Friday, August 25, 2006


A empregada
Minha mãe nunca teve empregada doméstica. Minhas tias tampouco. Minha mãe criou duas filhas “costurando pra fora,” fazendo todo o trabalho doméstico com alguma ajuda do meu pai e das filhas quando já éramos maiorzinhas. Isso foi numa época em que poucos tinham máquina de lavar roupa e a minha mãe não se encontrava entre esses poucos. Fico imaginando como ela fazia para lavar lençóis e toalhas de banho, principalmente quando estava grávida da minha irmã. Eu ainda me lembro dela com o barrigão esfregando roupa no tanque.

Eu também nunca tive empregada doméstica ou housecleaner, nem dessas que vem só duas vezes ao mês para fazer “o grosso,” como algumas famílias fazem por aqui. Primeiro porque aqui ajuda doméstica é caríssima e segundo porque eu acredito que as pessoas que moram na casa, incluíndo marido/parceir@ e filh@s, devem aprender a cuidar de si próprios e a manter a casa limpa. Meus filhos já limpam o próprio quarto, passando aspirador e tudo. Eles também tem o maior interesse em aprender a cozinhar. Ensiná-los a ser indenpendente para mim é tão importante quando ensiná-los a ler, escrever ou falar outra língua.

Então, eu fico chocada quando eu vejo algumas crianças e adolescents de classe média no Brasil que não fazem absolutamente nada e ainda tratam a empregada com a maior falta de respeito. Essa atitute também se estende aos adultos da casa. Eu acho incrível o que se espera de muitas empregadas domésticas. Eu já vi empregada até descascando laranja para a patroa, patroa que nem sequer faz as próprias malas quando vai viajar, empregadas que parecem disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite, empregadas que nunca são convidadas para sentar na mesma mesa com a família e por aí vai.

A BBC Brasil publicou ontem uma série de artigos sobre o trabalho doméstico no Brasil e também sobre brasileiras que trabalham no exterior como domésticas ou housecleaner, principalmente nos Estados Unidos, Grã Bretanha e Japão. No Brasil 30 mil domésticas trabalham sem salário num regime de verdadeira escravidão, afirma a BBC. Existem também 170 mil menores de 16 anos no serviço doméstico, em suas maioria meninas de famílias pobres que passam a morar com famílias de classe média nas grandes cidades onde param de estudar e, em muitos casos, acabam sofrendo abuso físico e sexual. Essa é também uma profissão muito discriminada e alvo de constante humilhação. Um dos artigos da BBC fala que há mais de 600 comunidades no orkurt cuja única finalidade dos participantes é descrever situações em que empregadas domésticas são vítimas de preconceito, violência, assédio sexual e situações degradantes. Agora eu pergunto, já existem leis para combater o racismo quando é que vai haver uma lei para lidar com esse tipo de violência tão comum no nosso país?



Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/
noticias/cluster/2006/08/
060808_trabalhodomestico.shtml



16 Comments:

Blogger Lucia Malla said...

Vc sabe q essa é uma situação q me incomoda tbm quando vou ao Brasil? Não sei como lidar, sinceramente, pq está tão "enraizado" na maioria das pessoas, q elas nem percebem como tratam mal as empregadas.

11:08 PM  
Blogger Regina said...

Lucia,

Tem razao. Para mim o problema se torna mais gritante ainda porque eu nao cresci com essa realidade. Logo que eu cheguei aqui, eu limpei casa por um tempo e ninguem nunca me tratou mal. Pelo contrario, sempre fui tratada com o maior respeito como se estivesse fazendo qualquer outro tipo de trabalho.

Bjs.

Regina

12:39 AM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Regina, querida, já volto pra comentar melhor (vou malhar logo, senão, não vou :-) mas seu link não tá funcionando, googlei e o certo é essse aqui:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/
noticias/cluster/2006/08/
060808_trabalhodomestico.shtml

já volto :-)

Beijocas!

6:24 AM  
Blogger Regina said...

De,

Obrigada pelo link. Eu estava com pressa.

Bjs.

Regina

10:58 AM  
Anonymous Vanessa said...

Re, o lance das empregadas domésticas é hiper complicado mesmo e está bastante enraizado em nossa cultura latino-americana, sem dúvida.

