Tuesday, August 22, 2006


Cidade minha

Cidade minha

Cidade amada

Fico triste em ver-te acuada,

Amedrontada, pixada,

Violentada

Eu era menina

Seus prédios mais altos ainda

Calçadas cheia de gente apressada

O meu medo era de escuro e de bandido da luz vermelha



Eu era moça

Passeando de madrugada

Pelas suas ruas molhadas

O meu medo era de estupro e de revólver na cara



Fui-me embora

Quando voltei pela primeira vez te achei cinza, quase sem cor

Faról fechado

Indignação



Mas eu continuei voltando

Mesmo quando ouvi tiros no meio do dia

Meus filhos assustados

Escondidos na papelaria



Pivetes vendendo doce

Classe média metendo o pau na empregada

Elite alienada

De um lado a Daslu, do outro a favela


É chegada a hora de acordar

De parar de ver novela

De parar de tapar o sol com a peneira

Eu me recuso a virar refém na minha própria cidade

O medo sufoca, o medo invade

É preciso justiça social,

Educação, re-habilitação

Solidariedade

Enquanto isso não acontece

Eu me lembro da beleza singela das madrugadas paulistanas

Do mercado de flores que nunca fecha

E que é lindo apesar do cemitério por detrás

Ago 22, 2006

Quem cala, consente. Rompendo o silêncio… Este post faz parte de uma blogagem coletiva convocada pela Laura do Caminhar . São mais de 70 blogs participando. Para uma lista completa visite o blog da Laura http://www.lauravive.blogspot.com/. Leia. Comente. Participe.



10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bonito esse seu post.
É isso mesmo, precisamos sair da nossa casca e encarar que fazemos parte dessa engrenagem.
Beijo, querida.

5:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Belos versos de dor e saudade de uma cidade que foi sua e de paz.
Esse grito é de força e resgate... que assim seja!
Também gritei a meu modo nessa blogagem coletiva.
Lindo dia
beijosssssssssss

6:09 AM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Adoro todos seus poemas, Regina, você é uma artista de muita sensibilidade :-)

11:54 AM  
Blogger Laura_Diz said...

Lindo poema. Vc me surpreende com estes versos.
Vamos enfrentar o medo e sair da casaca, com diz a Beth,
bjs tks, laura

12:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Belas palavras falando sobre uma coisa tão feia quanto a violencia do nosso pais. Nós mais velhos ainda temos o prazer de poder relembrar os bons tempos, coisa que para a juventude não passa de mito.
Beijos Beth

1:35 PM  
Blogger Unknown said...

Ahhh, todo mundo já disse o que eu ia dizer.....:(
Brincadeira, nunca é demais.
Suas poesias são lindas e muito sensíveis.
Parabéns.
Beijos

5:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

É triste a idéia de voltar e não reconhecer o "teu" lugar (i.e., o lugar que ainda reside no teu imaginário). É uma volta diferente, e, nesse caso, muito assustadora.

Regina, deixei um reply longo lá no Yahoo group mas imagino que vc esteja bem ocupada. Vc quer enviar algo à tua irmã em Curitiba? Se quiser, eu levo, sem problema.

Bjs,
Cris

5:20 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mesmo de longe, pessoas bacanas como voce sofrem pelo Brasil. Vamos juntar nossas forças para romper o silencio mesmo, numa corrente que transcende as nossas fronteiras- principalmente pessoais-Penso que é numa mudança de atitude no jeito de olhar o mundo que as coisas mundam.
Grande beijo,
Jasmine

6:20 PM  
Blogger Lili said...

Olá! Estou acompanhando o link dos participantes e adorando. Abs!

12:54 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:06 PM  

Post a Comment

<< Home