Sunday, May 14, 2006

Feliz Dia das Mães


Quando eu era mais jovem eu tinha dificuldade de me imaginar como mãe. Minha mãe mesmo sempre brincava dizendo que eu não levava muito jeito prá coisa. Eu sempre tive medo se ser completamente devorada pelos meus rebentos, de perder a minha identidade como indivíduo.

“Ser mãe é padecer no paraíso,” dizia sempre a minha mãe. Só que no caso dela eu nunca via que paraíso era esse que ela tanto falava. Ao mesmo tempo eu pensava que talvez iria me arrepender mais tarde por não ter vivenciado uma relação tão íntima como é a relação de mãe e filho ou mãe e filha.

Em meio à minha ambiguidade eu fiquei grávida do meu primeiro filho. Todos os medos vieram à tona. Ao mesmo tempo, eu lembro quando finalmente estavámos de volta em casa, eu olhei nos olhos dessa pessoinha que estudava o meu rosto tão atentamente e me senti completamente apaixonada pelo meu filho. O amor venceu os meus medos.

Quando eu já estava um pouco mais à vontade no meu papél de mãe, veio a minha filha. Eu ainda tenho medo. Mas hoje os meus medos são outros. Eu tenho mais medo da violência urbana, das guerras, da destruição do meio ambiente. Eu tenho medo do futuro que aguarda os meus filhos. Ao mesmo tempo, eu acredito que eles estarão lutando lado a lado com outros filhos por um mundo melhor.

Quanto à mim, ainda estou inteira.

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Regina, o que me dava mais medo de ter filho era justamente a incerteza de que seria justo trazê-los para um mundo tão perigoso. Por mais protetora que uma mãe seja, é impossível livrar os filhos de todo tipo de ameaça. Então me debati muito antes de ceder aos meus instintos. Porque eu sempre quis ter filho, pelo menos um, sempre amei bebês e era apaixonada pelos meus sobrinhos todos. Sempre sonhei em como ia ser legal ter esse laço de amor com um filho e poder educá-lo para ser uma pessoa inteligente, responsável e altruísta. E o fato de eu ser medrosa e pessimista não vai fazer com que meu filho seja igual, talvez ele seja muito agradecido a mim por lhe dar vida... Enfim, resolvi então engravidar com 30 e poucos anos. Perdi a primeira gravidez, mas na segunda, deu certo e nasceu o meu lindo Christopher. :)

9:08 AM  
Blogger Regina said...

Leila,

Pois e', eu acho que quando a gente tem filho a gente fica mais atenta com o que esta' acontecendo ao redor. Mas para mim, foi bom poder me concentrar em alguem e passar menos tempo vijando nas minhas neuras.:-)

Eu tambem fui mae depois dos 30. Tive Danilo com 33 e Naima com 37. Eu nao estava na situacao certa antes e nunca quis ser mais solteira. Nao tenho esse tipo de pique.

O seu Chris e' realmente lindo.

bjs.

Regina

10:31 AM  
Blogger GÊNERO CINEMATOGRÁFICO said...

Regina,
que bom q vc gostou do blog e que bom bom mais ainda tê-la por lá...aliás nos temos por aqui nesse mundo virtual.
Tô chegando de uma viagem ,a trabalho, do sertão do Pajeú ainda tô meio digerindo as coisas breve vou tentar falar disso tb...
E essa história de mãe é uma coisa incrível mesmo num é?
Vai lá saber como é que a gente sabe...
um beijo
Cynthia

4:29 AM  
Anonymous Anonymous said...

Re, sempre ouvi a mesma coisa, que também nao levava jeito pra coisa. Por isso, pari insegura de que nao nao daria conta.

Hoje, olho meu filho tao bonito, tao feliz, bacana, esperto e bem-humorado e penso que ou tive muita sorte e os anjos me mandaram um filho na medida para o meu atolamento ou realmente sou melhor do que eu mesma pensei.

Feliz dia das maes, que afinal é todo o dia, pra ti também!
Beijos,
Van

9:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Where did you find it? Interesting read »

1:35 AM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

5:57 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

6:04 PM  
Blogger oakleyses said...

canada goose, canada goose, karen millen, canada goose, swarovski crystal, hollister, wedding dresses, ugg, barbour, moncler, canada goose, ugg pas cher, canada goose uk, moncler, sac louis vuitton, pandora jewelry, ugg boots, juicy couture outlet, canada goose jackets, pandora jewelry, moncler, michael kors outlet, swarovski, ugg, pandora charms, moncler, juicy couture, ugg, marc jacobs, moncler, michael kors outlet online, moncler outlet, canada goose, pandora charms, links of london, doke gabbana, louis vuitton, thomas sabo, canada goose outlet, barbour, sac lancel, sac louis vuitton, supra shoes, coach outlet store online, louis vuitton uk, toms shoes, moncler, louis vuitton, montre homme, moncler, michael kors handbags, rolex watches

6:28 PM  

Post a Comment

<< Home