Wednesday, August 23, 2006



Um tiro contra o céu azul

Pois é, justo no dia em que muitos blogs estão escrevendo sobre violência acabamos presenciando uma cena policial digna de swat team bem na minha rua onde nada (ou quase nada) acontece.

Fui dar uma caminhada como sempre faço no final da tarde. Moro num bairro super agradável, cheio de jardinzinhos, restaurantes e Peets Coffee Shop, onde as pessoas gostam de ficar batendo papo na esquina enquanto tomam o seu latte, mocha ou seja lá o que for. Estava uma tarde linda. Um céu azul com nuvens que mais pareciam pinceladas numa tela de artista.

Bom, eis que estou voltando para a casa e vejo uns policiais na esquina. Não pensei nada demais porque eles geralmente param para tomar um café ali. Continuei ouvindo o meu flamenco chill do grupo malagenho Chambao e foi aí que eu vi meu filho correndo de patinete para me dizer que algum vizinho havia se suicidado (e ainda por cima com um revólver). E eu que nunca imaginei que alguém nesse bairro possuisse um revólver. Santa ingenuidade! Fiquei até com dor de barriga.

O meu marido havia chegado com as crianças um pouco antes de mim. A rua estava fechada e havia onze viaturas da polícia, policiais com metralhadoras, um caminhão do corpo de bombeiros e uma ambulância. Tudo isso porque a polícia não sabia se era suicídio ou se alguém havia invadido o apartamento.

Eu ainda não sei direito quem cometeu o suicídio. Aparentemente era uma mulher que morava sozinha. Pelo pouco que eu já li sobre suicídio, mulheres raramente escolhem o revólver como metódo. Elas preferem os barbitúricos.

Fiquei pensando o que levou essa pessoa a se matar. Eu já passei por fases na minha vida em que contemplei o suicídio seriamente. Mas jamais teria usado um revólver. Tenho horror a arma de fogo e sempre pensei em quem teria que lidar com a babunça toda. Felizmente, hoje em dia isso já não me passa mais pela cabeça.

Enfim, a minha vizinha do lado, que é toda pragmática e é terapeuta, começou a especular sobre as possíveis razões que levaram essa pessoa a cometer o suicídio. Ela disse que talvez essa pessoa tivesse alguma doença incurável ou problemas de depressão. Mas, duas coisas que ela falou ficaram gravadas comigo: sometimes people get tired of being poor (às vezes as pessoas se cansam de ser pobre) and this is the only country in the world where people think they should be happy (esse é o único país do mundo onde as pessoas pensam que devem ser felizes).

Leiam também o post abaixo sobre violência. Faz parte da blogagem coletiva inciada pela Laura do blog Caminhar.



13 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Regina,

... a contradição na fala da terapeuta é que as pessoas acham que devem ser felizes, mas não são. êta luar pra ter gente infeliz como esse. Um dos problemas, penso, é a solidão causada pelo excesso de importância dada ao indivíduo... é complexo.

Sinto muito por isso ter acontecido perto da sua casa. Espero que vocês fiquem bem!

Beijos

6:52 AM  
Blogger Unknown said...

Olá Regina,

Pois é...a violência está em todos os lugares...até as pessoas a cometem contra si mesmo...

Mas o importante é a gente romer o silêncio em favor da PAZ!!!!

Beijos,

9:57 AM  
Blogger Regina said...

Anita,

Concordo com voce sobre o a solidao que se ve nesse pais. Eu acho que o que a minha amiga falou tb tem a ver com o sentimento ufanista desse pais: somos os melhores, o number one. Mas muitas vezes as pessoas nao se sentem assim.

Obrigada pelo elogio aos meus filhos no outro post. O maior e' menino e a menor menina. O cabelo comprido engana, ha,ha,ha,

O meu post original sobre violencia e' o de baixo. Nao sei se voce leu ou nao. E' sobre SP. De onde voce e'?

Bjs.

Regina

10:38 AM  
Blogger Regina said...

Ce,

E' a violencia se manifesta de muitas formas e algumas nem involvem sangue. Estou pensando na pobreza, fome, desespero, miseria.

bjs.

Regina

10:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi regina,
Tenho dificuldade em entender como uma pessoa tem coragem de tirar a vida, eu sou COVARDE demais para este tipo de coisa. E acho que tudo tem solucão e se estou com problemas penso sempre para mim mesma: um belo dia ainda acharei graca deste fato...
Aqui na Suécia o numero de suicidas é enorme, incluindo aias criancas e adolescentes. Conheci várias pessoas que tiraram suas vidas com problemas de depressão. antes ficava imaginando como uma pessoa que tem casa, saúde, comida e dinheiro pode ficar deprimida? Mas o fato é que depressão é uma doenca e muitas pessoas aqui apesar de ter tudo sao muito sós e por isto optam por tirar suas vidas. Triste mais verdade.
Beijos
ps. estou no grupo das poderosas, sempre que posso leio os e-mails mas quando penso em entrar no papo o assunto já é outro, quem sabe um dia me atrevo.

2:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Regina,

Desculpa por dizer "meninas". Você já tinha falado sobre o seu filho e o professor retrogrado. Foi mal! De qualquer forma ele é lindo!

Gostei muito do seu poema sobre SP. Eu sou de uma cidade chamada Uberlandia, MG

Mas morei em Salvador, BA por uns 19 meses. E acho que posso dizer que sei o que é a violência. E pior o que é a desigualdade social.

Apesar disso o tempo que passei na Bahia foi um dos melhores da minha vida. Cresci muito e vi outro Brasil que não definitivamente não conhecia: os dos marginalizados. Que existe em Uberlândia também, claro. Mas qdo. você está na sua cidade preocupado só comm a sua vidinha, não vê o que se passa aos arredores.

E por falar em violência e essa coisa do povo aqui achar que é o melhor do mundo, ou deve ser (a sua amiga tem toda a razão), dá pra fazer um contraste com o povo baiano (os com quem trabalhei) e chega a ser meio irônico que no meio de tanta pobreza, violência e desigualdade, os baianos com os quais convivi eram as pessoas mais felizes que já vi.

Beijos,

P.S. olhando direitinho, ele parece um menininho sim. Acho cabelo lindo. Mas parece que é dom. Ou voc6e nasce com um cabelo bonito ou não. Se eu tivesse um menino de cabelo bem bonito assim, ficava também bem longo, claro!

2:57 PM  
Blogger Regina said...

Elizabeth,

Deixei um comentario bem longo ontem la so seu blog. Voce ja leu? O que voce escreveu sobre violencia me fez lembrar de uma porcao de coisas. Obrigada!

Eu acho que a miseria gera depressao, mas a solidao, o abuso, a negligencia tambem. Concordo que depressao e' uma doenca, mas eu acho que para algumas pessoas nao se trata de desiquilibrio quimico, mas sim psicologico devido a traumas sofridos na infancia e no decorrer da vida. Eu ja tinha lido sobre os indices na Suecia. Fico mais triste ainda quando se trata de criancas e adolescentes cometendo suicidio. Acredito que para alguem chegar a esse ponto e' porque esta' sentindo uma dor profunda e nao acredita que haja uma saida. E' uma pena, porque eu acho que na maioria das vezes o que as pessoas precisam e' de amor e ajuda. Foi basicamente o que aconteceu comigo.

Beijos,

Regina

3:09 PM  
Blogger Regina said...

Anita querida,

Imagina! Nao pegou mal nada. E' so' cabelo. :-) Ele ouve isso o tempo todo. Com tantas pessoas com as quais correspondemos as vezes esquecemos alguns detalhes, he, he, Eu apreciei o elogio e o carinho da mesma forma. A ideia do cabelo comprido foi ideia dele. Vamos ver ate quando dura. De qualquer forma, eu nunca havia cortado os cachinhos dele ate os tres anos de idade.

Entao, voce e' mineira tambem. Minha mae e' de uma cidadezinha do sul de Minas, chamada Borda da Mata. Fica a meia hora de Pouso Alegre, no caminho para Ouro Fino. Quando eu era pequena eu nao gostava. Como urbanoide que sou, sempre preferi o anomimato. E em cidade pequena todo mundo conhece todo o mundo e rapidamente nota um estranho no ninho. Hoje em dia, eu gosto de visitar as minhas tias. Eu represento uma janela para o mundo para elas. Agora eu tambem acho a cidade bonitinha e o ar e' incrivel.

Eu ADORO a Bahia, Salvador em particular. Alias, adoro todo o Nordeste. Foi em varias cidades do NE que eu conheci as pessoas mais amaveis, hospitaleiras e felizes da minha vida.

Beijos,

Regina

3:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Re, achei super intrigante e profundo o que disse a terapeuta. Me fez pensar... História triste essa. Que pena que seus filhos tenham tomado contato com algo tao dificil de explicar. Beijos e fique bem, Van

4:25 PM  
Blogger Luma Rosa said...

Espero que no futuro quando voltar a sua cidade natal, não a ache tão cinza. Alegre-se!! Ainda temos muitos motivos para querer viver e enxergar as cores do mundo.
Sinto muito pela sua vizinha. Solidão da alma não tem cura. Beijus

5:57 PM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

5:58 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:06 PM  
Blogger oakleyses said...

canada goose, canada goose, karen millen, canada goose, swarovski crystal, hollister, wedding dresses, ugg, barbour, moncler, canada goose, ugg pas cher, canada goose uk, moncler, sac louis vuitton, pandora jewelry, ugg boots, juicy couture outlet, canada goose jackets, pandora jewelry, moncler, michael kors outlet, swarovski, ugg, pandora charms, moncler, juicy couture, ugg, marc jacobs, moncler, michael kors outlet online, moncler outlet, canada goose, pandora charms, links of london, doke gabbana, louis vuitton, thomas sabo, canada goose outlet, barbour, sac lancel, sac louis vuitton, supra shoes, coach outlet store online, louis vuitton uk, toms shoes, moncler, louis vuitton, montre homme, moncler, michael kors handbags, rolex watches

6:30 PM  

Post a Comment

<< Home