o que iria encontar na próxima cova. Nunca fui muito a cemiterios por sorte minha familia comecou a morrer quando já estava adulta e noss meus tempos de menina não fui muito a cemiterios só passava de onibus pela porta.
Aqui Leif sempre vai acender velas no tumulo do pai, mas não costumo ir junto. o cemiterio fica sempre nas igrejas da cidade, mas não dão medo pois são tipo o jardim da saudade no Rio, mas gramados e flores e discretos tumulos normalmente uma pedras pequenas deitadas com nome e data gravado.
Seus filhos estão uma graca , aqui comecaram a festejar halloween mas ainda não pegou a moda.
Beijos

12:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Li sobre a festa que os mexicanos fazem para os seus mortos. Cada cultura tem seu modo de lembrar os entes queridos. Eu só sei de uma coisa, nunca fui sozinha no cemitério e quando passava pelo portão de um fazia o sinal da cruz, isso nunca depois das seis da tarde! (rs*)
A minha família preserva o costume de fazer os santinhos das pessoas que morreram e no dia de finados, damos à quem visita o túmulo. Pra que tenham uma lembrança de nossos parentes.
Alguns cemitérios são lindos, verdadeiras obras de ar à céu aberto!
Boa semana! Beijus

5:30 PM  
Blogger Sofia said...

Aqui em Portugal aproveitamos o feriado do dia de Todos-os-santos para irmos ao cemitério. Como no dia de finados (dia 2), já estamos todos a trabalhar, também é costume celebrarmos as vidas dos nossos mortos nesse dia. Para mim, o cemitério não deixa de ser um sítio constrangedor, embora "goste" de lá ir.
Beijos.

10:16 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Foi engracado. Eu comecei a pensar sobre finados e todas essas memorias me vieram a tona.

Bjs.

Regina

9:39 AM  
Blogger Regina said...

Telma,

Eu tb prefiro fazer minhas oracoes em casa, tb porque estou tao longe e tem como eu poder visitar cemiterios.

Bjs.

Regina

9:40 AM  
Blogger Regina said...

Anita,

Bom, temos outra coisa em comum, nao? Eu gostei da ideia de tirar fotos. Talvez eu tb faca isso da proxima vez que for ao Brasil.

Muito obrigada pelo carinho e pela leitura assidua. Eu sempre aguardo os seus comentarios.

Bjs.

Regina

9:42 AM  
Blogger Regina said...

Elizabeth,

Eu tb me lembro de ver os cemiterios de dentro dos onibus...
Os cemiterios dai ficam por detras das igrejas? Eu tb gosto da ideia de cemiterio jardim com bastante flores.

Parabens atrasos ao Leif.

Bjs.

Regina

9:44 AM  
Blogger Regina said...

Luma,

Achei bonita a ideia de distribuir santinhos para comemorar a vida dos parentes que se foram. Quando eu era menina eu fazia colecao de santinhos. Nao tanto daqueles das pessoas que se ja se foram, mas dos santos mesmos. Ah, eu tinha alguns tb que eram lembrancinhas de primeira comunhao. Concordo, que alguns cemiterios tem uma beleza singular, ainda que meio melancolica.

Bjs.

Regina

9:46 AM  
Blogger Regina said...

Sofia,

Nao conheco muitas pessoas que gostem de ir aos cemiterios, he,he,he...

Ai em Portugal, nao e' feriado nao?

Bjs.

Regina

9:47 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:52 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:07 PM  

Post a Comment

<< Home