Thursday, September 28, 2006



São Cosme e São Damião


Às vezes uma memória de algum lugar ou de algum evento me visita sem nenhuma razão aparente. Assim, de repente, out of the blue, como eles dizem aqui. Pois outro dia eu me lembrei que no final de setembro tem festa de Cosme e Damião. Fui visitar a Elizabeth e lá estava um post sobre os santos. Hoje, 27 de setembro é dia de São Cosme e São Damião.

Segundo a wikipédia os santos gêmeos eram orginários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Eles estudaram medicina e depois foram trabalhar na Egéia. Cosme e Damião foram mortos na Síria. Há diferente versões de como os gêmeos morreram. Segundo uma versão eles eram pessoas caridosas que realizavam milagres e por isso foram amarrados e jogados num penhasco sob acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos. Outras versões incluem afogamento, apedrejamento e outras mortes brutais.

No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. Em comemoração aos santos gêmeos as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitadas com bandeirolas e alegres desenhos.

Mas a minha lembrança da festa de Cosme e Damião é a de um terreiro do bairro. Eu me lembro das pessoas vestidas de branco em trance ao som de ataques. Girando, girando até incorporarem espíritos infantis. Minha mãe sempre foi bem católica do tipo de frequenter a missa e ir em procissão do enterro na Semana Santa. Mas, duas de suas amigas frequentavam o terreiro.

. Por causa disso de vez em quando íamos no terreiro para receber passes. Eu gostava da cantoria e das balas na festa de Cosme e Damião. Para mim o ambiente era muito mais festivo do que as missas. Minha mãe é uma pessoa que tem fé e nunca viu nenhuma contradição entre as missas de domingo e as bençãos do terreiro. Isso é uma coisa que eu sempre gostei no Brasil no que diz respeito à religião: a coexistência das dualidades.

17 Comments:

Blogger Lilica said...

Menina, acredita que aqui na Amazônia eles não conheciam São Cosme e São Damião?! Nem aquela tradição de dar doces para as crianças...Pois bem, eu expliquei tudo direitinho e no fim da noite tinha brigadeiro para mim :)
Beijos

3:28 PM  
Blogger Regina said...

Alline,

Mas provavelmente, tem muitas coisas que ha' ai na Amazonia que a gente nao conhece la no sul, ne?
Hum, brigadeiro, que delicia!

Beijos,

Regina

10:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,
Cosme e Damião para mim era sinal de doces de graca. Nem iamos a escola só para poder pegar doces. E naquele tempo as pessoas davam brinquedos e até roupas para as criancas. O melhor eram aquelas cocadas fresquinhas feitas na vespera. Fico até com água na boca. E minha casa era casa de bamba tipo a do Martinho:
-Macumba lá na minha casa
Tem galinha preta, azeite de dendê
Mas ladainha lá na minha casa
Tem reza bonitinha e canjiquinha pra comer.
Beijos

10:20 AM  
Blogger Unknown said...

Oi Regina.
Engraçado, acho que tava no meu sub... Foi essa semana mesmo, falei para alguém do serviço cuidar bem dos filhotinhos que eu tinha dado para o pessoal, e disse assim: "Não esquece do dia de Cosme e Damião, que eles gostam de ganhar biscoitinho de presente."
Mas saiu assim, tão do nada, que todo mundo ficou me olhando assim... sem entender.
Beijos

5:15 PM  
Blogger Regina said...

Elizabeth,

Nao ha nada como cocada fresquinha. Eu tambem adorava bala de noiva embrulhada naqueles papeis de seda rosa e azul, com franjinha pendurada.

Beijos,

Regina

12:37 AM  
Blogger Regina said...

Flavia,

E' incrivel como essas coisas ficam gravadas na memoria da gente. Fazia muitos anos que eu nem me lembrava mais da festa de Cosme e Damiao (especialmente morando fora). Eis que de repente me veio a memoria.

Beijos,

Regina

12:39 AM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Regina, eu esperava o dia de Cosme e Damião, ansiosamente, quando era pequena, por causa dos saquinhos cheios de bombons que ganhavamos na vizinhança... ótima lembrança :-)

Beijos!

1:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina:
Cosme, Damião e Doum. Este último irmão foi acrescentado pela umbanda. Salve!

8:10 AM  
Anonymous Anonymous said...

Cosme e Damião
Damião cadê Doun
Doun foi passear
no cavalo de Ogum!!!!

Doun era o irmão caçula dos gêmeos. Também cresci satisfazendo minha infância com docinhos do dia de Cosme e Damião. Hoje, só de olhar pros doces já tenho dor de cabeça e enjôos. Coisas da idade.
Hoje, Cosme e Damião são o símbolo de como as crianças são importantes nas nossas vidas, e nos tornam pessoas melhores.
VIVA TODAS AS CRIANÇAS!

3:44 PM  
Blogger Regina said...

pprangel,

Obrigada pela lembranca do Doum. Eu nao sabia que esse era o irmao acrescentado pela umbanda.

Bjs.

Regina

11:36 PM  
Blogger Regina said...

Denise,

Voce tinha sorte. No meu bairro os vizinhos nao davam docinhos nao. So' no terreiro.

Bjs.

Regina

11:37 PM  
Blogger Regina said...

Nana,

Que versinho bonitinho! Obrigada!

Realmente as criancas inspiram e nos ensinam como apreciar as coisas simples da vida.

Beijim, minha querida

Regina

11:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

O versinho na verdade é um ponto de umbanda. Ouvíamos felizes, com a boca cheia de doces, querendo ser Doun ao lado do Cosme e Damião.
Eparrei!

12:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

Regina tô chegando bem atrasada pra comentar ! No vodu tem o culto dos gêmeos, que foram associados ao Cosme e Damiao. E os retornados do Benim, levaram a festa de Cosme e Damião pra lá também, existe até hoje :-) Eu lembro quando era bem pequena, qdo morei no Rio, no RS não tinha...Beijocas.

3:17 PM  
Blogger Regina said...

Ana,

Que bom que voce leu ate o fim da pagina. No vodu sao conhecidos como Ibeji, nao?

Bjs.

Regina

11:30 PM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:51 PM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

5:58 PM  

Post a Comment

<< Home