Mais que a presenca de uma empregada em casa, o que me incomoda de fato é a relacao que a maioria estabelece com ela. De quase tirania ou, também, algo esquizofrenico, de "tratá-la" como quase da familia, mesmo nao sendo, porque afinal, ninguem demite ninguém da família quando a relacao nao funciona, certo?!

Tenho algumas teorias a respeito, mas, principalmente, acho que a gente nao pode se esquecer que elas sao, em sua maioria, chefes de seus lares. Sem outras oportunidades ou formacacao academica, a maioria sustenta seus filhos fazendo servicos domésticos nas casas dos outros.

Por isso, acredito que dentro da realidade que as obriga a desempenhar tal funcao, devemos reconhece-las como uma mao-de-obra importante, que precisa ser tratada com todos os direitos de qualquer outra classe trabalhadora.

Por isso, fico feliz quando as vejo organizadas em sindicatos e associacoes. Acho que o Brasil caminhou bastante neste aspecto, prevendo pra as empregadas domésticas todos os beneficios que qualquer outro tabalhador.

Na medida em que elas existem e sao muitas, acho que o ideal é estabelecer uma relacao profisisonal, respeitando seus horários de trabalho, suas funcoes e seus direitos.

Beijos,
Vanessa

11:17 AM  
Anonymous Vanessa said...

Ah, claro, e sou radicalmente contra o trabalho infantil doméstico e essas relacoes horríveis de "agregada" que se estabelecem. Essas precisam ser coibidas de qualquer maneira. Até porque, há histórias terríveis de abuso sexual e trablho escravo.

11:36 AM  
Blogger Regina said...

Van,

Concordo com o que voce falou. Na maioria dos casos essas mulheres estao trabalhando como empregadas para sustentar a familia. Tambem acho otimo que estajam se organizando. O que eu gostaria de ver mesmo e' uma mudanca de atitude na sociedade brasileira. Eu acho que as pessoas que decidem/precisam/querem ter empregadas devem trata-las com o mesmo respeito com que tratam outros trabalhadores. Afinal de contas, e' um trabalho como outro qualquer. E as familias que nao tem dinheiro para pagar todos os direitos nao devem ter empregadas. Ponto. Que aprendam a limpar os proprios banheiros.:-)

Bjs.

Regina

1:15 PM  
Anonymous anita said...

Taí Regina um tema super importante!

Geralmente sou da paz, vou aceitando as pessoas como são, mas vou confessar que tenho um certo asco pelo classe média brasileira (claro que há sempre as excessões).

esse costume de emprega doméstica vem do tempo do império, resquícios duma atitude imperial onde uns pouquíssimos eram servidos e resto serviçal.


Precisávamos falar mais sobre isso. Obrigada pela dica do site

1:51 PM  
Anonymous Nana said...

gostei mais da parte em que seus filhos já estão aprendendo a cuidar do que é deles, e serem organizados. Espero conseguir o mesmo com os meus. Os pais do meu marido eram da geração descrita por você. Chamavam as empregadas de "serviçais"... Hoje, ele tem muita dificuldade em acabar com certos hábitos, já que sempre tinha alguém que limpava e organizava tudo pra ele. Sorte que casou comigo, porque assim vai poder mudar um pouco, pelo menos. Agora ele lava louça quando não estou, cuida das crianças, troca fralda, dá comida, etc. Também leva comida pra mim na cama, quando eu me encho e vou dormir mais cedo.

2:19 PM  
Blogger Regina said...

Ta certo, Nana! Nao pode dar muita moleza pra garotada, nao!;-)

bjs.

Regina

12:37 AM  
Anonymous Elizabeth said...

Eu como sempre atrasada nos meus comentários, (por isto nunca escrevo no grupo das Poderosas).
Minha mãe foi esmpregada doméstica e por falta da falta de respeito e mau trato no Brasil, obrigou aos filhos a estudarem e com muitissimo sacrigicio para que nunca precisassemos passar por isto.
Não tenho empregada pelos mesmos motivos seus, meus filhos já se viram sozinho a tempos e a minha filha tento ensinar a fazer tudo por aqui.
Odeio o jeito e discriminacão com que as domésticas são tratadas no Brasil, acho que já escrevi sobre isto a tempos no meu blog. Realmente trabalho de escravas, salário pouco e ainda falta de respeito com as cidadãs. Acho que a tendencia não é de melhorar pois elas precisam do dinheiro e para isto são obrigadas a engolir sapos o dia todo.
Beijões querida.

