Monday, June 19, 2006

Meu pai
June 18, 2006

Meu pai
Cheirava a café, cigarro e perfume barato
As mãos cheias de calos de tanto acentar tijolo,
Azulejo e vitrificado
A cabeça povoada de sonhos
De um dia ter casa própria e carro

Meu pai
Adorava fazer almoço de domingo
Nhoque, frango assado, risoto de camarão
Quando ele recebia o pagamento mensal
A primeira coisa que fazia era comprar guloseimas
Balas, queijos, mortadela, goiabada cascão

Meu pai
Embriagado, fora de si
Falando obscenidades pela noite afora
Caído na calçada
Como cão abandonado
Eu o ignoro, envergonhada

Meu pai
Ajudou a cavar os buracos do Metrô
Pedreiro, porteiro, cobrador de ônibus
Pai de jornalista
Entregador de jornais
Trabalhador incansável

Meu pai
Que nunca andou de avião
No aeroporto soltando a filha no mundo
Recebendo cartão postal e perfume francês
Finalmente, em paz consigo
Seus demônios domesticados

Meu pai
Sentado no ônibus
Tarde da noite
Voltando para casa num primeiro de abril
Como numa brincadeira de mal gosto
Seu coração parou de bater

Ele, que trabalhou toda a sua vida,
Alí, sem ter onde ser enterrado
Precisando de ajuda de parente
Saíu desse mundo como chegou
Sem tratamento especial
Ao invés de mármore, um anjo quebrado

Ninguém telefonou, ninguém me avisou
Quiseram me proteger da dor
Um amigo mexicano, de visita no Brasil,
Ficou encarregado de me dar a má noticia
Fiz um chá, “Tu papá”
“Se murío,” completei

E foi assim que
Descobri sobre a morte do meu pai
Numa terceira língua
Milhares de quilômetros
Entre eu e a minha família no Brasil
Outros milhares de quilômetros
Entre eu na Califórnia e o meu companheiro na Alemanha
Minha vida é feita de distâncias, reais e imaginárias
Mais tarde, sozinha
Um choro visceral
Como um soco no estômago
Quero telefonar, mas me lembro do fuso horário
No dia seguinte,
Levanto, vou à universidade
E faço o meu exame final.

13 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Re, lindo! Lindo realmente. Comovente. Mas,nao só isso. A poesia está impecável. Belo momento de inspiracao...
Beijos imensos e obrigada,
Vanessa

9:21 AM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Belíssima, Regina. Meu pai morreu quando eu so tinha 18 aninhos e ele tinha apenas 40. Pai faz falta, né?

1:07 PM  
Blogger Unknown said...

Pai, tenho uma saudaaaaaaaade do meu.
Queria fazer um poema tão lindo como o seu. Tá lindíssimo mesmo.
É bom para a gente desabafar, né!
Beijos

4:56 PM  
Blogger Regina said...

Vanessa, obrigada voce! Afinal, foi o seu comentario que puxou o fio da meada...;-)

Denise, obrigada pelo elogio. Nossa seu pai era tao novo! O meu so' tinha 55 anos. E' dificil para os meus filhos, pois tanto o meu pai quanto o pai do Kai morreram antes deles nascerem.

Flavia, obrigada pelo carinho. Realmente escrever e' uma forma otima de desabafar.

9:38 PM  
Blogger Laura_Diz said...

Regina querida, vc me levou às lágrimas, que triste tudo. Lamento por vcs.
Desculpe, mas só hoje vim ler, estava sem tempo e atrapalhada, hoje achei seu email no meio de mtos, recebo mtos.
Um bjão, sorte! laura.
Lindo texto.

3:11 PM  
Blogger Laura_Diz said...

Engraçado que por coincidência demos o mesmo nome aos posts, eu fiz um hoje falando do 'meu pai', e não havia visto o seu, estamos afinadas, o meu conto é antigo(meses) bj

3:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Que lindo, Regina. Fiquei arrepiada e li mais duas vezes. Belo momento esse de vir ler o seu blog.

8:47 AM  
Blogger Regina said...

Laura, fui la' no seu blog. Fiquei comovida com a estoria do seu pai. Estava com pressa, por isso nao deixei nada na caixinha. Mas vou voltar mais tarde.

Nora, obrigada pela visita e pelo carinho.

12:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

Fazer da morte uma "arte" é um dom.
Ainda não perdi os meus pais, por isso só posso imaginar a sua dor. E gosto do sentimento.

Seja como for, a sua escrita é bela, transparente e flui muito bem. Parabéns pelo blog e por ter voltado a escrever em português.

6:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

quis dizer: "não gosto do sentimento"

6:48 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

5:50 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:04 PM  
Blogger oakleyses said...

canada goose, canada goose, karen millen, canada goose, swarovski crystal, hollister, wedding dresses, ugg, barbour, moncler, canada goose, ugg pas cher, canada goose uk, moncler, sac louis vuitton, pandora jewelry, ugg boots, juicy couture outlet, canada goose jackets, pandora jewelry, moncler, michael kors outlet, swarovski, ugg, pandora charms, moncler, juicy couture, ugg, marc jacobs, moncler, michael kors outlet online, moncler outlet, canada goose, pandora charms, links of london, doke gabbana, louis vuitton, thomas sabo, canada goose outlet, barbour, sac lancel, sac louis vuitton, supra shoes, coach outlet store online, louis vuitton uk, toms shoes, moncler, louis vuitton, montre homme, moncler, michael kors handbags, rolex watches

6:28 PM  

Post a Comment

<< Home