Sunday, September 17, 2006


Massala jazz


Summit
é uma banda que mistura o jazz com música clássica indiana. O resultado é bem interessante: um jazz em raga, um massala jazz. Raga é como se chamam as regras usadas na composição de música clássica indiana. Um raga pode ser visto como um conjunto de normas de como se construir uma melodia. Massala se refere à mistura de duas ou mais ervas ou especiarias.

A apresentação de hoje à noite no Herbst Theater em San Francisco contou com a colaboração da dançarina de Kathak Kaveri Agashe, que começou a dançar quando era menina. Kaveri ganhou uma bolsa do Fullbright para estudar jazz nos Estados Unidos por um ano em 2004. Foi a primeira vez que uma dançarina foi premiada com essa bolsa, que geralmente é reservada para músicos.

O Kathak é uma forma de dança originada no norte da Índia. A palavra kathak deriva da palavra katha que significa “contar histórias”. Utilizando dança, música e ritmo, estes “contadores de história” falam dos grandes épicos da literatura indiana e também fazem homenagens aos deuses e deusas da Índia. A característica principal do kathak é o complexo trabalho dos pés, criando padrões rítmicos através do uso da planta dos pés e de guizos nos tornozelos.

O Herbst Theater é um teatro lindo em frente à prefeitura de San Francisco. É um lugar de importância histórica, pois foi lá que o documento das Nações Unidas decretando o fim da segunda guerra mundial foi assinado em 1945.

George Brooks - Summit www.georgebrooks.com/

Kaveri Agashe - www.kathak-kaveri.com/

Herbst Theater - sfwmpac.org/herbst/ht_index.html

Fotos: 1) Kaveri - do website da artista; 2) Herbst (tirada por mim); 3) entrada do teatro (tirada por mim); 4) dentro do teatro - da website do Herbst Theater.


10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sensacional!

10:36 AM  
Blogger Regina said...

Van,

E' incrivel a disciplina dessa moca. A musica indiana e' tb super complicada matematicamente. Por exemplo, a maioria das musicas ocidentais sao no tempo 4/4. As indianas sao em 7, 9 e por ai vai.

bjs.

Regina

7:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,
Super intressante , vi uma vez algum programa na tv sobre isto.
Abracos

12:40 AM  
Anonymous Anonymous said...

Regina,
Deve ter sido um show sensacional mesmo. A única coisa "massala" que eu conheço é o chicken massala!
:-) Que teatro lindo!

Mudando de assunto, eu vou tentar ficar "fora do ar" por um tempo. Vou sentir muitas saudades mas tenho realmente que me disciplinar pois não tenho feito progresso com meus projetos pessoais, algo muito importante para mim.

Ficarei com muita saudade e gostaria de manter contato com você, se possível. Meu email é cris@brazilianstars.com

Queria também dizer que teus posts têm sido, pelo menos para mim, cada vez mais interessantes, criativos e informativos e que adorei te conhecer pessoalmente.

Bjs e um abraço amigo,

Cris

7:31 AM  
Blogger GÊNERO CINEMATOGRÁFICO said...

adoro essas dicas culturais suas...e essas fotos? que parecem de revista internacional. de um lugar bonito e longe. de sonhos...
bjs

12:06 PM  
Blogger Unknown said...

"contar estórias dançando" me parece muito interessante mesmo, Regina! Valeu pela dica

12:34 PM  
Blogger Regina said...

Cris,

Eu inventei o termo massa jazz porque mistura duas tradicoes de musica diferentes.

Vou sentir a sua falta, mas adoraria manter contato com voce. Vou mandar um e-mail.

Bjs.

Regina

12:08 AM  
Blogger Regina said...

Cynthia,

Que legal que voce gosta das dicas culturais. Eu adoro aprender coisas de lugares longes e diferentes.

bjs.

Regina

12:09 AM  
Blogger Regina said...

Anita,

Eu vi essa dancarina fazer uma apresentacao no dia das maes. Ela improvisou a estoria de uma mae, desde quando nasce o bebe ate quando o filho adulto se muda de casa. Foi incrivel.

Bjs.

Regina

12:10 AM  
Anonymous Anonymous said...

Re, cadê o website do Kai... notei que v. falou de todo mundo mas não disse que o seu maridão é um músico FANTASTICO! Tem que falar dele também... Kai sempre me impressiona. Gostaria muito de ter ido a esse show com v. Vou tentar fazer mais isso. Estou trabalhando muito...
Eliana

10:13 AM  

Post a Comment

<< Home