2:21 AM  
Anonymous Katia said...

Seria ótimo se cada um desses funcionários domésticos pudessem ter outra oportunidade de trabalho, acho que a grande maioria não faz isso porque quer, ou gosta. Mas acontece que aqui no Brasil, se muitos não forem trabalhar nessa função, passarão fome...Não há oportunidade de estudar, não temos acesso a cultura como os países europeus, por exemplo. Então é uma realidade que deve ser encarada, está aí, e não é do dia pra noite que teremos profissionais capacitados para trabalhar em multinacionais, ou coisas assim, temos um longo caminho a percorrer para reverter isso. Assim, enquanto isso não acontece, temos que dar valor á cada um desses indivíduos que trabalham em nossas casas. Moro na Bahia, a pobreza aqui é uma coisa absurda, e etem de tudo....Muitas mulheres precisam trabalhar pra sustentar seus filhos sozinhas, pois os homens as abandonam com tanta faciolidade, aqui, sinto que não há essa consciência de "família", o valor que deveria ter essa instituição.Tenho 6 funcionários que emprego na minha casa, sou filha de ex-empregada doméstica (hoje minha mãe não tem mais condições de trabalhar). No entanto valorizo cada um. Pago salários bem acima da média, todos tem carteira assinada, recebem férias, 13 salário, gratificação, dias de descanso extras (muitos dias extras), pois estamos sempre viajando. Aqui eles trabalham satisfeitos, nos damos muito bem.E fico feliz em ver que cada um está podendo terminar sua casa, comprar um DVD ou uma TV melhor. Mas ao mesmo tempo isso me frustra bastante, porque na maioria dos casos é só nisso que eles pensam.
Uma de minhas funcionárias, já deu DVD prof filhos de 9 e 14 anos, cada um deles tem celular, compra uniforme de R$300,00 para jogo de futebol, mas não se preocupa com os estudos. O filho menor continua na primeira série!!!!
Então essa coisa de trabalho doméstico tem muito a ver com a educação de um povo, é isso que nossos governantes tem que enxergar! Senão essa condição vai continuar. Meu marido e eu trabalhamos muito , porque queremos dar condição para que nossas 3 filhas estudem no melhor colégio, viajem para conhecer outras culturas, nossa prioridade é esssa, e não o celular que cada uma pode ter etc... Dependo dos meus funcionários para garantir isso para elas, mas nós temos a educação delas como prioridade, e nossos pais também tinham a nossa educação em primeiro lugar. Por isso estamos aqui, nessa condição de patrão e empregado. É muito complicado comparar o Brasil com outros paises de primeiro mundo.Minha filhas adoram cozinhar, cuidam para que seus armários estejam sempre arrumados, e tratam todos bem, meus funcionários as adoram e sempre falam do modo como elas são em relação á eles. Só não fazem mais por causa dos estudos , pois estudam em escola bilingue, quase o dia todo e ao chegarem em casa ainda tem deveres.

3:25 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:51 PM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

5:58 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:06 PM  
Blogger oakleyses said...

canada goose, canada goose, karen millen, canada goose, swarovski crystal, hollister, wedding dresses, ugg, barbour, moncler, canada goose, ugg pas cher, canada goose uk, moncler, sac louis vuitton, pandora jewelry, ugg boots, juicy couture outlet, canada goose jackets, pandora jewelry, moncler, michael kors outlet, swarovski, ugg, pandora charms, moncler, juicy couture, ugg, marc jacobs, moncler, michael kors outlet online, moncler outlet, canada goose, pandora charms, links of london, doke gabbana, louis vuitton, thomas sabo, canada goose outlet, barbour, sac lancel, sac louis vuitton, supra shoes, coach outlet store online, louis vuitton uk, toms shoes, moncler, louis vuitton, montre homme, moncler, michael kors handbags, rolex watches

6:30 PM  

Post a Comment

<< Home