Thursday, November 09, 2006


Chapel of Chimes


De vez em quando eu gosto de fazer alguma coisa que normalmente eu não faria. Na semana passada, antes do Halloween, houve um evento numa capela em Oakland com um altar para celebrar o Dia de Los Muertos e para ensinar as crianças a fazer flores de papél para decorar o altar. A Chapel of Chimes ou Capela dos Sininhos em Oakland foi fundada em 1909 e depois reconstruída e ampliada pela arquiteta Júlia Morgan no final dos anos 20.

Oakland fica ao lado de Berkeley. Eu moro nessa área há muito tempo e nunca tinha visitado esse lugar. Júlia Morgan é uma arquiteta super famosa por aqui. Ela nasceu em San Francisco em 1872 e foi a primeira mulher a se formar em engenharia pela UC Berkeley em 1894. Em 1896, aconselhada pelo seu mentor Bernard Maybeck, Júlia foi para Paris para estudar na Ecole de Beaux-Arts. Levou dois anos para que a escola permitisse que ela se matriculasse porque a diretoria nunca havia concebido a possibilidade de uma mulher estudar ali. Ela então entrou em várias competições de arquitetura na Europa e ganhou quase todas forçando a escola a aceitá-la.

Essa capela também abriga um columbário e um mausoléu. O columbário, palavra que vem do latim e significa casa das pombas, é um recinto fechado por vidros, com nichos onde são abrigadas as caixas (em vários formatos) com as cinzas. O mausoléu abriga as criptas com os restos mortais daqueles cujas famílias decidem enterrá-los em um recinto fechado.

Para a minha surpresa o lugar não me inspirou mêdo ou nenhuma sensação estranha. Por ter um valor histórico, a capela é quase como um museu. Há uma guia que explica a história do lugar que, na verdade, é muito sereno e cheio de arcos que me lembraram a arquitetura moura com fontes e mini-jardins. Os meus filhos se divertiram indo de um comôdo para o outro, como em um labirinto. O lugar é enorme. Num determinado momento, eu me perdi deles. Finalmente, eu os encontrei e o meu filho calmamente me guiou até a saída. Eu voltei sozinha naquela noite para ouvir estórias de assombração na capela celebrando o Halloween que estava para chegar. Acho que começo a fazer as pazes com a morte ou pelo menos com os mortos.















3 Comments:

Blogger Unknown said...

Regina
Meu nome é Socorro Freire. Moro em São Luis - Maranhão há 35 anos. Sou casada com um médico, tenho três filhos e estou no ultimo ano de Arquitetura e Urbanismo. O seu português está ótimo, não se preocupe. O meu msn é socorro@solinternet.com.br
Está sendo muito bom ler sobre voce, sua família e a cidade onde mora. A muito tempo sou fã de Julia Morgan. A visita que voce fez a Capela me deixou com inveja (sadía é claro), não sei se terei condições de viajar um dia(meu grande sonho), por isso a internet me consola.Falaremos mais vezes.Abraços do Brasil.

12:21 PM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:52 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:07 PM  

Post a Comment

<< Home