Sunday, June 10, 2007





Devaneios de final de semana

Hoje à tarde fui dar uma passeada no Live Oak Park Arts Fest que acontece todo ano aqui em Berkeley. Artistas locais e de estados vizinhos expoem seus trabalhos em pequenas barracas. Entre os trabalhos de arte expostos haviam pinturas, esculturas em metal, cerâmica, fotografia, artesanato, jóias de vidro, etc.

Uma das barracas estava vendendo fotos belíssimas e bem coloridas. Olhei o preço das fotos: duas por $180. É claro que custa caro imprimir fotos de alta qualidade. Mas eu não pude deixar de notar pelo background das fotos e pela aparência das pessoas que essas fotos foram tiradas na Guatemala, em vários países da América do Sul, África e Ásia. Fiquei pensando no quanto essas pessoas nas fotos devem ganhar por dia e como deve ser a vida delas. Também me passou pela cabeça por que será que esse fotógrafo só faz fotos de pessoas não-brancas em paises pobres (essa não foi a primeira vez que vi o trabalho dele). É como se agora a imagem do Outro tivesse virado moda e mais um objeto de consumo. É chic ser ethnic, ser Other, contanto que você se mantenha no seu devido lugar.

No ano que vem eu vou perguntar para o fotógrafo por que ele não fotografa também uma criança sorridente de algum subúrbio qualquer daqui. Mas imagino que esse tipo de imagem não venderia tão bem por não ser considerado "exótico.”

Fotos: Festival de Artes de Berkeley.


11 Comments:

Blogger Sofia said...

Que pôr-do-sol lindo, Regina. E tu és muito fotogénica! Que perfil!
Bem, eu gosto muito do meu dinheiro e NUNCA pagaria 180 dólares por duas fotos, por mais lindas que fossem... Dispenso ser Ethnic ou ser Other. Sou igual ao vizinho do lado. ;)

Beijos.

4:51 AM  
Blogger Unknown said...

Pois é, o Outro já virou produto de consumo mesmo, você tem razão. Afinal de contas, tudo no mundo acaba inevitavelmente nas mãos déspotas do capitalismo.

Bom post!

6:57 AM  
Blogger Ed Wederson said...

Oi Regina,
Que pôr-do-sol bonito!
As fotos desse artista devem ser bem interessantes também e faz um tempo que eu venho notando que ser Other é Cool, agora resta saber o que é exótico na visão egocêntrica dos americanos, sem generalizar, claro.
Parabéns pelas fotos, ficaram muito bonitas!

8:13 AM  
Blogger Andréa said...

"O Outro" tambem mostra o que dia-a-dia que ficou de lado. A beleza que de cara nao eh bonita. Eu acho otimo que esteja em moda. Acho ate que nunca mais vai sair de moda. As fotos do Sebastiao Salgado, por exemplo, sao assim ja faz tanto tempo. Demoraram pra enxergar isso.

Adorei tuas fotos. E vc arrasou naquela na praia.

11:19 AM  
Blogger Regina said...

Sofia,

Obrigada pelo elogio. Eu tb sou igual ao vizinho do lado, o problema e que algumas pessoas ainda nao se deram conta.;-)

bjs.

Regina

12:57 AM  
Blogger Regina said...

Anita,

Concordo com voce, mas isso ainda me incomoda... Da proxima vez, vou perguntar ao fotografo. Eu acho que se ele doasse parte do que ganha com as fotos para projetos comunitarios nessas regioes eu nao me incomodaria tanto.

Bjs.

Regina

12:59 AM  
Blogger Regina said...

Ed,

Na verdade ser Other nao e' tao cool assim. O que eu estava me referindo e' a posse da imagem do Outro, de roupas etnicas, etc que sao consideradas cool. Quanto a visao egocentrica dos Estados Unidos, eu nao sei se voce ja morou aqui ou nao. Mas eu acho que nao se pode julgar um pais inteiro pela imbelicidade de seus governantes. Se fosse assim, muitas vezes estariamos perdidos no Brasil tambem, nao?

Bjs

Regina

1:02 AM  
Blogger Regina said...

Andrea,

O que eu nao gosto e' que no caso desse fotografo a beleza dessas fotos e' reduzida a um produto. Eu duvido que um americano branco de classe media ou alta deixaria alguem vender as fotos de seus filhos numa feira de artesanato. O que eu vi la nao pode ser comparado ao trabalho do Sebastiao Salgado, por quem eu tenho a mais profunda admiracao. As fotos do Salgado, embora belissimas, revelam a sua preocupacao com as causas sociais. Eu considero o trabalho dele mais como fotojornalismo.

Beijos,

Regina

1:05 AM  
Blogger oakleyses said...

replica watches, louis vuitton outlet, nike free, michael kors outlet, burberry outlet, oakley sunglasses cheap, ray ban sunglasses, tiffany and co, michael kors outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, nike shoes, louboutin shoes, oakley sunglasses, louboutin outlet, polo ralph lauren, michael kors outlet, air max, louis vuitton outlet stores, prada outlet, louis vuitton outlet, michael kors outlet, prada handbags, tiffany and co, louis vuitton, tory burch outlet, longchamp handbags, cheap oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, kate spade outlet, rolex watches, longchamp handbags, ray ban sunglasses, air max, cheap uggs, jordan shoes, burberry outlet, christian louboutin, chanel handbags, michael kors outlet, michael kors outlet online sale, ugg boots clearance, ugg outlet, gucci outlet, uggs outlet, louboutin, uggs

7:09 PM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

7:17 PM  
Blogger oakleyses said...

ghd, nike huaraches, beats by dre, vans, nike trainers, chi flat iron, air max, mont blanc, ferragamo shoes, mcm handbags, soccer shoes, north face outlet, wedding dresses, oakley, vans shoes, instyler, louboutin, valentino shoes, bottega veneta, babyliss pro, new balance shoes, ralph lauren, abercrombie and fitch, longchamp, celine handbags, iphone cases, birkin bag, nfl jerseys, abercrombie, nike roshe run, converse shoes, lululemon outlet, baseball bats, timberland boots, ray ban, jimmy choo outlet, mac cosmetics, hollister clothing store, reebok outlet, insanity workout, hollister, north face jackets, soccer jerseys, herve leger, asics running shoes, gucci, converse, air max, giuseppe zanotti, p90x

7:23 PM  

Post a Comment

<< Home