Saturday, June 16, 2007


CBEST ou See Best?

Hoje levantei super cedo, atravessei a Bay Bridge em pleno nevoeiro matutino (típico de San Francisco) para fazer um exame que levou quatro horas. Foram 50 perguntas de inglês lidando com interpretação de texto e de estilo de linguagem; 50 de matemática com um pouco de tudo (frações, decimais, percentagem, problemas analíticos, etc); e para terminar, dois ensaios sobre assuntos diferentes. Esse exame chama-se CBEST e é o teste mandatório para pessoas que querem trabalhar como professores substitutos.

Eu já fiz tanto exame na minha vida. No Brasil, eu fiz o vestibular da USP e de uma outra universidade particular. Eu me lembro da tensão antes do teste e da exaustão depois. É impressionate a quantidade de informação e de preparo que o vestibular requere do estudante.

Aqui eu fiz o TOEFL e o GRE. O TOEFL é o teste para avaliar a proficiência em inglês de canditatos cuja língua materna não é o inglês. O GRE é o teste requerido pelos programas de pós-graduação na área de humanas. Os testes variam de nome e conteúdo em outras áreas como direito, medicina e administração de empresas.

A minha experiência com o TOEFL foi surreal. Eu já estava morando aqui há quatro anos quando apliquei para um programa de pós-graduação, portanto já tinha um bom comando da língua inglesa. Acontece que durante a data do exame seria administrado eu estava passando o verão na Alemanha. Esse teste pode ser feito que vários paises do mundo e eu não queria perder o prazo para aplicar para a universidade. Então resolvi fazer o meu teste na Alemanha mesmo. Mas tinha um pequeno detalhe: na época eu não entendia quase nada de alemão.

O local do exame ficava em Colônia, umas duas horas de distância de onde eu estava. Levantamos às cinco da manhã e vimos o sol amanhecer na estrada espalhando uma luz dourada sobre campos de girrasóis e outros de feno enrolado em pilhas. Essa é uma das imagens mais lindas que tenho da Alemanha.

Quando cheguei no local do exame, as instruções foram dadas todas em alemão. Tive que fazer o maior esforço para entender. Por outro lado, o teste foi facílimo para mim. No final, Kai estava me esperando com um buquet de girassóis lindo.

Já o GRE é de dar nó na cabeça. Pelo que eu me lembro as questões eram mais de cunho analítico que de conhecimento geral. Acho que a idéia é testar a capacidade lógica do candidato. Nesse tipo de exame não existe ser aprovado ou não. As universidades julgam a competência dos candidatos pela score, ou seja, pelo número de pontos acumulados em três áreas: verbal, quantitativa e analítica. Ainda bem, que além do GRE, as universidades também levam em consideração cartas de recomendação e o statement of purpose do candidado explicando porque está aplicando para aquele departamento. Ao contrário eu estaria frita!

Fotos: Detalhes de um dos murais que fotografei no caminho de volta e a Bay Bridge vista do meu volante hoje cedinho demais para o meu gosto.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Regina,
Vou estar torcendo MUITO por você!! Como vc acha que foi no exame??
Adorei a foto da Bay Bridge. Adoro essas fotos.
bjs,
Cris
P.S. Amanhã eu envio um email p/ vc dizendo o que decidimos c/ relação a Maria Luiza. Obrigada por tudo!

10:33 AM  
Blogger Regina said...

Cris,

Para ser honesta nao tenho ideia de como fui nesse teste. Especialmente as questoes de ingles, que e' o meu forte, foram um pouco confusas para mim.

Enfim, agora tenho de esperar o resultado.

Bj

Regina

12:32 AM  
Blogger oakleyses said...

air max pas cher, ray ban pas cher, vans pas cher, nike roshe, sac hermes, nike air max, nike blazer, nike free pas cher, true religion outlet, coach factory outlet, coach purses, michael kors uk, sac burberry, true religion jeans, oakley pas cher, converse pas cher, air jordan, polo lacoste, louboutin, coach outlet, lululemon outlet online, hollister, longchamp, ralph lauren, michael kors, michael kors outlet, hollister, true religion jeans, north face, michael kors pas cher, air max, hogan outlet, sac guess, air max, abercrombie and fitch, vanessa bruno, nike free, north face, true religion outlet, timberland, mulberry, ray ban sunglasses, nike roshe run pas cher, coach outlet store online, nike air force, sac longchamp pas cher, nike tn, new balance pas cher, kate spade handbags, polo ralph lauren

7:17 PM  

Post a Comment

<< Home