Sunday, April 22, 2007


Dia da Terra

O pessoal do Faça a sua Parte sugeriu uma blogagem coletiva para comemorar o Dia da Terra. O Flávio propôs que os participantes da blogagem escrevam sobre uma meta para lidar com a questão do meio ambiente.

Como já disse antes, na minha casa reciclamos tudo (inclusive aparelhos eletrônicos e computadores), não desperdiçamos comida, carrego a minha própria sacola para o supermercado, apoio o comércio local, procuro comprar comésticos que não são testados em animais, não compro artigos de couro ou com pele animal, sou quase vegetariana (ainda como tandoori chicken de vez em quando), compro roupas usadas, etc. Para comemorar o Dia da Terra a cidade de Berkeley aceitou todo tipo de lixo eletrônico gratuitamente nesse final de semana, assim nos livramos de coisas quebradas que haviam se acumulado ao longo dos anos.

Mas ainda tenho muito que melhorar. Eu tenho duas metas para esse ano: caminhar mais e trazer o meu próprio copo quando compro o meu latté (aqui eles vendem copo reusável para o café).


Mas nesse Dia da Terra, eu gostaria também de ressaltar a importância de dois tópicos que a meu ver não recebem a devida atenção no movimento ambientalista mais tradicional: a questão da justiça ambiental e do racismo ambiental. E óbvio que as nossas escolhas pessoais e a maneira como conduzimos as nossas vidas tem um impacto enorme no meio ambiente. Mas a questão ambiental é também política e vai muito além da preservação dos recursos naturais, das florestas e dos animais. Na área onde moro, por exemplo, os bairros de classe média e classe média alta são arborizados, tem supermercados em abundância com uma fartura de alimentos saudáveis (orgânicos ou não). Nos bairros mais pobres (onde os moradores são em sua maioria afro-americanos, árabes, latinos e outros imigrantes) quase não há árvores nas ruas, muitas das casas são decrépitas com tinta descascando que pode expôr crianças a tóxicos que causam dificuldades de aprendizagem, no lugar de supermercados há um liquor store em cada esquina com todo o tipo de junk food mas onde não se encontra uma banana para comprar. É também bastante comum que esses bairros sejam próximos de zonas industriais. Como consequência, muitas crianças nessas comunidades sofrem com asma e há um incidência maior de doenças como o câncer.

O mesmo acontece a nível global. Recentemente, eu descobri que a cidade de Berkeley não aceita um tipo de plástico entre os plásticos que são recicláveis porque esse tipo de plástico acaba sendo exportado para algum lixão na China.

É claro que é mais fácil continuar reciclando as minhas garrafas, latas e papél sem pensar muito em tudo isso porque francamente, é deprimente. Mas vivemos interconectados numa teia global. O que acontece nos Estados Unidos afeta a China, afeta o Brasil. A questão ambiental, na minha opinião, tem que também incluir a questão da justiça social.

Foto: vista do Lawrence Hall of Science, em Berkeley, nesse domingo.

Arte: Google images.





10 Comments:

Blogger Andréa said...

Poxa, falou tudo. Adorei saber o que você já faz, Regina, que 'bate' muito com o que fazemos por aqui, também. Mas eu não tinha pensado no lance político da ecologia e sustentabilidade do planeta. É incrível como tenho aprendido mais e mais depois de ter começado meu blog e conhecido gente como você. Valeu mesmo!
Beijos e boa semana.

4:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Isto é preocupante, pois, uma alimentação saudável geralmente é mais cara, o que dificulta a vida dos mais pobres. E as dificeis condições de vida de comunidades excluídas é um problema que afeta a todos nós.
Tento fazer minha parte conscientizando meus alunos a uma vida mais saudável em harmonia com a natureza, como o reaproveitamento total dos alimentos e dos objetos recicláveis.
beijo, menina

5:34 AM  
Blogger Unknown said...

regina,
boa a foto! às vezes eu me esqueço de dar a devida referência às imagens que ponho no blogue. Preciso me lembrar disso.

6:46 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

Sabe que esse era um dos problemas que eu sentia com os ambientalistas (principalmente aqui, nao sei bem com estao as coisas no Brasil). Eu achava frustrante o fato de fatores como raca e classe nao serem incorporados na agenda ambiental. Mas um dia, ha uns dois anos, fui a uma conferencia sobre educacao e meio-ambiente e um homem representando um ong que lida com justica ambiental falou o sobre o assunto. Foi a primeira vez que vi alguem reconhecer a importancia dessas conexoes.

Beijos,

Regina

1:37 PM  
Blogger Regina said...

Denise,

Vc tem toda a razao. A alimentacao mais saudavel e' mais cara. Essa e' uma das razoes pelas quais fast food e' tao popular por aqui, especialmente entre a populacao mais carente. Um hamburger basico do McDonalds custa $1. Com $1 nao se faz nem uma salada. E' realmente triste. E se alguem cresce comendo esse tipo de comida fica dificil retreinar o paladar.

E'muito bom o que vc esta fazendo como professora. E importante conscientizar as pessoas do seu papel e sua responsabilidade na preservacao do planeta.

Bjs.

Regina

1:40 PM  
Blogger Regina said...

Anita,

Da proxima vez nao se esqueca de tirar fotos da "grama azul.":-) Eu levo a minha digital para todo lugar.

Beijos,

Regina

1:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Meu post "Cristais contra o Aquecimento da Terra" é o primeiro passo na meta estabelecida em relação à Idéia 38 - Dia da Terra do "Faça a Sua Parte". Um abraço.

8:44 AM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:22 PM  
Blogger oakleyses said...

canada goose, canada goose, karen millen, canada goose, swarovski crystal, hollister, wedding dresses, ugg, barbour, moncler, canada goose, ugg pas cher, canada goose uk, moncler, sac louis vuitton, pandora jewelry, ugg boots, juicy couture outlet, canada goose jackets, pandora jewelry, moncler, michael kors outlet, swarovski, ugg, pandora charms, moncler, juicy couture, ugg, marc jacobs, moncler, michael kors outlet online, moncler outlet, canada goose, pandora charms, links of london, doke gabbana, louis vuitton, thomas sabo, canada goose outlet, barbour, sac lancel, sac louis vuitton, supra shoes, coach outlet store online, louis vuitton uk, toms shoes, moncler, louis vuitton, montre homme, moncler, michael kors handbags, rolex watches

7:27 PM  
Blogger Miria said...

Thanks for the article really help me a lot really apreciate it please visit our website : Kampus terkemuka

3:02 PM  

Post a Comment

<< Home