Saturday, March 08, 2008

Dia Internacional da Mulher

Hoje é o dia internacional da mulher. Ironicamente eu passei o dia arrumando a casa, lavando roupa, preparando comida para os filhos. Essas coisas do dia a dia que acabam tomando tanto tempo e sugando a energia da gente. Só agora, pouco antes da meia noite, é que eu finalmente consegui sentar em frente ao computador para escrever alguma coisa.

Eu nunca tive ajuda alguma com a casa ou com os filhos, com execeção da ajuda do meu parceiro, é claro. Minha mãe também nunca teve ajuda e muito menos a minha avó. Não estou dizendo isso para me gabar como uma super mulher, não. Pelo contrário, às vezes é extremamente enfadonho e frustrante. Mas fazer o que, isso faz parte da vida adulta e no meu caso, vida de mãe porque essa foi a minha escolha. Eu ainda me lembro da frustração da minha mãe. Mas ter uma empregada doméstica nunca foi uma opção para ela. Muito menos uma opção para mim. Primeiro porque é caríssimo pagar pela ajuda de alguém aqui (como eu acho que deve ser) e segundo porque eu acredito que todos os membros da família devem fazer a sua parte. Agora não é a minha intenção julgar as mulheres que tem condições de pagar e decidem contratar uma empregada doméstica. É que simplesmente essa relação patroa-empregada nunca fez parte do meu universo pessoal.

No entanto, acho que comecei a divagar sobre esse assunto doméstico porque às vezes eu me sinto completamente overwhelmed. Essa é uma palavra ótima em inglês para qual ainda não encontrei uma definição exata em português. As palavras que mais se aproximam são: esgotada, oprimida, inundada. As expectativas que eu sempre tive para mim mesma são altas: ser boa mãe, ter uma profissão, ter um alto nível de educação, ter uma relação saudável com o parceiro, etc. A lista é longa e eu, como muitas mulheres que se consideram feministas da minha geração, acabo me sentindo como se não estivesse fazendo o suficiente.

Eu adoro escrever tarde da noite, mas tenho estado tão cansada ultimamente que acabo indo dormir. Pelo menos eu não tenho que lavar as toalhas e os lençóis à mão como a minha mãe tinha que fazer, mesmo quando estava grávida. Isso sem falar na minha avó, que se casou aos dezessete anos e pariu onze filhos. Não é a toa que ela sempre desencorajava as filhas a se casar.

Bom, pelo menos eu não nasci no Afeganistão. O Afeganistão juntamente com a Serra Leoa têm o índice mais alto de mortalidade materna no mundo. A situação da mulher no Afeganistão está pior do que nunca. Segundo um artigo publicado em fevereiro no jornal britânico The Independent e baseado numa pesquisa realizada pela organização Womankind, com sede no Reino Unido, 57% da meninas se casam antes dos dezesseis. Muitas delas enquanto ainda são meninas com seis, sete anos de idade A pobreza faz com que muitas famílias “vendam” suas filhas em matrimônio arranjados ou usem suas filhas e irmãs como comodidade. Consequentemente, essas meninas não tem acesso à educação. Como resultado, 88% das mulheres são analfabetas.

Minha filha tem oito anos. Ela adora brincar e eu faço o que posso para proteger sua inocência. É de partir o coração saber que do outro lado do mundo uma menina como ela está sendo vendida e a violência e o abuso que a aguardam.

Foto: The Independent


7 Comments:

Blogger Andréa said...

Eu fico tão nervosa pelos filhos dos meus amigos e pelos nossos sobrinhos... Nossa, eu acho esse mundo muito perigoso pra eles e se eu tivesse filhos acho que nunca mais conseguiria dormir. Pode me chamar de exagerada, paranoica, whatever.

Ah, se eu tivesse grana pagaria quantos empregados eu pudesse. Odeio tarefa doméstica. :)

Beijão.

8:49 AM  
Blogger JAM said...

oi regina! passando para dar uma lida no post. bjos pra vc e sua família linda!

5:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

Gente, acho q se eu nascesse no Oriente Médio eu ia ter um treco! Não consigo imaginar como uma mulher aguenta aquilo tudo!!!
Beijos querida

7:02 PM  
Blogger Cris Smith said...

Regina,

O trabalho doméstico é invisível: vc se mata limpando, lavando e outras e ninguém nota, nem paga você é. Desde criança tive ajuda de empregadas e quando não tinha, sofria porque não sabia dar conta de tudo. Agora aprendi e fico orgulhosa de mim. Mas sem dúvidas que, se vc tem dinheiro para pagar, vale muito a pena. É um tempo que você pode utilizar p/ ficar com a tua família, com os amigos ou cultivar algum hábito legal.

bjs

11:19 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

7:38 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:41 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:44 PM  

Post a Comment

<< Home